ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 3 de março de 2009

RUBÉOLA - CAMPANHA DE VACINAÇÃO SUPERA META

RIO DE JANEIRO (AE) - A Campanha Nacional de Vacinação para a Eliminação da Rubéola alcançou 95,2% de cobertura - na faixa etária de 20 a 39 anos em todo o País e de 12 a 19 anos em cinco estados, atingindo a meta de 95% recomendada pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O resultado, que será divulgado hoje pelo Ministério da Saúde, permitirá que o País dê o primeiro passo para a obtenção do certificado de eliminação de circulação da doença, mesmo que a cobertura nas regiões Sul e Sudeste tenha ficado abaixo da meta (92,9% e 94% respectivamente). Em relação ao sexo, os homens também não atingiram a meta (93,1%), enquanto 98,4% das mulheres tomaram a vacina.

Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, essa foi a maior campanha de vacinação de adultos no mundo e foi acompanhada de perto por observadores internacionais de países como a China e Índia, que também se preparam para realizar uma campanha dessa magnitude. “O Brasil não vinha conseguindo controlar adequadamente a doença (em 2007 aconteceram surtos da doença em vários estados, principalmente RS e RJ)”, reconheceu.

Outra dificuldade para o ministro era como atrair para os postos de saúde esses jovens adultos. “Todo mundo está acostumado a levar os filhos, mas não tem o hábito de ir para vacinar a si próprio.” De acordo com Temporão, o próximo passo é realizar um monitoramento epidemiológico para fazer um bloqueio eficiente de casos que eventualmente possam acontecer. Enquanto isso, os postos continuam disponibilizando a vacina.

Fonte
FOLHAPE

Nenhum comentário: