ARARIPINA

ARARIPINA

segunda-feira, 22 de junho de 2026

ARARIPINA - SÃO JOÃO SEGUE COM PROGRAMAÇÃO NO DISTRITO DE LAGOA DO BARRO NOS DIAS 26 E 27 DE JUNHO


A Prefeitura de Araripina divulgou a programação oficial do São João de Araripina 2026 na comunidade de Lagoa do Barro, reforçando o compromisso de levar cultura, tradição e grandes atrações para todas as regiões do município.

As festividades acontecem no Pátio de Eventos de Lagoa do Barro e prometem reunir moradores e visitantes em duas noites de muita animação, forró e valorização da cultura nordestina.

Na quinta-feira, dia 26 de junho, sobem ao palco os artistas Caninana, Aviny Vinny, Welson Araújo e Isis Maia, levando diversidade musical e muito forró para o público.
Já na sexta-feira, dia 27 de junho, a programação continua com os shows de Vitôria Freitas, Edyr Vaqueiro e Márcio, garantindo mais uma noite de festa e tradição junina.

O prefeito Evilásio Mateus destacou a importância de fortalecer os festejos nos distritos e comunidades do município.

“Estamos realizando um São João descentralizado, valorizando nossas tradições e levando entretenimento, cultura e movimentação econômica para todas as regiões de Araripina. A Lagoa do Barro terá uma grande festa, preparada com muito carinho para nossa população”, destacou o prefeito.
O São João de Araripina conta com apoio do Governo de Pernambuco, Empetur, Ministério do Turismo e Governo Federal, consolidando o município como um dos principais destinos juninos do sertão pernambucano.

PERNAMBUCO - HUMBERTO COSTA CONCLUI GIRO DE 4 DIAS PELO INTERIOR E INICIA ROTA DE SÃO JOÃO PELA ZONA DA MATA


O senador Humberto Costa (PT) percorreu, nos últimos quatro dias, 11 cidades do interior de Pernambuco ao lado dos pré-candidatos da Frente Popular para 2026, num giro político que levou a articulação da base de Lula no estado a municípios do Agreste ao Sertão. Nesta segunda-feira (22), o parlamentar retoma as agendas fazendo entregas e participando das festas de São João, iniciando pela Zona da Mata Norte.

A rota do interior teve início na quinta-feira (18), com passagem por Bonito e Bezerros, no Agreste Central, e Bom Conselho, no Agreste Meridional. O senador seguiu para o Sertão do Araripe, onde cumpriu agenda em Trindade, Araripina e Ouricuri, e depois avançou para Parnamirim e Mirandiba, no Sertão Central.

O roteiro ainda contemplou Sertânia, no Sertão do Moxotó, e Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. O encerramento se deu em Arcoverde, neste domingo (21), com a participação de Humberto Costa na tradicional Caminhada do Forró, um dos maiores eventos do São João do estado.

Durante toda a viagem, Humberto esteve acompanhado do time de Lula: João Campos, pré-candidato a governador; Carlos Costa, pré-candidato a vice-governador; Marília Arraes, pré-candidata a senadora, além de deputados federais e estaduais e lideranças locais, combinando encontros políticos com conversas diretas com o povo nas ruas.

"Percorrer o interior de Pernambuco é a melhor forma de ouvir diretamente as pessoas, entender suas dificuldades e discutir, junto com prefeitos e lideranças, as melhorias que o estado precisa. E neste momento, com o São João tomando conta de cada praça, nós aproveitamos para celebrar a cultura e a identidade de cada lugar do estado", afirmou o senador. Na passagem por Araripina, Humberto Costa concedeu uma entrevista ao repórter Fredson Paiva, da Rádio Arari FM. Ouça abaixo.

Agenda de São João

Nesta segunda-feira (22), Humberto Costa começa a semana em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, ao lado do prefeito Vinícius Labanca, e segue para Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte, onde faz entregas e participa dos festejos juninos da cidade.

Na terça-feira (23), véspera de São João, o senador se desloca para a Mata Sul, com visitas a Ribeirão, Palmares e São Benedito do Sul, onde realizará entregas à população. À noite, já no Agreste Setentrional, participa da festa de São João de Santa Cruz do Capibaribe. Na quarta-feira (24), dia de São João, Humberto Costa prestigia os festejos de Caruaru, no Agreste Central, e de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul.

A agenda segue na sexta-feira (26), quando o senador participa de uma reunião da Hemobrás, no Recife, e, depois, faz entregas em Bom Conselho, no Agreste Setentrional, e recebe o título de cidadão de Macaparana, na Mata Norte.

EDUCAÇÃO - ESCOLA SENAI ARARIPINA ABRE 200 VAGAS GRATUITAS EM CINCO CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL


A Escola Técnica SENAI Araripina está com inscrições abertas para 200 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional e contempla as formações em Brigadista Industrial, Operador de Computador, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Desenhista Técnico e Mecânico de Automóveis Leves. As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de julho, por meio do site do SENAI Pernambuco, e as aulas serão realizadas na modalidade presencial.

Entre os cursos ofertados, o de Operador de Computador terá início em 6 de julho e carga horária de 160 horas, sendo voltado para o desenvolvimento de competências em informática básica, utilização de sistemas operacionais, internet e aplicativos de escritório. Já o curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, com início em 1º de julho e carga horária de 200 horas, capacitará os participantes para executar instalações e manutenções elétricas em residências e estabelecimentos comerciais, seguindo normas técnicas e de segurança. O curso de Desenhista Técnico, com 160 horas e início em 27 de julho, busca atender à crescente demanda da indústria por profissionais qualificados na área de projetos e representação técnica.

Também fazem parte da programação o curso de Brigadista Industrial, com carga horária de 264 horas e início em 13 de julho, destinado à formação de profissionais aptos a atuar na prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros e situações de emergência. Já a formação em Mecânico de Automóveis Leves possui a maior carga horária entre os cursos ofertados, totalizando 408 horas, e prepara os alunos para atuar na manutenção de veículos de passeio, instalação de peças e acessórios e execução de serviços conforme as normas de segurança e qualidade do setor automotivo.

Todas as formações representam oportunidades de inserção e crescimento profissional em áreas com demanda constante por mão de obra especializada. Para participar da seleção, os candidatos devem atender aos requisitos específicos de idade e escolaridade estabelecidos para cada curso, além de possuir disponibilidade para as atividades presenciais. O preenchimento das vagas obedecerá à ordem de inscrição e a aprovação dos alunos dependerá do aproveitamento mínimo de 75% de frequência e média final igual ou superior a sete. A lista dos selecionados será divulgada em 10 de julho, consolidando mais uma ação do SENAI Pernambuco voltada à qualificação profissional e ao fortalecimento da empregabilidade no Sertão do Araripe.

Operador de computador

Desenhista Técnico

Eletricista Instalador predial de Baixa Tensão:

Mecânico de Automóveis Leves Qualificação

Brigadista Industrial

Da Vera Cruz Comunicação para o Blog do Fredson

NADAR É A MELHOR ATIVIDADE FÍSICA PARA O CORAÇÃO - DESTACA ESTUDO BRASILEIRO


Nadar pode ser mais eficaz do que correr para fortalecer o músculo do coração. Segundo um estudo pré-clínico de autores brasileiros publicado na revista Scientific Reports, da Nature, embora ambas as modalidades sejam aeróbicas, os efeitos produzidos no órgão são diferentes. O esporte aquático mostrou-se mais eficaz na indução de alterações estruturais e funcionais consideradas benéficas para o miocárdio.

O estudo foi feito com ratos machos, divididos em três grupos: sedentários, submetidos à corrida ou à natação. Os animais treinados passaram por um protocolo de dois meses, com sessões diárias de 60 minutos, cinco vezes por semana, em intensidade equivalente a aproximadamente 75% do consumo máximo de oxigênio (VO2max).

Esse desenho da pesquisa permitiu fazer uma comparação direta entre as duas modalidades sob condições semelhantes de carga e duração. Segundo os pesquisadores, o aspecto é relevante, pois estudos anteriores frequentemente analisavam cada tipo de exercício de forma isolada. Passadas oito semanas, os cientistas avaliaram diversos parâmetros, incluindo capacidade cardiorrespiratória, estrutura do coração, desempenho mecânico do músculo cardíaco e alterações moleculares associadas ao crescimento do órgão.

Exaustão

Uma das primeiras constatações foi que tanto a corrida quanto a natação melhoraram a aptidão cardiorrespiratória dos animais. Houve aumento significativo do VO2max nos dois grupos treinados, enquanto o de sedentários apresentou redução desse indicador ao longo do tempo. Além disso, os animais submetidos às atividades físicas demonstraram maior resistência física. No caso da natação, o tempo até a exaustão aumentou de forma significativa, diz o estudo.

Outro marcador importante — a atividade da enzima citrato sintase, relacionada à capacidade oxidativa muscular — também aumentou de maneira semelhante nos dois grupos. Isso indica que, do ponto de vista metabólico e de condicionamento geral, corrida e natação produziram efeitos comparáveis.

As diferenças mais marcantes surgiram na análise do coração. Apenas os animais que praticaram natação desenvolveram aumento significativo da massa cardíaca e do ventrículo esquerdo — principal câmara responsável por bombear sangue para o corpo. Esse crescimento foi acompanhado por alterações celulares, como maior diâmetro das fibras musculares cardíacas e do volume nuclear dos cardiomiócitos.

Já no grupo da corrida, os parâmetros permaneceram semelhantes aos dos animais sedentários. Isso sugere que, nas condições testadas, a modalidade não foi suficiente para remodelar o coração de forma significativa.

Os autores destacam que o aumento da massa cardíaca observado na natação não representa um processo patológico. Ao contrário, trata-se de uma hipertrofia fisiológica — uma adaptação normal do organismo ao exercício — que ocorre com manutenção ou melhora da função cardíaca.
Esse tipo de crescimento é distinto daquele associado a doenças, no qual há prejuízo da função do coração. No estudo, as análises por ecocardiografia e parâmetros hemodinâmicos indicaram que as funções sistólica e diastólica foram preservadas em todos os grupos.

Desempenho

Além do crescimento estrutural, a natação também promoveu melhora mais expressiva no desempenho do músculo cardíaco. Testes realizados com músculos papilares — estruturas que participam da contração do coração — mostraram que os animais desse grupo desenvolveram maior força contrátil.

Na natação, houve aumento significativo tanto na velocidade de contração quanto na de relaxamento do miocárdio, o que está relacionado diretamente à eficiência do bombeamento sanguíneo. No caso da corrida, o efeito foi mais discreto, com melhora apenas em um dos indicadores de contração, sem impacto relevante nos demais.
Para entender as razões dessas diferenças, os pesquisadores analisaram moléculas envolvidas no crescimento e na adaptação cardíaca. Os resultados mostraram que ambas as modalidades aumentaram a expressão de genes ligados à via PI3K/AKT, conhecida por participar da hipertrofia fisiológica.

No entanto, a natação promoveu alterações mais robustas em proteínas e genes relacionados a essa via, especialmente no eixo que regula processos de crescimento celular e síntese proteica. No grupo do esporte aquático, também

Além disso, nos animais treinados com natação, houve maior modulação de microRNAs — processo biológico no qual pequenas moléculas "ligam" ou "desligam" genes, controlando a produção de proteínas, sem alterar a sequência do DNA. Entre elas, destacaram-se cinco que estão associadas a processos como crescimento celular, remodelamento cardíaco, inflamação e resposta ao estresse oxidativo.

Os autores sugerem que a superioridade da natação pode estar relacionada às características específicas dessa atividade. Diferentemente da corrida, a modalidade envolve um padrão de esforço contínuo com maior participação de diferentes grupos musculares e influência de fatores como a pressão hidrostática da água. Esses elementos podem alterar a carga hemodinâmica sobre o coração, favorecendo adaptações distintas.

Humanos

Outro ponto levantado é que, em ratos — que são animais quadrúpedes — tanto corrida quanto natação envolvem membros anteriores e posteriores, o que pode reduzir diferenças observadas em humanos. Ainda assim, as adaptações cardíacas foram claramente mais pronunciadas na natação.

"Natação e corrida são duas excelentes maneiras de melhorar a saúde cardiorrespiratória e de proteger o músculo cardíaco, mas queríamos saber se uma delas poderia ser ainda mais benéfica que a outra", esclarece Andrey Jorge Serra, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenador do estudo, que recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). "Embora ambas aumentem a capacidade respiratória, a natação vai além, combinando adaptações funcionais e moleculares que tornam o coração mais forte e eficiente", diz.

Breno Daniel, profissional de educação física e supervisor técnico da rede de academias Corpo e Saúde, em Brasília, reconhece que existem algumas barreiras de acesso à natação. Nem todos têm piscina disponível com facilidade, e a logística pode dificultar a adesão à prática, pois envolve deslocamento, troca de roupa e horários específicos", lembra. Mas quem consegue superá-las obtém grandes benefícios. "Quando praticada de forma regular, a natação é uma atividade completa, que envolve um maior grupo muscular e promove um intenso trabalho cardiovascular."

Fonte - Correio Braziliense

PARQUE TRÊS VAQUEIROS - ENGARRAFAMENTO NA BR-316 MOSTRA A FORÇA DO SÃO JOÃO DE ARARIPINA


Na noite de sábado (20), o Parque Três Vaqueiros viveu o ápice do São João de Araripina, o maior e Melhor do Sertão Pernambucano, com os shows de Henrique e Juliano, Grelo, Moleca 100 Vergonha, Patrick Costa e Thalles Bezerra. O público que lotou o evento foi tanto que, pelo segundo dia seguido, formou um engarrafamento na BR-316, prova da força que a festa promovida pela Prefeitura de Araripina ganhou neste ano.
Vindas de Araripina e de cidades vizinhas, e até de outros estados, as famílias começaram a chegar ainda no início da tarde, formando filas de carros e ônibus que se estenderam por quilômetros na rodovia federal. Para dar conta do fluxo, equipes de trânsito e segurança intensificaram o monitoramento da via, enquanto o parque recebeu o público com estrutura completa de praça de alimentação, área kids e acessibilidade, garantindo conforto a quem chegava para curtir a noite de forró pé de serra e sanfona do São João Bom de Verdade.
Para o prefeito Evilásio Mateus, o movimento extraordinário registrado ao longo da festa é a prova de que Araripina conquistou o status de maior polo junino do Sertão. “Ver a BR-316 parada de tanta gente que vem prestigiar nosso São João é emocionante. Isso mostra o tamanho do que construímos juntos, com responsabilidade e alegria para todo o povo”, destacou o prefeito, agradecendo à população araripinense e aos visitantes pela presença maciça em mais uma noite histórica do evento.

EPIDEMIAS E SURTOS - BRASIL DEVERÁ TER CENTRO PARA ENFRENTAMENTO DE EMERGÊNCIAS EM SAÚDE


Até o final deste ano, o Brasil deverá criar um centro para o enfrentamento de emergências em saúde pública. A proposta é que o Centro Brasileiro de Emergências em Saúde Pública (Cbesp), como vem sendo chamado, seja uma instituição para tornar o país mais resiliente e preparado para enfrentar futuras epidemias, surtos e outras emergências sanitárias e até climáticas.

A ideia foi idealizada pelo Instituto Todos pela Saúde (ITpS) e vem sendo estudada há alguns anos por especialistas de diversas instituições do país, que pensaram em criar uma estrutura que respeite as normas do Regulamento Sanitário Internacional (RSI) e também seja integrada ao Sistema Único de Saúde e vinculada ao Ministério da Saúde. A governança deve ficar sob a responsabilidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Segundo a proposta, as verbas para o funcionamento do centro seriam provenientes do Orçamento Geral da União. Também está prevista a captação de recursos complementar por meio de convênios internacionais e geração de receitas próprias.

“A proposta prevê que o centro funcione em lógica de rede, trabalhando de forma estreita e colaborativa com o Ministério da Saúde, as secretarias estaduais e municipais, universidades e instituições de pesquisa", explicou Gerson Penna, diretor-presidente do Instituto Todos pela Saúde (ITpS).

"Uma de suas grandes inovações será a intersetorialidade: ele promoverá a colaboração permanente entre diferentes setores do governo — como saúde, meio ambiente, agricultura, ciência, tecnologia e inovação —, além de garantir articulação com a sociedade civil”, completou.

Em entrevista à Agência Brasil, Penna ressaltou que o centro vem sendo planejado como uma política de Estado e não de governo, para não ser suscetível a intercorrências políticas, como ocorreu durante a pandemia de covid-19.

“Entendemos que uma estrutura permanente com foco em prevenção, preparação e resposta a emergências em saúde pública ajudará o Brasil a reagir mais prontamente às crises”, disse Penna.

Segundo ele, a pandemia de covid-19, que vitimou mais de 7 milhões de pessoas no mundo, sendo 10% dessas mortes no Brasil, expôs as vulnerabilidades do sistema de saúde do país.

"Apesar da imensa capacidade do SUS, sofremos com a falta de coordenação do governo federal, com uma comunicação inconsistente e com os ataques do negacionismo científico. O centro trará uma perspectiva nacional unificada, pactuada e baseada exclusivamente nas melhores evidências científicas, fornecendo uma liderança forte e confiável para que os mesmos erros não se repitam”, reforçou.

Uma das funções do centro será o monitoramento de riscos e estratégias de prevenção, controle e combate a futuras epidemias e pandemias, de modo que o país não reaja tardiamente às crises sanitárias. Ele também deve ficar responsável pela implementação da Política Nacional de Emergências de Saúde Pública (Pnesp).

“O centro trabalhará em um cenário global cada vez mais complexo, fortemente impactado pelas emergências climáticas, pelo desmatamento e pelos deslocamentos populacionais em larga escala. Apenas em 2024, por exemplo, o Brasil enfrentou simultaneamente a maior epidemia de dengue da história, surtos de mpox, oropouche e a ameaça iminente da gripe aviária, sem falar nas emergências climáticas e desastres. O centro existirá exatamente para atuar nesse espectro amplo de ameaças”, destacou Penna.

Agilidade

Com o novo centro, as respostas para situações de emergência poderão ser mais ágeis e articuladas, destacam seus idealizadores.

“O que nós temos hoje funciona e é feito com muita dedicação por milhares de trabalhadores, técnicos e profissionais, epidemiologistas, matemáticos, médicos e enfermeiros", afirmou o ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão, que fez parte do grupo de especialistas que ajudou a propor a criação do centro.

"Mas a gente avalia que a estruturação de uma organização específica e que cuide disso em conjunto com estados e municípios, e com uma área de inteligência epidemiológica, possa dar uma solução muito mais ágil e muito mais adequada”, reforçou o ex-ministro..

Entre as vantagens desse centro, estariam a constituição de uma governança específica e de uma equipe técnica de alta qualidade, que seria permanente para atuar nessas emergências.

“Nessa nova governança você teria a oportunidade de criar um corpo técnico especializado, cobrindo as várias áreas que envolvem a questão da detecção, do manejo, do enfrentamento, da comunicação e da avaliação, evidentemente sob o controle do Ministério da Saúde e em estreita colaboração com os estados e municípios. Acho que é um salto de qualidade que o Brasil vai dar, com certeza”, disse o ex-ministro.

A expectativa do governo federal é que o centro seja criado ainda este ano, segundo a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Mariângela Simão.

“Temos um projeto de lei em andamento para instituir uma política de estado para emergência de doença – e que não fique à mercê de um gestor que resolve não reconhecer o que é evidência científica e fazer políticas fora do que é recomendado internacionalmente”, explicou durante um curso oferecido a jornalistas pelo ITpS.

“Isso ainda está sendo discutido no âmbito da Fiocruz, em uma nova Fiocruz, que teria mais agilidade para gestão desse tipo de processo”, disse a secretária.

De acordo com Gerson Penna, o Ministério da Saúde ainda está decidindo como será encaminhada essa proposta de criação do centro. Enquanto isso não ocorre, ele defende que o Brasil ainda precisa discutir a Política Nacional de Emergências de Saúde Pública e atualizar o seu arcabouço legal.

“As leis que vigoraram durante a pandemia de covid-19 foram feitas especificamente para o período e se extinguiram junto com a suspensão do estado de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (Espii). Diante de um cenário global incerto, que inclui até mesmo riscos geopolíticos, o país necessita de respostas inovadoras e duradouras com urgência. Nossa expectativa é que a discussão caminhe neste ano e que o centro comece a ser implementado em 2027”, afirmou o diretor-presidente do ITpS.

Por Elaine Patrícia Cruz - Agência Brasil

domingo, 21 de junho de 2026

ARARIPINA - TATÚ RESGATADO PELA PATRULHA AMBIENTAL E SOLTO EM LOCAL SEGURO


No último dia (05/06) a Patrulha ambiental realizou a  soltura de um Tatú, animal muito perseguido a nível nacional como iguaria, mesmo sabendo que ao matar esse animal, estão cometendo um crime ambiental, que está na lei 9.605, com multa e processo criminal e administrativo. A Patrulha Ambiental recebeu o Tatu de um morador da cidade de Araripina-PE, que encontrou próximo a sua propriedade e teve a consciência de entregá-lo para a soltura em uma área segura.
Por Fredson Paiva

Fonte - patrulha Ambiental

sábado, 20 de junho de 2026

ARARIPINA - TRANSMISSÃO AO VIVO DO SÃO JOÃO 2026 DIRETO DO PARQUE TRÊS VAQUEIROS COM A TV PÉ DE SERRA


HACKER - FALSO ALERTA DA DEFESA CIVIL ATINGIU AO MENOS 30 MILHÕES EM 8 ESTADOS


Usuários de telefonia móvel de ao menos sete estados, mais o Distrito Federal, receberam as falsas mensagens disparadas após a invasão do sistema nacional de notificações de desastres da Defesa Civil, entre a noite desta sexta-feira (19) e madrugada deste sábado (20).

Conforme a Agência Brasil apurou, uma análise preliminar aponta que os diferentes alertas chegaram a moradores de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Somadas, essas cidades reúnem cerca de 30 milhões de pessoas. Além das capitais, também foram enviados alertas para outros municípios menores nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.

Em entrevista coletiva na manhã deste sábado, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Wolnei Wolff, esclareceu que, durante a invasão ao sistema Defesa Civil Alerta, foram emitidas dez diferentes notificações.

“Foram nove mensagens emitidas pelo Cell Broadcast [sistema implantado em 2025] e 1 pelo sistema SMS [sistema utilizado desde 2014 e substituído no ano passado]”, afirmou Wolff.

O Cell Broadcast é a tecnologia que o sistema Defesa Civil Alerta utiliza para enviar mensagens de texto sobre desastres naturais e eventos climáticos extremos diretamente para os celulares da população em áreas de risco. A tecnologia permite que os alertas cheguem de forma rápida e eficiente, sem a necessidade de um aplicativo ou registro prévio.

De acordo com o secretário nacional, o primeiro alerta foi disparado para Curitiba. Pouco depois, usuários de telefonia móvel de outras localidades começaram a receber as mensagens. Além do alerta sonoro, as mensagens continham texto que mencionavam termos como “misantropia” e “invasão alienígena”, entre outras.

De acordo com o secretário, o trabalho de investigação que está sendo realizado pela Polícia Federal junto à equipe técnica da Defesa Civil vai determinar se as mensagens foram enviadas por uma pessoa ou um grupo articulado. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também está apurando o caso.

A suspeita é que a invasão ocorreu na plataforma da própria Defesa Civil nacional, responsável por emitir os alertas. Em nota, a Anatel informou que, ao que se sabe até o momento, “os alertas em questão não passaram pelos canais oficiais da plataforma técnica do sistema, operada pela ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações)”.

Veja também:




Fonte - Agência Brasil

IMUNIZANTE - MINISTÉRIO DA SAÚDE COMEÇA A VACINAR CRIANÇAS COM A PNEUMO 20


O Ministério da Saúde iniciou neste sábado (20) a aplicação da vacina pneumocócica 20-valente (VPC20), conhecida como pneumo 20, em crianças menores de 5 anos.  
O imunizante, disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), protege contra 20 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, principal causadora de doenças graves como pneumonia e meningite, responsáveis por hospitalizações, sequelas e óbitos.

A vacina irá substituir a pneumocócica 10-valente (VPC10) que protegia contra dez sorotipos da bactéria. Neste primeiro momento, a vacinação é destinada apenas a crianças, de acordo com o histórico vacinal individual e as doses já recebidas da VPC10.

“Além das crianças de até 5 anos, essa vacina vai estar disponível no SUS para os idosos acamados e idosos que têm pneumopatia crônica, e doença pulmonar crônica. Então, além de uma proteção às crianças, também gera um alívio no bolso das famílias”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O evento que marcou o início da vacinação com a pneumo 20 ocorreu na Zona Sul de São Paulo, na AMA/Unidade Básica de Saúde (UBS) Integrada Vila Prel, na região do 

Campo Limpo.

A estimativa do Ministério da Saúde é de imunizar cerca de 2 milhões de crianças em todo o país. O SUS adquiriu mais de 8 milhões de doses e já completou a distribuição aos estados e municípios.

“Estamos começando essa estratégia nacional de vacinação da pneumo 20 aqui na cidade de São Paulo, que é a nossa maior cidade do Brasil e que tem que ser a capital não só brasileira, mas a capital mundial da vacinação. Queria reforçar para os pais: procure a sua unidade básica de saúde mais próxima, onde a vacina já está disponível a todos os municípios brasileiros”, acrescentou o ministro.

Na capital paulista, a vacina estará disponível nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas até as 19h deste sábado. A partir de segunda-feira (22), a aplicação será ampliada para todas as UBSs da capital.

Proteção ampliada

Segundo o ministério, o diferencial da nova vacina é a ampliação da proteção imunológica, relacionada aos sorotipos que mais causam pneumonia invasiva, especialmente os tipos 3, 6A e 19A, sendo mais abrangente do que as formulações anteriores. A vacina também atua contra a otite média, condição que pode levar à perda auditiva e infecção generalizada.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença pneumocócica é a maior causa de mortalidade infantil por doença prevenível. No Brasil, entre 2023 e 2025, foram registrados 4,6 mil casos de meningite pneumocócica e 1,4 mil óbitos, o que representa uma taxa de letalidade superior a 30%. Entre crianças menores de 5 anos, foram 616 casos e 188 mortes no mesmo período.

Por Bruno Bocchini - Agência Brasil

ARARIPINA - EX-PREFEITA DIONÉIA LACERDA É A HOMENAGEADA DO SÃO JOÃO BOM DE VERDADE 2026


A Prefeitura de Araripina presta uma homenagem especial à ex-prefeita Dra. Dionéia Lacerda durante o São João Bom de Verdade 2026. A médica e ex-gestora municipal foi escolhida como a personalidade homenageada desta edição dos festejos juninos, tendo sua caricatura integrada à decoração do Parque Três Vaqueiros, espaço que recebe milhares de visitantes durante o evento.

A homenagem segue uma tradição da gestão municipal de reconhecer personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Araripina e ajudaram a construir a história do município.

Dra. Dionéia Lacerda entrou para a história como a primeira mulher eleita prefeita de Araripina e continua sendo a única mulher a ocupar o cargo até os dias atuais. À frente da administração municipal entre os anos de 1993 e 1996, destacou-se pelo trabalho desenvolvido em diversas áreas e pela forte ligação com a população.
Além da sua trajetória na vida pública, Dionéia também tem seu nome ligado diretamente à história dos festejos juninos do município. Foi em 1993, no primeiro ano de seu mandato, que Araripina realizou o São João Danado de Bom, evento que marcou o início das celebrações juninas organizadas pelo poder público municipal e que se transformaram em uma das maiores tradições culturais da região.

Ao homenagear Dra. Dionéia Lacerda, a Prefeitura de Araripina reconhece a importância de sua contribuição para o fortalecimento da cultura local e para o desenvolvimento do município.

“Parabéns, Dra. Dionéia Lacerda, por sua trajetória, dedicação e legado. Araripina reconhece todo o seu trabalho e guarda com carinho sua história, que permanece viva no coração do povo araripinense”, destaca a gestão municipal.

EUA - MATHEUS CUNHA BRILHA, BRASIL VENCE HAITI E DESENCANTA NA COPA DO MUNDO


O Brasil, enfim, desencantou na Copa do Mundo. Na noite desta sexta-feira (19), a seleção verde e amarela não teve maiores dificuldades para vencer o Haiti por 3 a 0, na partida que encerrou a segunda rodada do Grupo C, todo ele sediado nos Estados Unidos.

Com o triunfo na Filadélfia diante de mais de 68 mil torcedores, os brasileiros somam os mesmos quatro pontos de Marrocos, que, mais cedo, superou a Escócia por 1 a 0 em Boston, mas fica à frente pelo saldo de gols. Os escoceses, com três pontos, aparecem em terceiro e os caribenhos, ainda zerados, estão na lanterna.

Uma das apostas de Carlo Ancelotti para esta sexta, Matheus Cunha fez valer a confiança do treinador e marcou duas vezes. O também atacante Vinícius Júnior foi outro a se destacar. O camisa 7 se envolveu em 100% dos gols da seleção brasileira na Copa até o momento.

Em situação mais tranquila, o Brasil decide o futuro na próxima quarta-feira (24). Às 19h (horário de Brasília), a seleção verde e amarela enfrenta a Escócia. No mesmo dia e horário, o Haiti pega Marrocos em Atlanta. Os dois primeiros colocados avançam, mas vale lembrar que os oito melhores terceiros entre os 12 grupos também se classificam.

Vitória ao natural

Como adiantado por Ancelotti na entrevista coletiva da última quinta-feira (18), o Brasil foi a campo com mudanças em relação ao empate por 1 a 1 com Marrocos, sábado passado (13), em Nova Jersey. Na lateral direita, Danilo assumiu o lugar do zagueiro Ibañez, enquanto Matheus Cunha foi escolhido para atuar ao lado de Vinícius Júnior e Raphinha no ataque, deixando Igor Thiago no banco.

Marcando a partir do círculo central com nove dos dez jogadores de linha, deixando somente o atacante Frantzdy Pierrot solto, o Haiti tentava diminuir os espaços do Brasil à frente. E a estratégia funcionou bem nos primeiros minutos, em meio à lentidão do ataque canarinho, que pouco se movimentava para mexer com o posicionamento dos adversários.

Ainda assim, em duas oportunidades, Raphinha ficou perto de tirar o zero do placar. Aos 11, o volante Bruno Guimarães tocou por cima da zaga e encontrou o atacante livre, dentro da área pela esquerda, para finalizar. A rede balançou, mas o brasileiro estava impedido.

Dez minutos depois, Raphinha recebeu novamente passe açucarado de Bruno Guimarães, desta vez, pelo meio. Cara a cara com Johny Placide, o camisa 11 - novamente em posição irregular - encobriu o goleiro haitiano, mas a bola saiu à direita da trave.

O alívio veio aos 22 minutos. No rebote de um chute de Vinícius Júnior dentro da área pela esquerda, o zagueiro Hannes Delcroix tentou afastar, mas a bola explodiu em cima de Matheus Cunha e, vagarosa, parou nas redes do Haiti. O gol foi creditado ao atacante brasileiro. Na comemoração, o primeiro a abraçá-lo efusivamente foi justamente Igor Thiago.

O gol desmontou a estratégia haitiana e o jogo ficou à feição do Brasil. Aos 32, Lucas Paquetá desarmou o atacante Josue Casimir na intermediária e Vinícius Júnior achou Matheus Cunha às costas da marcação, desorganizada. O camisa 9 entrou na área pela esquerda e bateu forte, marcando o segundo dele na partida.

Nos acréscimos, foi a vez de Vinícius Júnior anotar o dele. Aos 48 minutos, novamente aproveitando espaços atrás da linha defensiva haitiana, Lucas Paquetá lançou o atacante, que superou o zagueiro Ricardo Adé na velocidade e concluiu na saída de Placide. Nada melhor do que balançar as redes no jogo número 500 da carreira.

A nota negativa do primeiro tempo foi a lesão de Raphinha. Aos 38 minutos, o atacante sentiu dores musculares e sentou inconsolável no gramado, recebendo apoio dos companheiros. Até mesmo Alisson saiu do gol brasileiro para consolar o companheiro de seleção, que deu lugar a Rayan.

Queda de ritmo

Na etapa final, o Brasil seguiu tendo espaços, mas pecando na conclusão das jogadas. O Haiti se lançou ao ataque e assustou aos 17 minutos. Após cobrança de escanteio pela esquerda, Adé superou Marquinhos pelo alto. Alisson defendeu parcialmente a cabeçada e Danilo, em cima da linha, antecipou-se ao lateral Jean-Kevin Duverne para afastar o perigo.

Para refrescar o ataque brasileiro, Ancelotti trocou Lucas Paquetá e Matheus Cunha por Gabriel Martinelli e Endrick. Este último, muito pedido pela torcida, foi ovacionado ao entrar em campo, e foi o primeiro que quase marcou o quarto gol a Amarelinha. Aos 22 minutos, na sequência de uma troca rápida de passes pela esquerda na entrada da área, Gabriel Martinelli recebeu passe de calcanhar de Vinícius Júnior e acertou o travessão.

Aos 32, foi a vez de Endrick ficar no quase. Ele invadiu a área pela direita, recebeu de Rayan e chutou por entre as pernas de Placide. O atacante saiu comemorando, mas o gol foi anulado por impedimento.

Aproveitando a boa vantagem no marcador e o ritmo lento da etapa final, o técnico do Brasil efetuou as duas últimas trocas, tirando Bruno Guimarães e Vinícius Júnior para as entradas de Danilo Santos e Éderson. O último, nos acréscimos, poderia ter aumentado a fatura após cruzamento rasteiro de Gabriel Martinelli, mas o volante, na pequena área, teve a conclusão bloqueada por Delcroix. Nada, porém, que alterasse o rumo da partida. Depois de oito jogos, o Brasil, enfim, voltou a encerrar um compromisso sem ser vazado.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

ARARIPINA - TRANSMISSÃO AO VIVO DO SÃO JOÃO 2026 DIRETO DO PARQUE TRÊS VAQUEIROS COM A TV PÉ DE SERRA

 

ARARIPINA - SÃO JOÃO TERMINA NESTE SÁBADO 20/06 COM GRANDES ATRAÇÕES NO PARQUE TRÊS VAQUEIROS - CONFIRA!


DIAP - HUMBERTO COSTA CONSOLIDA LIDERANÇA NACIONAL E ENTRA PELA 16ª VEZ CONSECUTIVA NA LISTA DOS PARLAMENTARES MAIS INFLUENTES DO CONGRESSO


O senador Humberto Costa (PT-PE), 2º vice-presidente do Senado Federal, foi reconhecido, pelo 16º ano consecutivo, como um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. O nome do senador integra a tradicional lista "Cabeças do Congresso Nacional", elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), que reúne os 100 deputados e senadores de maior protagonismo na atividade legislativa brasileira.

Por 16 anos seguidos, Humberto é o senador pernambucano que mais vezes integrou a lista dos "Cabeças do Congresso", consolidando uma trajetória de influência e protagonismo no Parlamento. Desde o início de seu primeiro mandato no Senado, em 2011, ele figura ininterruptamente entre os congressistas de maior destaque na atuação legislativa nacional.

O levantamento do DIAP identifica os parlamentares que exercem maior influência sobre o processo legislativo, considerando critérios como capacidade de articulação política, formulação de propostas, negociação, liderança nos debates e formação de consensos.

Para Humberto Costa, o reconhecimento é resultado de uma atuação pautada pelo diálogo e pela defesa dos interesses de Pernambuco e do Brasil. "Recebo esse reconhecimento com muita responsabilidade. É a confirmação de que nosso mandato segue atuando com seriedade, diálogo e compromisso para defender Pernambuco, fortalecer a democracia e construir soluções para melhorar a vida da população", disse o senador.


Além da intensa atuação no Congresso Nacional, Humberto Costa cumpre, nesta semana, uma extensa agenda pelo interior de Pernambuco. Em quatro dias, o senador percorrerá dez municípios para encontros com lideranças, visitas institucionais e participação em eventos populares.

Depois de passar por Bonito, Bezerros e Bom Conselho, no Agreste, Humberto segue nesta sexta-feira (19) para Araripina, no Sertão. No sábado (20), a agenda inclui Ouricuri, Parnamirim, Mirandiba, Serra Talhada e Sertânia. A programação será encerrada no domingo (21), em Arcoverde, com a participação do senador na tradicional Caminhada do Forró, um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural da região.

Foto - Roberto Stuckert Filho

PETROLINA - SÃO JOÃO COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA 19/06 NO PÁTIO ANA DAS CARRANCAS - VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA


Com uma mistura de ritmos e reunindo nomes como Gusttavo Lima, João Gomes, Marisa Monte, Ivete Sangalo e Xand Avião, o Pátio Ana das Carrancas inicia nesta sexta-feira (19) a maratona de shows do São João de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A festa segue até o dia 27. 
A expectativa da prefeitura é de que cerca de 1 milhão de pessoas passem pelo pátio durante as nove noites de evento.



Além do palco principal, o espaço conta com aproximadamente 300 banheiros químicos, dez restaurantes, 25 bares e oito lanchonetes. O local também possui portarias de acesso, telões de LED, geradores e modernos equipamentos de iluminação e sonorização. Para atender o público, vários serviços serão ofertados nas áreas de transporte, acessibilidade, saúde e segurança. Veja os detalhes abaixo.

Programação

19 de junho (sexta-feira): Leonardo, Natanzinho Lima, Rey Vaqueiro, Seu Desejo, Michele Andrade e Pv Calado

20 de junho (sábado): Gusttavo Lima, Pablo, Zé Vaqueiro, Jonas Esticado, Toque Dez e Trio Granah

21 de junho (domingo): Marisa Monte, João Gomes, Dorgival Dantas, Waldonys, Lucy Alves e Fabiana Santiago

22 de junho (segunda-feira): Joelma, Limão com Mel, Mano Walter, Silvânia & Berg, Filho do Piseiro e Priscila Senna

23 de junho (terça-feira): Matheus e Kauan, Henry Freitas, Tarcísio do Acordeon, Hugo e Guilherme, Iguinho & Lulinha e Pedro Libe

24 de junho (quarta-feira): Luan Santana, Ivete Sangalo, Léo Santana, Mari Fernandez e Vitor Fernandes

25 de junho (quinta-feira): Xand Avião, Bruno & Marrone, Thiaguinho, Felipe Amorim, Lipe Lucena e Elisson Castro

26 de junho (sexta-feira): Wesley Safadão, Simone Mendes, Menos é Mais, Eric Land, Raphaela Santos e Ana Costa

27 de junho (sábado): Henrique e Juliano, Nattan, Léo Foguete, Calcinha Preta, Grelo e Patrick Costa

Transporte – Expresso do Forró


São João de Petrolina terá pontos específicos para embarque e desembarque de passageiros — Foto: Deivid Menezes

A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) definiu os pontos de embarque e desembarque no Pátio Ana das Carrancas. O serviço gratuito Expresso do Forró contará com dois pontos.

Um deles funcionará na Praça da Sementeira, atendendo moradores dos bairros Vivendas, Monsenhor Bernardino, Vila Marcela, Vila Eduardo, Henrique Leite, Fernando Idalino e comunidades vizinhas.

O segundo ponto ficará no cruzamento da avenida Sete de Setembro com a avenida Fernando Farias (Estrada das Bananas). Ele atenderá usuários de bairros como São Gonçalo, Cohab Massangano, Cosme e Damião, Quati, João de Deus, Nova Vida, Pedra Linda, José e Maria, Santa Luzia, Dom Avelar, Areia Branca e região do River Shopping.

Para táxis, mototáxis e veículos por aplicativo com alvará 2026, os pontos oficiais ficarão na via de acesso ao camarote e na lateral do posto de combustíveis, no cruzamento das avenidas da Integração e das Nações.

Segurança

O evento terá um trabalho integrado com cerca de 750 agentes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e segurança privada.

O pátio e as vias de acesso serão monitorados por câmeras com reconhecimento facial e leitura de placas. Também haverá uma Central de Inteligência e Monitoramento e pontos fixos de segurança. O patrulhamento diário será reforçado por viaturas e motocicletas da Guarda Civil Municipal.

Enfrentamento à violência contra a mulher


Enfrentamento da violência contra a mulher em Petrolina — Foto: Ascom PMP

A campanha “São João Sem Violência” estará no pátio entre os dias 19 e 27 de junho. O objetivo é levar informação, orientação e divulgar os canais de denúncia do município.

Equipes da prefeitura farão abordagens educativas e distribuirão material informativo. A iniciativa busca incentivar denúncias e garantir um ambiente de respeito e segurança para as mulheres.

Acessibilidade

Pessoas com deficiência inscritas previamente poderão acessar o Lounge da Acessibilidade. A distribuição das vagas varia conforme o dia: 30 vagas no dia 19; 20 no dia 20; 40 vagas diárias entre 21 e 24; 30 no dia 25; e 20 vagas diárias nos dias 26 e 27.

Saúde

o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) contará com um posto avançado no Pátio Ana das Carrancas, equipado com ambulância, médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e condutor socorrista, garantindo atendimento rápido aos casos de urgência e emergência.

O reforço durante o São João se soma ao trabalho permanente do SAMU, que funciona 24 horas por dia, durante os 365 dias do ano, prestando assistência à população. Além do posto no principal polo da festa, as equipes permanecerão de prontidão para atender outros pedidos que podem acontecer no município.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) também participará da programação com ações de educação em saúde sexual e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Durante os nove dias de festa, serão realizadas orientações ao público e distribuição gratuita de preservativos e gel lubrificante.

Fonte - G1/Petrolina