ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 23 de março de 2009

SERTÃO DO SÃO FRANCISCO - CAMPANHA VISA REDUZIR ACIDENTES


Começa nesta segunda (23), em Petrolina, Sertão do São Francisco, uma campanha educativa de trânsito que pretende reduzir o alto índice de acidentes com motos na cidade – só no ano passado, foram 432 ocorrências.

A campanha tem como lema “No trânsito eu ando legal, e você? e foi idealizada pelo Comando de Policiamento do Sertão (CPS) II, em parceria com a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo, Polícia Rodoviária Federal, Sesc, Sest/Senat, Detran, Samu, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Centro Federal de Ensino Tecnológico, escolas da rede pública e particular.

Até o dia 31 estão programados debates em emissoras de rádio, palestras e blitzes educativas. A ação vai acontecer paralelamente nos batalhões e companhias da PM sob o comando do CPS II em Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó, Ouricuri e Salgueiro.

“Os objetivos da campanha são alertar, orientar, informar às comunidades a responsabilidade que cada um tem quando o assunto é trânsito. Chama a atenção o alto número de acidentes registrados na região, principalmente envolvendo motocicletas”, diz o tenente-coronel Elimar Lopes, comandante do CPS II.

A campanha será direcionada, sobretudo, aos motociclistas. E esse foco tem um motivo: entre os anos de 2005 e 2009 (até fevereiro) o 5º Batalhão da PM, em Petrolina registrou um aumento considerável nos acidentes envolvendo esse segmento. Para ter uma idéia, em 2005 foram 238 acidentes com motos (28,61% do total de ocorrências). Já em 2008, a estatística pulou para 432 acidentes envolvendo motos, aumento de 44,91%. "É válido lembrar que esses números não representam a realidade dos acidentes aqui em Petrolina, mas apenas uma parte.

Isso porque não somos acionados em todas as ocorrências, há casos em que outros órgãos, como o Samu e Corpo de Bombeiros – por exemplo – são acionados”, alerta o comandante do pelotão de trânsito do 5º BPM, capitão José Roberto Almeida.

De acordo com o oficial, o desrespeito com a legislação de trânsito é a principal causa dos acidentes. "Muita gente que pega uma motocicleta e sequer procura conhecer os mecanismos de funcionamento do veículo. Tem gente que não usa o capacete especificado pela legislação, alguns chegam a levar mais de duas pessoas em cima de uma moto” comenta.

No dia 31, a campanha promove uma caminhada pela paz no trânsito, que deve percorrer as principais ruas do centro de Petrolina.

Roseanne Albuquerque
SJCC/Petrolina

Nenhum comentário: