ARARIPINA

ARARIPINA

sábado, 27 de junho de 2026

ENERGIA - BANDEIRA TARIFÁRIA DAS CONTAS DE LUZ SEGUE AMARELA EM JULHO


A bandeira tarifária permanecerá amarela em julho, informou hoje (26) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, será mantido o acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos nas contas de luz, no próximo mês, para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Segundo a Aneel, a decisão foi tomada devido ao período seco no Brasil, o que leva a uma geração hidrelétrica menor e ao acionamento de usinas termelétricas, com custo mais elevado.

“A manutenção da bandeira amarela, ativa desde abril, reflete condições menos favoráveis de geração no País, típicas do período seco, quando há redução nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas e necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado", explicou a agência.

Bandeiras tarifárias

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

A cada mês, as condições de operação do sistema de geração de energia elétrica são reavaliadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que define a melhor estratégia de geração de energia para atendimento da demanda e traça uma previsão de custos a serem cobertos pelas bandeiras.

Portanto, as cores são definidas a partir da previsão de variação do custo da energia em cada mês. Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimo a cada 100 kWh consumidos.

Os valores cobrados são os seguintes: na bandeira amarela, a tarifa sofre acréscimo de R$ 1,88 por 100 kWh; na bandeira vermelha, no Patamar 1, a tarifa aumenta R$ 4,46 / 100 kWh. Já na bandeira vermelha, no Patamar 2, as condições de geração são ainda mais caras e a tarifa sofre acréscimo de R$ 7,87 para cada 100 quilowatt-hora kWh consumido.

Por Luciano Nascimento - Agência Brasil

sexta-feira, 26 de junho de 2026

ENTREVISTA - JOÃO CAMPOS CRITICA SEGURANÇA PÚBLICA E COBRA NOVO CICLO DE DESENVOLVIMENTO EM PERNAMBUCO


O pré-candidato ao governo de Pernambuco e presidente nacional do PSB, João Campos, voltou a criticar a gestão de Raquel Lyra (PSD), desta vez em entrevista concedida à Naza FM, na tarde desta quinta-feira (25). O ex-prefeito do Recife afirmou que o efetivo da Polícia Militar está concentrado nos bairros mais ricos da capital, enquanto o interior do estado e as periferias permanecem desassistidos.

"Novos policiais estão se formando, mas ficam concentrados principalmente nos bairros mais nobres do Recife. Existem ruas com quatro ou cinco policiais para proteger apartamentos de alto valor ou lojas luxuosas, enquanto não se coloca a polícia na zona rural, no interior ou na periferia. [...] É necessário combater o bandido e proteger o trabalhador, cuidando de toda a população e não apenas de quem tem dinheiro", afirmou.

Ainda de acordo com João Campos, a política de segurança pública em Pernambuco estaria sendo conduzida com base em critérios políticos. Como exemplo, o pré-candidato mencionou dois municípios administrados por prefeitos aliados ao PSB.

"São Lourenço da Mata e Cabo de Santo Agostinho figuram como as cidades mais violentas de Pernambuco. Em São Lourenço, a proposta apresentada pelo atual governo foi a de fechar o batalhão da cidade, apesar dos altos índices de criminalidade. Já no Cabo de Santo Agostinho, o prefeito solicitou o apoio da Força Nacional ao governo federal devido à situação crítica, mas o pedido foi negado. Não se faz política pública de segurança politizando ou ideologizando o tema; é preciso enfrentar o crime com técnica e seriedade.”

João Campos também afirmou que Pernambuco perdeu protagonismo na atração de investimentos e na execução de projetos estruturantes. Segundo ele, o estado precisa iniciar um novo ciclo de desenvolvimento econômico para voltar a competir com outras unidades da federação.

"O estado demonstra hoje uma falta de capacidade na construção de um plano de desenvolvimento e na execução de projetos estruturantes. É necessário inaugurar um novo ciclo econômico, porque o protagonismo e a atração de indústrias vistos em 2013 não se repetem na gestão atual. Pernambuco está sendo ultrapassado por estados vizinhos, como a Paraíba, na instalação de centros de distribuição e operações hoteleiras por falta de decisões estratégicas. Se não houver um governo com capacidade administrativa e tamanho político para tirar as obras do papel, os investimentos não chegarão", disse.

Leia Também




O ex-prefeito do Recife voltou a mencionar o descumprimento da promessa de construção de creches pela gestão estadual e comparou com o que foi realizado durante a administração dele na Prefeitura do Recife.

"A gestão estadual assumiu o compromisso de entregar 250 creches, mas, após anos, entregou apenas cerca de cinco unidades. No Recife, construímos 107 creches em cinco anos, garantindo mais de 13 mil novas vagas. Durante três anos seguidos, a capital pernambucana foi a cidade que mais abriu vagas de creche entre os mais de cinco mil municípios do Brasil. O resultado aparece quando se trabalha com foco na entrega, em vez de apenas colocar dificuldades", afirmou.

João Campos também direcionou críticas à saúde pública estadual. De acordo com o pré-candidato, a gestão de Raquel Lyra reduziu os investimentos na área e fechou unidades hospitalares. Ele defendeu a ampliação dos serviços de média e alta complexidade no interior do estado e o fortalecimento da telemedicina.

"A situação da saúde em Pernambuco é crítica porque o governo estadual retirou R$ 1,5 bilhão do orçamento anual da área e fechou três hospitais. No Recife, realizamos a maior expansão da saúde do país para uma prefeitura, triplicando os atendimentos anuais por meio de gestão informatizada e prontuário eletrônico. É fundamental interiorizar os serviços, aumentar a complexidade dos hospitais regionais e investir em teleconsulta, área na qual estados como o Piauí já estão muito à frente de Pernambuco. O compromisso é ampliar o atendimento na Zona da Mata e trazer novas especialidades para reduzir o deslocamento de pacientes", concluiu.

Por Carol Brito - Blog da Folha

PELA PRIMEIRA VEZ - ARARIPINA CONQUISTA SELO DE QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL E FISCAL DA SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL


A certificação, concedida pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), reconhece o cumprimento das obrigações contábeis e fiscais com excelência, resultado da integração e do trabalho conjunto entre a Prefeitura de Araripina, a Câmara Municipal e a Administração Indireta.

A Câmara Municipal de Araripina tem orgulho de fazer parte dessa conquista, contribuindo para o fortalecimento da responsabilidade fiscal, da transparência e da qualidade das informações públicas.

Parabenizamos o presidente Francisco Edvaldo, toda a equipe do Poder Legislativo, o prefeito Evilásio Mateus e os servidores de todos os órgãos envolvidos por esse importante reconhecimento nacional, que reafirma o compromisso da gestão pública com a eficiência, a boa governança e o respeito ao cidadão. Mais transparência, mais responsabilidade e mais resultados para Araripina.

ARARIPINA - ADOLESCENTE DE 16 ANOS MORRE APÓS CAIR DE MOTO NA SERRA DOS SIMÕES-2


Uma jovem de apenas 16 anos identificada por Milla Sério Santos, foto acima, a qual residia na Serra dos Simões-2, zona rural de Araripina-PE, faleceu por volta das 18:00 de ontem, quinta-feira 25/06, em uma estrada vicinal daquela serra. Conforme informações, a vítima conduzia uma moto Honda POP 100 de cor preta, ano 2010, placa PES- 2168-PE, levando outra pessoa na garupa, quando possivelmente perdeu o controle e caiu, indo a óbito no local. O passageiro escapou com algumas escoriações e foi conduzido para a UPA.

Ainda segundo informações a vítima teria saído na moto para comprar leite para a filha de apenas um ano de idade quando aconteceu a fatalidade. A polícia militar foi ao local, isolou a área do sinistro até a chegada do Instituto de Criminalística da polícia civil, a qual realizou a perícia preliminar e liberou o corpo. O caso foi registrado na DPC local e um Inquérito Policial foi instaurado para apurar o fato.

Por Fredson Paiva

Foto – Reprodução Internet

GOVERNO AVALIA AUMENTAR O TETO DO MEI PARA R$ 140 MIL - DIZ MINISTRO


O governo federal estuda elevar o limite de faturamento do microempreendedor individual (MEI) dos atuais R$ 81 mil para a faixa entre R$ 130 mil e R$ 140 mil por ano, informou nesta sexta-feira (26) o ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti.

Segundo ele, a proposta deve ser enviada ao Congresso nos próximos dias pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de recompor a inflação acumulada ao longo de quase uma década sem reajustes. A mudança no valor deverá ser implementada de forma escalonada entre 2027 e 2028, de forma a evitar comprometer o equilíbrio das contas públicas.

“Esta é uma pauta legítima, porque o teto [do MEI] está estagnado desde 2018. Estamos trabalhando com a perspectiva de atualizar esse teto para um patamar entre R$ 130 e 140 mil, que é mais ou menos a reposição da inflação”, disse Moretti ao garantir que tudo será feito levando em conta a questão da responsabilidade fiscal. “Fazendo de forma escalonada, a gente consegue absorver isso nas contas públicas”, complementou.

Por Pedro Peduzzi - Agência Brasil

PETROLINA - PATRULHEIRO MARQUEL JACOB, DA PATRUULHA AMBIENTAL, PARTICIPA DA MARCHA DE 10 KM NA SERRA DO CAPIM


No último dia 21/06, foi realizada a Marcha da Serra do Capim, em seus 10 km (Petrolina) organizada pelo 72 BIMtz. Os ex-militares do Exército e da Polícia Militar de Pernambuco, também estiveram presentes. Segundo Marquel Jacob, da patrulha ambiental, foi uma caminhada que reforça os laços de amizade e patriotismo. Segue a missão!
Por Fredson Paiva
Fonte - Patrulha Ambiental

CAIXA LIBERA DINHEIRO DE ANTIGO FUNDO PIS/PASEP - VEJA COMO SACAR


Empregados com carteira assinada e servidores públicos que trabalharam de 1971 a 1988 e estão na fila para sacar cotas do antigo fundo Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) podem reaver o valor. A Caixa Econômica Federal começou a pagar nesta quinta-feira (25) um novo lote de valores esquecidos.

Nesta rodada, recebem aqueles que pediram o ressarcimento até 31 de maio. O valor médio pago varia de R$ 2,8 mil a R$ 2,9 mil, dependendo do tempo de trabalho e do salário da época.

Quem tem direito podem sacar os valores:

Trabalhadores com carteira assinada entre 1971 e 1988;
Servidores públicos do mesmo período;
Herdeiros ou dependentes legais, em caso de falecimento;
Quem pediu o dinheiro até 31 de março.

O benefício não tem relação com o abono salarial atual do PIS/Pasep, pago anualmente. Trata-se de cotas de um fundo antigo, extinto em 2020.

Como consultar

A consulta é feita pelo portal Repis Cidadão, com login via conta Gov.br nos níveis prata e ouro. Passo a passo:

Acesse o site e faça login com CPF e senha;
Informe o número do PIS/Pasep ou NIS (se solicitado);
Clique em “pesquisar”;
O sistema indicará se há valores e como proceder.

Também é possível consultar pelo aplicativo do FGTS.

Como pedir o pagamento

O pedido pode ser feito de duas formas:

Pelo aplicativo FGTS:Acesse “Mais”;
Clique em “Ressarcimento PIS/Pasep”;
Envie os documentos e acompanhe o pedido.

Em uma agência da Caixa:Leve documento oficial com foto.

O pagamento é feito por crédito em conta. Quem não tiver conta na Caixa receberá automaticamente uma poupança social digital, movimentada pelo app Caixa Tem.

Herdeiros

Herdeiros também podem solicitar o valor, desde que apresentem:

Documento de identificação;
Certidão de dependentes ou autorização judicial;
Documento que comprove vínculo com o titular.

Calendário

O pagamento depende da data em que o pedido foi feito, de acordo com a Caixa. 

Próximos lotes:

Até 31/05/2026 → recebe em 25/06/2026 (lote atual);
Até 30/06/2026 → recebe em 27/07/2026;
Até 31/07/2026 → recebe em 25/08/2026;
Até 31/08/2026 → recebe em 25/09/2026;
Até 30/09/2026 → recebe em 26/10/2026;
Até 31/10/2026 → recebe em 25/11/2026;
Até 30/11/2026 → recebe em 28/12/2026;
Até 31/12/2026 → recebe em janeiro de 2027.

Fundo PIS/Pasep

Criado na década de 1970, o fundo reunia recursos para complementar a renda de trabalhadores e servidores. Em 1988, foi substituído pelo modelo atual de abono salarial.

Os valores não sacados foram transferidos em 2020 para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e, depois, ao Tesouro Nacional. Agora, o governo permite o resgate mediante pedido.

Prazo para sacar

O pedido pode ser feito até setembro de 2028. Após esse prazo, os valores serão incorporados definitivamente ao Tesouro, sem possibilidade de saque.

Canais de dúvidas

A Caixa oferece atendimento pelos seguintes canais:

Telefone: 0800-726-0207;
SAC: 0800-726-0101;
Ouvidoria: 0800-725-7474;
Site: caixa.gov.br.

A orientação é verificar quanto antes se há valores disponíveis para evitar perder o prazo.

Por Wellton Máximo - Agência Brasil

ARARIPINA - EMPRESÁRIO DO SETOR AVÍCOLA É ASSASSINADO A TIROS EM SUA PROPRIEDADE NO SÍTIO JATOBÁ


O empresário Ailson Pedro dos Santos, o Ailson da Granja, foto acima, de aproximadamente 58 anos, proprietário do Frango Almeida, foi executado com disparos de arma de fogo por volta das 13:00 horas de ontem, quinta-feira 25/06, em sua propriedade no Sítio Jatobá, imediações do Sítio Tamboril, região do Distrito de Rancharia, zona rural de Araripina-PE.

Conforme as primeiras informações, a vítima teria sido chamada em sua propriedade, possivelmente por ligação telefônica ou mensagem, e ao chagar no local e descer da caminhoneta para abrir a cancela que dá acesso a sua propriedade, foi alvejado com vários disparos de arma de fogo efetuados por um indivíduo até o momento não identificado.

A vítima ainda chegou a correr, mas caiu cerca de 50 metros dos primeiros disparos, morrendo no local sem chance de defesa. Após o crime o matador fugiu tomando destino ignorado. A polícia militar foi acionada, realizou diligências, mas nenhum suspeito foi preso, em seguida isolou o local do crime até a chegada do Instituto de Criminalística da polícia civil, a qual realizou a perícia preliminar e removeu o corpo ao IML de Petrolina.

A vítima era bastante conhecida na cidade de Araripina e região como também a sua empresa Frango Almeida, referência no setor avícola e responsável por empregar diversas pessoas na cidade, funcionando na Rua Coelho Rodrigues, Bairro da Bomba. A autoria do crime e a motivação são desconhecidas. O caso foi registrado na DPC local e também será investigado pelo DPH, Departamento de Polícia de Homicídios da 24ª DESEC de Araripina. O velório acontecerá a partir das 20:00 horas desta sexta-feira 26/06, na residência da mãe dele na Rua Luiz Florentino de Araújo, Vila Santa Isabel, zona urbana de Araripina, e o sepultamento será no período da manhã no Cemitério do Iracema no Bairro alto da Boa Vista.

Esse foi o 2º homicídio do mês de junho em Araripina e na Região do Araripe. Esse também foi o 14º homicídio do ano em Araripina, e com esse crime já são 32 pessoas assassinadas na Região do Araripe de janeiro até agora.

Por Fredson Paiva

Foto – Reprodução Internet

ZONA DA MATA - HUMBERTO COSTA REFORÇA LAÇOS E GARANTE APOIO DA PREFEITA DE CARPINA, EDUARDA GOUVEIA E DO DEPUTADO GUSTAVO GOUVEIA


O senador Humberto Costa (PT) cumpriu extensa agenda nessa quinta-feira (26), passando pelo Recife e Timbaúba, na Zona da Mata Norte, e encerrou a noite em Carpina, também na Mata Norte, onde recebeu importantes declarações de apoio à sua reeleição. A prefeita de Carpina, Eduarda Gouveia (PODE), e o deputado estadual Gustavo Gouveia (PODE) formalizaram o apoio ao projeto do senador, reforçando sua base de alianças na região.

A programação teve início em Timbaúba, ao lado do prefeito Marinaldo Rosendo (PP), com visita à ação da Caravana da Saúde do programa Agora Tem Especialistas, do governo Lula, além da participação de ato para anúncio de obras no município. Humberto esteve acompanhado pelo pré-candidato ao governo, João Campos (PSB), o pré-candidato a vice-governador, Carlos Costa (Republicanos), e a pré-candidata ao Senado, Marília Arraes (PDT).

No Recife, o senador participou, com João Campos, de evento da Frente Popular com lideranças da Zona Norte da capital. Já à noite, em Carpina, prestigiou as festividades de São João ao lado do deputado Gustavo Gouveia e da prefeita Eduarda Gouveia, ocasião em que o apoio à sua reeleição foi reafirmado.

"São apoios importantes, que reforçam o compromisso do nosso trabalho e demonstram a força que estamos construindo em todas as regiões de Pernambuco. O apoio de líderes como Eduarda, Gustavo e Marinaldo, que têm história e resultados nas suas cidades, nos dá ainda mais energia para seguir lutando por mais conquistas para o nosso estado", afirmou Humberto Costa.

AGENDA - Nesta sexta-feira (27), Humberto segue os compromissos no estado. Hoje, ele recebe o título de Cidadão de Macaparana, na Zona da Mata Norte, ao lado do prefeito Paquinha (PP). Na sequência, almoça na casa do deputado estadual Antônio Moraes (PSD). À tarde, ele entrega equipamentos em Camutanga, ao lado da prefeita Thalita Fonseca (PV) e, à noite, acompanha os festejos juninos em Caruaru ao lado do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD), no Agreste Central.

Foto: Ilana Costa

ARARIPINA - FINAL DE SEMANA COM MUITO FORRÓ E PAGODE NO SÃO JOÃO DO DISTRITO DE LAGOA DO BARRO - CONFIRA A PROGRAMAÇÃO


MARCOLÂNDIA-PI - POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM APÓS AMEAÇAR A IRMÃ DE MORTE COM FACA E FOICE NA SERRA DO GESSO


Na tarde de ontem, quinta-feira 25/06, mais precisamente por volta das 14:20, a Guarnição Tática do GPM de Marcolândia-PI, comandada pelo Sargento Roberto, foi acionada pela senhora M.M.E.P., de 52 anos, comunicando que se encontrava trancada na sua residência, na Serra do Gesso, zona urbana do município, pois seu irmão estava embriagado com uma foice deferindo golpes na porta da frente tentando arromba-la e lhe ameaçando de morte.
A polícia militar foi até o local e constatou a veracidade do fato, visualizando o nacional D.A.E.P., de 54 anos, com a posse da foice e de uma faca. Ao perguntar o motivo das agressões e ameaças o mesmo negou. Diante da situação de flagrante delito, foi realizada a abordagem, apreensão da foice e faca condução do indivíduo à Delegacia de Polícia Civil de Marcolândia-PI, para adoção das medidas legais cabíveis.

Por Fredson Paiva

Fonte – Polícia Militar do Piauí/ GPM de Marcolândia

ÁGUA SUBTERRÂNEA - BUROCRACIA, CUSTOS ELEVADOS E DEMORA DA APAC REVOLTAM PRODUTORES DO SERTÃO DO ARARIPE


Em uma região onde a água representa sobrevivência, produção agrícola e desenvolvimento econômico, a regularização de poços artesianos junto à Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) tem sido alvo de duras críticas por parte de agricultores, criadores e proprietários rurais do Sertão do Araripe.

Segundo relatos de usuários do sistema, o processo para obtenção da outorga de uso da água subterrânea tornou-se excessivamente burocrático, caro e demorado. Pequenos produtores afirmam que precisam desembolsar entre R$ 7 mil e R$ 10 mil para reunir toda a documentação técnica exigida, contratar consultorias especializadas, realizar testes de vazão, levantamentos geológicos, mapas, coordenadas geográficas e demais estudos necessários para instruir o pedido.

Entre os documentos e informações normalmente exigidos estão:

· Requerimento de outorga

· Documentos pessoais do proprietário

· Comprovante de posse ou propriedade do imóvel

· Cadastro Ambiental Rural (CAR), quando aplicável

· Coordenadas geográficas do poço

· Relatório técnico do poço

· Perfil construtivo

· Teste de bombeamento e vazão

· Análise da qualidade da água

· Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)

· Planta ou croqui de localização

· Informações sobre finalidade de uso da água

· Volume pretendido de captação

· Dados do equipamento de bombeamento

· Relatório de limpeza e manutenção do poço elaborado por profissional habilitado com CREA

· Comprovação de manutenção periódica do sistema de captação

· Licença de Operação da CPRH, quando a água for destinada à comercialização por caminhões-pipa

· Estudos complementares eventualmente exigidos durante a análise

O que mais causa indignação, segundo produtores da região, é que mesmo após reunir toda essa documentação e investir valores elevados para a realidade do sertanejo, o processo pode permanecer parado por mais de um ano aguardando análise.

A sensação relatada por muitos usuários é de completa insegurança. Depois de gastar milhares de reais, ninguém sabe ao certo quando o processo será concluído ou se a outorga será efetivamente concedida.

Em situações de comercialização de água por caminhões-pipa, os custos podem ser ainda maiores, uma vez que outras exigências ambientais e licenças complementares passam a integrar o processo.

A crítica recorrente é que o sistema parece ter sido estruturado sem considerar a realidade do pequeno produtor rural do semiárido pernambucano.

Produtores defendem que a APAC promova uma revisão dos procedimentos, reduza a burocracia, amplie a assistência técnica aos pequenos usuários e estabeleça prazos razoáveis para análise dos processos.

ARARIPINA - HOMEM É BALEADO NA PORTA DE CASA POR MOTOQUEIRO NO BAIRRO CAVALETE-2


Uma tentativa de homicídio a bala foi registrada por volta das 16:44 de quarta-feira 24/06, no Bairro Cavalete-2, zona urbana de Araripina-PE. Conforme informações da polícia militar, a vítima que não teve o nome divulgado, estava sentada na porta de sua residência, quando foi surpreendido por um elemento não identificado e armado com uma arma de fogo, o qual chegou em uma moto e efetuou vários disparos na vítima, atingindo-o na mão direita e na região glútea.

Após o ataque o acusado fugiu tomando destino ignorado, enquanto a vítima foi socorrida até a UPA, e após atendimento médico foi transferida para o Hospital Regional Fernando Bezerra na cidade de Ouricuri. O caso foi registrado na DPC local e um Inquérito Policial foi Instaurado para apurar o fato.

Por Fredson Paiva

Fonte – polícia Militar de Pernambuco/ 9ª CIPM/ Araripina

ARARIPINA - APÓS DISCUTIR COM A MÃE, FILHA TOCA FOGO NA CASA NO CENTRO


Por volta das 12:46 de quarta-feira 24/06, durantes rondas, a guarnição da polícia militar foi acionada pela vítima, uma senhora, relatando que sua filha havia ateado fogo em sua residência após uma discussão. A residência fica localizada ao lado do Canal São Pedro, próximo à Cred Torres, zona urbana de Araripina-PE. Conforme a polícia militar e relatos de testemunhas, a acusada iniciou o incêndio pelo quarto e as chamas se alastraram pela casa toda. O corpo de bombeiros foi acionado e conseguiu debelar o fogo. Posteriormente a ocorrência foi encaminhada para a DPC local para as medidas cabíveis, e contra a acusada foi lavrado um auto de Prisão em Flagrante Delito.

Por Fredson Paiva

Fonte – Polícia Militar de Pernambuco/ 9ª CIPM/ Araripina

Foto – Reprodução Internet

REGIÃO DO ARARIPE - POLO GESSEIRO DE PERNAMBUCO JUDICIALIZA AÇÃO CONTRA MP DO FRETE


Após a aprovação da Medida Provisória 1.343/2026 - MP do Frete - pela Câmara dos Deputados, empresários do polo gesseiro de Pernambuco, que fica localizado na região do Araripe, ingressaram com uma ação judicial como forma de tentar conter os prejuízos causados, caso a MP seja aprovada no Senado e posteriormente sancionada. Isto porque, o setor estima que os custos com o frete dos produtos terão um acréscimo de mais de 60% em virtude das novas regras inseridas na MP que estabelece pisos mínimos para o transporte rodoviário.

Através da atuação do Sindicato das Indústrias de Gesso do Estado de Pernambuco - Sindusgesso, empresários pleiteiam condições diferenciadas para o setor uma vez que os produtos do polo gesseiro têm baixo valor agregado além de ser o principal setor econômico que emprega diretamente e indiretamente mais de 70 mil pessoas na região. A sanção da MP da forma como foi aprovada na Câmara dos Deputados praticamente extinguirá a atividade industrial, pois os valores de frete e do frete de retorno ficarão impraticáveis. Por conta disto, o setor pleiteia um regime especial para o polo que leve em conta suas características e a importância econômica e social para a região.

Da vera Cruz Comunicação para o Blog do Fredson

quinta-feira, 25 de junho de 2026

ARARIPINA - JOVEM MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE MOTOCICLÍSTICO NA AVENIDA PERIMETRAL EM FRENTE DA CACHOEIRA


Um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado por volta do meio-dia de quarta-feira 24/06, feriado de São João, na Avenida Perimetral, imediações do Bairro Nova Roma, zona urbana de Araripina-PE, bem em frente da cachoeira, tendo como vítima o jovem Johan Iharley Modesto Rodrigues, de aproximadamente 28 aos de idade.

As informações dão conta que a vítima conduzia uma motocicleta quando provavelmente perdeu o controle e caiu. Ele chegou a ser socorrido por uma ambulância do Corpo de Bombeiros até a UPA, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos e foi a óbito. O caso foi registrado na DPC local e um Inquérito Policial foi instaurado para apurar o fato.

Por Fredson Paiva

Fonte – Polícia Militar de Pernambuco/ 9ª CIPM/ Araripina

Foto – Reprodução Internet

SALGUEIRO - POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO NO BAIRRO NOSSA SENHORA APARECIDA


Policiais Militares do 8º BPM, durante patrulhamento ostensivo por volta das 13:49 de ontem, quarta-feira 24/06, foram acionados pelo comandante do Batalhão o qual informou que um sargento militar estaria em sua residência no Bairro Nossa Senhora Aparecida, zona urbana de Salgueiro-PE, quando um indivíduo, sem possuir qualquer vínculo ou conhecimento prévio com o mesmo, teria se dirigido ao local para indagar se ele vendia munições.

Segundo relato, ao ouvir a referida pergunta, o policial deteve o indivíduo e solicitou apoio de uma guarnição. Logo se deslocaram até a residência do policial o qual repassou os fatos, acrescentando que não conhecia o imputado e tinha chegado ao local em uma motocicleta, com o objetivo de saber se possuía munições para venda. Logo em seguida, seguiram até a residência da tia paterna dele, local onde ele reside. Ao chegarem, informaram à ela sobre o ocorrido.

Os policiais após serem autorizados a adentrar o imóvel, realizaram buscas em dois cômodos indicados por ela como sendo os mais utilizados pelo imputado. Durante as buscas, ao inspecionar um dos guarda-roupas, localizaram uma pistola calibre 380, com numeração suprimida, bem como um carregador municiado com 19 (dezenove) cartuchos intactos do mesmo calibre. O material encontrava-se embaixo do guarda-roupa, envolto em um pano branco. Diante do exposto, conduziram o imputado, juntamente com o material apreendido, à delegacia de polícia civil de salgueiro, para a adoção das medidas cabíveis. DESFECHO DA OCORRÊNCIA: INQUÉRITO POR PORTARIA.

Por Fredson Paiva

Fonte – Polícia Militar de Pernambuco/ 8º BPM/ Salgueiro

COPA DO MUNDO - VINI Jr. BRILHA E BRASIL SE CLASSIFICA EM 1º COM 3X0 SOBRE A ESCÓCIA


O Brasil, enfim, desencantou na Copa do Mundo. Nesta quarta-feira (24), a seleção verde e amarela derrotou a Escócia por 3 a 0, em Miami, pela terceira e última rodada do Grupo C.

Após um empate com o Marrocos na estreia, por 1 a 1, e uma vitória com altos e baixos sobre o Haiti, por 3 a 0, a equipe de Carlo Ancelotti teve sua melhor atuação até o momento. De quebra, garantiu o primeiro objetivo do Mundial, que era terminar o grupo na liderança, com sete pontos.

A Escócia, com três pontos e saldo negativo de dois gols, aguarda a sequência da fase de grupos para saber se avança como um dos oito melhores terceiros colocados, o que seria inédito para o país.


Principal nome do Brasil na Copa, Vinícius Júnior voltou a brilhar, balançando as redes pelo terceiro jogo seguido na competição. Algo que apenas outros quatro jogadores fizeram na história da seleção nacional: Jairzinho (1970), Romário (1994), Ronaldo e Rivaldo (ambos em 2002). Coincidentemente, todos eles campeões mundiais.

Com os dois gols desta quarta, o camisa 7 foi a quatro nesta Copa e entrou na briga pela artilharia. O também atacante Lionel Messi, da Argentina, é quem lidera, com cinco gols. Além disso, ele teve participação direta em seis dos sete gols do Brasil no Mundial.

A partida marcou, ainda, o retorno de Neymar. Recuperado de uma lesão grau dois na panturrilha direita, o atacante entrou na etapa final e esteve em campo por cerca de 20 minutos. Foi o primeiro jogo dele pela seleção canarinho desde 17 de outubro de 2023. O camisa 10 estava sem atuar há mais de um mês.

Próxima fase

O primeiro lugar da chave assegura ao time brasileiro, se for até a final, estar sempre nos Estados Unidos. Com isso, a delegação pode seguir baseada em Nova Jersey, onde está reunida desde antes da Copa, evitando maiores deslocamentos e facilitando a logística e a recuperação dos atletas.

Na fase de 16 avos de final, a seleção canarinho terá pela frente o segundo colocado do Grupo F, que tem Holanda, Japão, Suécia e Tunísia. A partida será na próxima segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), em Houston.

O adversário será conhecido nesta quinta-feira (25), em jogos que iniciam às 20h (horário de Brasília). Os holandeses, que lideram a chave, encaram os já eliminados tunisianos em Kansas City. Os japoneses, em segundo, enfrentam os suecos em Dallas.

Baila, Vini!

O Brasil foi a campo com Rayan na ponta direita, na vaga de Raphinha, com uma lesão na coxa direita. Na Escócia, o técnico Stephen Clark fez quatro alterações em relação ao time que perdeu para o Marrocos, por 1 a 0. O zagueiro Scott McKenna, o meia Kenny McLean e os atacantes Ben Gannon-Doak e Lawrence Shankland entraram nos lugares de Grant Hanley, Kieran Tierney, Ryan Christie e Che Adams.

Ao contrário dos jogos anteriores, a seleção brasileira não sofreu para abrir o placar. Logo aos seis minutos, a Escócia tentou sair jogando na pequena área, mas Rayan, ligado, desarmou McKenna. A bola sobrou nos pés de Vinícius Júnior, que driblou o goleiro Angus Gunn e mandou para as redes.

Dominando as ações, mesmo com a posse de bola escocesa maior, o Brasil quase ampliou aos 21. "Quase", porque o que seria o segundo gol de Vinícius Júnior foi anulado. O atacante se antecipou a Jack Hendry, tomou a bola do zagueiro e bateu na saída de Gunn. Apesar de o defensor sequer reclamar, o árbitro César Ramos reviu a jogada no vídeo e entendeu que houve falta do camisa 7 canarinho, invalidando o lance.

Se, inicialmente, sentiu a melhora da Escócia após o gol anulado, o Brasil, aos poucos, recuperou a postura do começo da partida. Aos 44, Vinícius Júnior recebeu de Rayan na área, pela direita, cruzou rasteiro, e o atacante Matheus Cunha completou. A bola desviou no meia Lewis Ferguson e na perna de Gunn, saindo pela linha de fundo, à esquerda da trave.

A pressão verde e amarela surtiu efeito pouco depois. Nos acréscimos, aos 47 minutos, o Brasil retomou a posse em um carrinho de Matheus Cunha na entrada da área pela direita. A bola chegou no volante Bruno Guimarães, que cruzou na medida para Vinícius Júnior, livre, cabecear para as redes e marcar o segundo dele no jogo e o quarto na Copa.

O terceiro gol não ocorreu antes do intervalo graças a grande defesa de Gunn. Três minutos após a seleção brasileira ampliar o placar, o meia Lucas Paquetá lançou para Rayan, que escapou do lateral Andy Robertson e chutou rasteiro, na saída do goleiro, que desviou para escanteio.

Neymar de volta

A Escócia tentou se lançar ao ataque no segundo tempo. Aos quatro minutos, Alisson foi obrigado a trabalhar pela primeira vez, ao defender uma cabeçada do meia Scott McTominay, após cruzamento de Kieran Tierney, pela esquerda. Em duas oportunidades, Shankland tentou forçar quedas na área, buscando algum pênalti, em divididas com o zagueiro Gabriel Magalhães, sem sucesso.

O Brasil não se intimidou e aproveitou os espaços deixados pelos avanços escoceses para se aproximar do gol. Aos 14 minutos, o volante Casemiro lançou Bruno Guimarães, que ganhou da marcação, dominou na entrada da área e rolou para Matheus Cunha, que apareceu de surpresa e chutou no canto esquerdo de Gunn para marcar o terceiro dele na Copa ─ e o terceiro da seleção canarinho na partida.

Com a boa vantagem, Ancelotti fez as primeiras mudanças, com Fabinho substituindo Casemiro - que estava pendurado e poderia ficar suspenso do mata-mata em caso de cartão amarelo ─ e o atacante Gabriel Martinelli na vaga de Lucas Paquetá. A entrada mais esperada pelos torcedores, porém, veio aos 30 minutos: Neymar, que foi a campo no lugar de Matheus Cunha.

Três minutos depois, Neymar quase emplacou a primeira assistência na Copa, ao encontrar Vinícius Júnior em boa condição na área pela esquerda. O camisa 7 chutou, mas parou no goleiro. Aos 35, foi a vez do atacante do Real Madrid (Espanha) receber um cruzamento rasteiro do lateral Danilo pela direita, mas a conclusão saiu rente à trave direita.

Nos minutos finais, a Escócia fez um último esforço para diminuir o prejuízo no saldo, mas parou em Alisson. No fim, festa brasileira de um lado, tensão do outro, já que os escoceses terão de aguardar mais uns dias para saber se estarão ou não na próxima fase.

Marrocos em 2º

Na partida que ocorreu simultaneamente a Brasil e Escócia, Marrocos venceu o Haiti por 4 a 2, de virada, em Atlanta. O resultado assegurou a classificação dos Leões do Atlas (como são conhecidos os africanos), mas os deixou em segundo lugar no Grupo C, atrás da seleção brasileira, apesar dos mesmos sete pontos, pelo saldo de gols (seis a três para o time canarinho). Eles terão pela frente o líder do Grupo F na próxima fase.

Os atacantes Ismael Saibari, Soufiane Rahimi e Gessime Yassine e o lateral Achraf Hakimi marcaram para a seleção marroquina. A equipe caribenha, que se despediu zerada da Copa, balançou as redes com Wilson Isidor e um gol contra assinalado para o goleiro Yassine Bono, após finalização de calcanhar do também atacante Lenny Joseph.

Por Lincoln Chaves - Agência Brasil

quarta-feira, 24 de junho de 2026

NOVA FUNÇÃO - PIX POR APROXIMAÇÃO PASSA A MOSTRAR SALDO ANTES DO PAGAMENTO


O Pix por aproximação ganhou uma nova etapa de integração com o open finance (compartilhamento legal de dados entre instituições financeiras). Desde segunda-feira (22), os usuários podem autorizar o compartilhamento de informações de saldo e limite da conta para visualizar esses dados antes de concluir um pagamento por meio de carteiras digitais.

A novidade, chamada pelo Banco Central (BC) de “jornada otimizada”, busca reduzir falhas causadas por falta de saldo e tornar o processo de pagamento mais rápido. A funcionalidade é opcional e depende da autorização ativa do cliente.

Com a mudança, ao conectar uma conta bancária a uma carteira digital ou autorizar movimentações automáticas via open finance, o consumidor poderá consultar, na tela, informações como:

saldo disponível em conta;

limite autorizado para transações;

possibilidade de conclusão do pagamento antes da confirmação.

Nova experiência

Segundo o Banco Central, a atualização reúne em uma única etapa procedimentos que antes eram separados: o consentimento para compartilhar dados e a autorização para vincular a conta ao serviço de pagamento.

A medida vale para duas modalidades dentro do open finance:

quando o cliente vincula uma conta bancária a uma instituição iniciadora de pagamento, incluindo o Pix por aproximação;

quando autoriza transferências automáticas entre contas do próprio titular, chamadas de transferências inteligentes.

O chefe de Subunidade no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) do BC, Matheus Rauber, afirmou que a mudança pode abrir espaço para novas soluções financeiras.

“Bancos e empresas podem criar novos produtos com essa funcionalidade, tanto vinculados a pagamentos com débito em conta como relacionados a checkout mais fluido, com características de menor abandono de pagamento e de conclusão mais rápida da compra”, disse.

Controle do cliente

O compartilhamento dos dados não pode ser ativado automaticamente. O usuário precisa selecionar essa opção durante o processo de autorização. “Qualquer que seja a solução ofertada, deve estar claro para o cliente a finalidade de uso dessas informações. Como em qualquer compartilhamento de dados, é importante que o cliente sempre verifique de que forma essa informação será utilizada”, afirmou Rauber.

O consentimento pode ser cancelado a qualquer momento. O consumidor pode interromper apenas a exibição de saldo e limite ou encerrar também a vinculação da conta para pagamentos.

Segurança digital

O Banco Central reforça que o open finance exige consentimento explícito, autenticação forte (em várias etapas) e participação apenas de instituições autorizadas. “A possibilidade de visualização de saldos e limites disponíveis serve para melhorar a experiência do pagamento”, informou a autoridade monetária.

Segundo o BC, a nova etapa deve ajudar a diminuir transações recusadas por saldo insuficiente e estimular novos modelos de pagamentos digitais no país. O Pix por aproximação continua em expansão como parte da estratégia do Banco Central para integrar pagamentos instantâneos, carteiras digitais e serviços financeiros dentro do open finance.

Veja também:




Fonte - Diário de Pernambuco