ARARIPINA

ARARIPINA

quarta-feira, 24 de junho de 2026

NOVA FUNÇÃO - PIX POR APROXIMAÇÃO PASSA A MOSTRAR SALDO ANTES DO PAGAMENTO


O Pix por aproximação ganhou uma nova etapa de integração com o open finance (compartilhamento legal de dados entre instituições financeiras). Desde segunda-feira (22), os usuários podem autorizar o compartilhamento de informações de saldo e limite da conta para visualizar esses dados antes de concluir um pagamento por meio de carteiras digitais.

A novidade, chamada pelo Banco Central (BC) de “jornada otimizada”, busca reduzir falhas causadas por falta de saldo e tornar o processo de pagamento mais rápido. A funcionalidade é opcional e depende da autorização ativa do cliente.

Com a mudança, ao conectar uma conta bancária a uma carteira digital ou autorizar movimentações automáticas via open finance, o consumidor poderá consultar, na tela, informações como:

saldo disponível em conta;

limite autorizado para transações;

possibilidade de conclusão do pagamento antes da confirmação.

Nova experiência

Segundo o Banco Central, a atualização reúne em uma única etapa procedimentos que antes eram separados: o consentimento para compartilhar dados e a autorização para vincular a conta ao serviço de pagamento.

A medida vale para duas modalidades dentro do open finance:

quando o cliente vincula uma conta bancária a uma instituição iniciadora de pagamento, incluindo o Pix por aproximação;

quando autoriza transferências automáticas entre contas do próprio titular, chamadas de transferências inteligentes.

O chefe de Subunidade no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) do BC, Matheus Rauber, afirmou que a mudança pode abrir espaço para novas soluções financeiras.

“Bancos e empresas podem criar novos produtos com essa funcionalidade, tanto vinculados a pagamentos com débito em conta como relacionados a checkout mais fluido, com características de menor abandono de pagamento e de conclusão mais rápida da compra”, disse.

Controle do cliente

O compartilhamento dos dados não pode ser ativado automaticamente. O usuário precisa selecionar essa opção durante o processo de autorização. “Qualquer que seja a solução ofertada, deve estar claro para o cliente a finalidade de uso dessas informações. Como em qualquer compartilhamento de dados, é importante que o cliente sempre verifique de que forma essa informação será utilizada”, afirmou Rauber.

O consentimento pode ser cancelado a qualquer momento. O consumidor pode interromper apenas a exibição de saldo e limite ou encerrar também a vinculação da conta para pagamentos.

Segurança digital

O Banco Central reforça que o open finance exige consentimento explícito, autenticação forte (em várias etapas) e participação apenas de instituições autorizadas. “A possibilidade de visualização de saldos e limites disponíveis serve para melhorar a experiência do pagamento”, informou a autoridade monetária.

Segundo o BC, a nova etapa deve ajudar a diminuir transações recusadas por saldo insuficiente e estimular novos modelos de pagamentos digitais no país. O Pix por aproximação continua em expansão como parte da estratégia do Banco Central para integrar pagamentos instantâneos, carteiras digitais e serviços financeiros dentro do open finance.

Veja também:




Fonte - Diário de Pernambuco

ELEIÇÕES 2026 - JOÃO CAMPOS APROVEITA VÉSPERA DE SÃO JOÃO PARA VISITAR CIDADE REDUTO DE RAQUEL LYRA


O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB), esteve, nesta terça-feira (23), em Caruaru, no Agreste. O líder da Frente Popular percorreu o Alto do Moura acompanhado de apoiadores, recebeu manifestações da população e reforçou sua presença política em um dos principais redutos eleitorais da governadora Raquel Lyra (PSD). A cidade se soma a uma lista de polos juninos visitados pelo ex-prefeito do Recife nos últimos dias, a exemplo de Araripina, Serra Talhada e Arcoverde.

O socialista passou pelo Alto do Moura e a Casa-Museu Mestre Vitalino. “Estou aqui no Alto do Moura vendo essa maravilha da cultura pernambucana e nordestina. Viva o Mestre Vitalino, o verdadeiro rei do barro, que através de sua arte deu significado à luta do povo do Nordeste brasileiro. Mestre Vitalino é um patrimônio da cultura pernambucana e nordestina”, declarou João.

O pré-candidato esteve acompanhado de nomes da política de Caruaru, como os ex-prefeitos José Queiroz e Tony Gel, a ex-deputada Laura Gomes e os pré-candidatos a deputados Delegado Lessa (Republicanos), Dilson Oliveira (PSB) e Vitinho Maia (PSB). Também estiveram presentes o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), os prefeitos Ruben Lima (Panelas), Josué Mendes (Agrestina) e Josafá Almeida (São Caetano), as deputadas federais Tabata Amaral (PSB) e Maria Arraes (PSB), o deputado federal Pedro Campos (PSB) e lideranças de outros municípios.

Mais cedo, João Campos também esteve em Gravatá. Acompanhado de apoiadores, ele passou por ruas do centro do município e percorreu os corredores do mercado público, conversando com a população.

Fonte - Diário de Pernambuco

terça-feira, 23 de junho de 2026

MEDIDA - GOVERNO ENVIARÁ PROJETO À CÂMARA PARA AUMENTAR LIMITE DO MEI


O governo federal se comprometeu a enviar, nesta quarta-feira (24), à Câmara dos Deputados, um projeto de lei (PL) para aumentar o limite de faturamento dos microempreendedores individuais (MEIs), atualmente fixado em R$ 81 mil de receita anual, ou R$ 6.750 ao mês.

A medida deve ainda elevar o limite de contratados pelo MEI para, pelo menos, dois funcionários. Hoje, o limite é de um funcionário com carteira assinada. O ministro das relações institucionais, José Guimarães, afirmou que o governo está em processo de construção da proposta de mudanças para os MEIs.

“Será encaminhado ao Congresso [projeto] alterando o limite do MEI que vai beneficiar os microempreendedores de todo o país. Será uma conquista enorme para os pequenos empreendedores”, disse, em rede social.

O governo tem argumentado que o teto do MEI está sem reajuste há anos, o que prejudica o desenvolvimento dos negócios. O último reajuste ocorreu em janeiro de 2018. Nesta terça-feira (23) Guimarães se reuniu com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o ministro do Planejamento, Bruno Moretti, para discutir a tramitação da matéria.

Motta afirmou que o texto deve ser discutido em comissão especial antes de seguir ao plenário. Segundo ele, o texto do Executivo chega à Casa amanhã. “Estamos buscando um texto que garanta o equilíbrio fiscal e atenda a necessidade dos microempreendedores”, disse.

Os trabalhadores autônomos que conseguem se enquadrar nos limites de faturamento do MEI tem vantagens em relação a tributos e encargos previdenciários. Se o faturamento superar o teto atual de R$ 81 mil anual, o autônomo passa a ser enquadrado como microempresário (ME), sendo tributado pelo regime do Simples Nacional.

Comissão da Câmara

Na Câmara, já há uma comissão especial que discute o Projeto de Lei Complementar (PLP) 108 de 2021, de autoria do senador Jayme Campos (União-MT), já aprovado no Senado.

O projeto propõe aumentar o teto de receita do MEI para R$ 130 mil, além de prever mudanças no regime do Simples Nacional.

Veja também:




PEC da 6x1

A proposta de reenquadramentos dos MEIs ganhou força durante a tramitação, na Câmara, da proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala 6x1 e reduz a jornada de trabalho das atuais 44 horas para 40 horas semanais.

Como a PEC 221 de 2019 reduz a jornada de trabalhadores, as lideranças partidárias e do governo passaram a articular mudanças no MEI para permitir mais contratações nesse regime tributário simplificado.

Aprovada na Câmara dia 27 de maio, a PEC do fim da 6x1 segue travada no Senado pelo presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre (União-AP).

Fonte - Agência Brasil

REGRA - INSS AMPLIA EXIGÊNCIA DE BIOMETRIA PARA CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que vai ampliar a exigência de cadastro biométrico para a concessão de benefícios previdenciários e assistenciais, como aposentadorias, auxílios e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). 
A regra, publicada nesta terça-feira (23) no Diário Oficial da União, servirá para confirmar a concessão do benefício.

A diretriz determina a exigência do cadastro biométrico para os requerimentos de benefícios previdenciários e assistenciais realizados a partir de 21 de novembro de 2025.

Agora, quem for realizar o pedido do benefício deverá comprovar a existência de registro biométrico em uma das seguintes bases oficiais do governo:

Carteira de Identidade Nacional (CIN);
Título Eleitoral; ou
Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O objetivo é confirmar a identidade do beneficiário e impedir que terceiros recebam valores de forma indevida. Vale lembrar que a exigência já era aplicada desde 1º de setembro de 2024 nos requerimentos de BPC-Loas.

Pela portaria ficam dispensados da apresentação do registro biométrico:

pessoas com idade superior a 80 anos, bastando a confirmação no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) ou apresentação de documento de identificação válido com foto;

migrantes, refugiados ou apátridas, com protocolo de solicitação de refúgio, protocolo de solicitação de reconhecimento de apátrida ou com Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM);

residentes no exterior, que apresentem declaração consular, declaração de residência, com Apostila de Haia ou acordo internacional de previdência; ou requerimento de benefício feito por meio organismo de ligação previsto em acordo internacional de previdência;

pessoas com impossibilidade de deslocamento por período superior a 30 trinta dias em razão de motivo de saúde ou deficiência, mediante apresentação de atestado médico emitido nos últimos 30 dias de sua apresentação, que declare expressamente a impossibilidade de deslocamento e o respectivo prazo;

pessoas que residem em localidade de difícil acesso, mediante apresentação de atestado de residência firmado por autoridade policial ou judicial, notificação do Imposto de Renda (IR) do último exercício ou recibo da declaração de IR referente ao exercício em curso, contrato de locação em que figure como locatário o requerente, cônjuge ou companheiro(a), filhos ou representante legal; conta de luz, água, gás ou telefone, em nome do requerente, cônjuge ou companheiro(a), filhos ou representante legal, emitidos há menos de 30 (trinta) dias do pedido do benefício; ou declaração de residência em local de difícil acesso registrada no CadÚnico.

Além disso, a portaria diz ainda que são isentos da obrigatoriedade do registro biométrico requerentes dos benefícios de salário-maternidade; benefício por incapacidade; ou pensão por morte.

Por Luciano Nascimento - Agência Brasil

EL NIÑO - IBGE APRESENTA FERRAMENTA PARA PREVENIR DESASTRES


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou nesta terça-feira (23) o Singed Lab Desastres. A finalidade é preparar gestores públicos e privados para enfrentar impactos das mudanças climáticas, com foco na estratégia nacional de atenção ao El Niño – fenômeno que deve ganhar força ao longo de 2026. O sistema começará a funcionar em 1º de julho.

Este ano, por conta desse movimento, o inverno deverá ter temperaturas mais elevadas no Brasil. El Niño significa O Menino em espanhol e se caracteriza pelo aumento da temperatura na parte equatorial do Oceano Pacífico. O nome é um apelido dado por pescadores do Peru e do Equador ao aquecimento das águas, em referência ao Niño Jesus ou Menino Jesus.

O IBGE quer aumentar a produção de dados voltados à prevenção e à mitigação de desastres. Para o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, a ferramenta servirá para que o país possa agir antecipadamente.

"O Singed Lab Desastres inaugura uma nova fronteira para o Estado brasileiro: usar inteligência territorial e estatística não apenas para contar perdas, mas para evitar que elas aconteçam.”

Na formação preventiva, os gestores serão capacitados a identificar informações indispensáveis sobre seu município para atuar no momento do desastre.

Durante a ocorrência, o Singed Lab Desastres vai disponibilizar de forma virtual pacote de dados diversos sobre, por exemplo, a existência de população em áreas de risco. O programa também pode identificar manchas de inundação, população e domicílios afetados. O objetivo é que cada município tenha sua própria Comissão de Prevenção de Desastres – grupo treinado em dados para atuação em situações adversas.

Por Ana Cristina Campos - Agência Brasil

SELO "A" EM TRANSPARÊNCIA FISCAL - GESTÃO EVILÁSIO MATEUS E BRINGEL FILHO COLOCA ARARIPINA ENTRE OS 100 MUNICÍPIOS MAIS TRANSPARENTES DO BRASIL


A Prefeitura de Araripina, sob a gestão do prefeito Evilásio Mateus e do vice-prefeito Bringel Filho, conquistou o Selo A de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, reconhecimento concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional aos municípios que alcançam os mais elevados padrões de transparência, consistência e qualidade na prestação de informações fiscais e contábeis ao Governo Federal.

Além da certificação máxima, Araripina alcançou um resultado de destaque no cenário nacional. Entre os 5.569 municípios brasileiros avaliados, o município ficou na 94ª colocação, garantindo lugar entre as 100 cidades com melhor desempenho em transparência e qualidade das informações contábeis e fiscais do país.

A certificação é resultado da avaliação realizada por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), que analisa critérios rigorosos relacionados à qualidade dos dados enviados pelos municípios, ao cumprimento dos prazos legais, à conformidade com as normas de contabilidade pública e à transparência das informações disponibilizadas aos órgãos de controle e à sociedade.

“Receber o Selo A do Tesouro Nacional e ver Araripina entre os 100 municípios mais bem avaliados do Brasil é uma conquista que nos enche de orgulho. Esse resultado mostra que estamos construindo uma gestão séria, transparente e comprometida com a correta aplicação dos recursos públicos. É o reconhecimento do trabalho de toda a nossa equipe”, destacou o prefeito.

O Selo A é concedido aos municípios que apresentam excelência na qualidade das informações contábeis e fiscais encaminhadas ao Tesouro Nacional, refletindo uma gestão comprometida com a transparência, a responsabilidade fiscal e a eficiência administrativa.

A conquista também fortalece a imagem institucional de Araripina perante órgãos federais, instituições financeiras e organismos de controle, demonstrando a capacidade do município de manter suas contas organizadas e alinhadas às melhores práticas da administração pública.

Com esse reconhecimento nacional, a gestão Evilásio Mateus e Bringel Filho reafirma seu compromisso com a transparência, a responsabilidade na gestão dos recursos públicos e a construção de uma administração cada vez mais eficiente, moderna e voltada para o desenvolvimento de Araripina.

SAÚDE - SUS VOLTA A APLICAR DUAS DOSES DE REFORÇO DA VACINA CONTRA A PÓLIO


A partir de agosto, todas as crianças de 4 anos vão receber mais uma dose de reforço da vacina contra a poliomielite. Com isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) volta a oferecer o esquema que era feito até 2024, mas agora exclusivamente com a vacina injetável.

Até aquele ano, todas as crianças recebiam três doses da vacina injetável, feita com o vírus inativado. E, posteriormente, duas doses de reforço com a vacina oral, de vírus enfraquecido, a famosa gotinha.

No entanto, como em situações muito raras, o vírus atenuado da vacina oral pode sofrer mutações e provocar a doença, o Ministério da Saúde decidiu utilizar exclusivamente a vacina injetável, suprimindo a segunda dose de reforço.

Com a mudança mais recente, o esquema volta a ser: 

Três doses aos 2, 4 e 6 meses para conferir proteção básica;
Duas doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos de idade, para complementar a prevenção.

Nas cinco ocasiões serão aplicadas a vacina inativada injetável. Todas as crianças menores de 5 anos que não tiverem recebido as cinco doses devem ser levadas ao posto de saúde para verificar a necessidade de atualização vacinal.

A mudança no esquema de vacinação foi decidida após reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações e comunicada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em uma nota técnica na semana passada. Ela passa a valer a partir do dia 3 de agosto.

A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBI), Isabela Ballalai, explica que o reforço é necessário porque a proteção conferida pela vacina cai com o passar do tempo. Logo, as doses adicionais garantem que ela permaneça alta.

"A pólio está controlada entre nós. No entanto, a situação mundial vem apresentando surtos localizados que preocupam e aumentam o risco de chegar ao país. Então é melhor manter o esquema de dois reforços. Este é o padrão da Organização Mundial de Saúde", complementa.

Ainda de acordo com Isabela Ballalai, a vacina é recomendada aos menores de 5 anos porque essa é a faixa etária que têm maior risco de desenvolver quadros graves após a infecção pelo vírus. No entanto, em situações de surto, os adultos também podem ser vacinados.

O Brasil não registra casos de poliomielite há 37 anos e em 1994 recebeu o certificado de área livre de circulação do vírus. No entanto, apesar de estar erradicado em grande parte do globo, o vírus da polio ainda circula em alguns países e a vacinação é a única forma de prevenir a doença e evitar que ela volte a causar surtos, como foi no passado.

Entre os anos de 1968 e 1989 o Brasil registrou mais de 26 mil infecções por pólio. Geralmente o vírus causa sintomas leves, mas ele pode atingir o sistema nervoso central e causar paralisia e morte. Por isso, a poliomielite também é chamada de "paralisia infantil".

Por Tâmara Freire - Agência Brasil

EMENDAS - HUMBERTO COSTA ENTREGA RETROESCAVADEIRA EM NAZARÉ DA MATA E GARANTE APOIO EM SÃO LOURENÇO DA MATA


O senador Humberto Costa (PT) entregou, nesta segunda-feira (22), mais uma retroescavadeira ao município de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A entrega contou com a presença da prefeita Aninha da Ferbom e de vereadores do município, e marca a segunda máquina adquirida com emendas do parlamentar em um intervalo de apenas dois meses.

O município também recebeu um ônibus de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), conquistado por indicação de Humberto Costa junto ao governo federal, ampliando o acesso da população a serviços de saúde especializados em outras regiões do estado.

Ainda na cidade, Humberto visitou o recém reformado Mercado Municipal, e se comprometeu com a população a levar novos investimentos ao espaço público.

“Nazaré da Mata merece investimento de verdade, e é isso que estamos fazendo. Cada máquina entregue representa estradas mais transitáveis, obras que saem do papel e qualidade de vida para o povo desta cidade. Vamos continuar trabalhando para que Pernambuco receba o que lhe é de direito”, afirmou o senador.

Humberto conquista apoio na RMR
Mais cedo, Humberto Costa esteve reunido com o prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca, que declarou apoio à reeleição do parlamentar ao Senado Federal, ao lado de 13 vereadores do município. O encontro reforça a articulação política de Humberto na Região Metropolitana do Recife e amplia a base de aliados para 2026.

“O apoio do prefeito Vinícius Labanca e dos parlamentares de São Lourenço nos alegra e nos dá mais confiança para seguir em frente. A gente vai seguir juntos, porque Pernambuco precisa de pessoas comprometidas com o que realmente importa: a vida das pessoas”, disse Humberto Costa.

Véspera de São João na Mata Sul e no Recife

Nesta terça-feira (23), véspera de São João, Humberto inicia a agenda em Ribeirão, na Mata Sul, onde faz a entrega de um trator. Depois, segue para um encontro com lideranças em Palmares e, em seguida, entrega uma patrol em São Benedito do Sul. A agenda se encerra no Sítio da Trindade, no Recife, onde Humberto participa da festa de São João da cidade ao lado do time de Lula em Pernambuco.

Fotos: Ilana Costa

ARARIPINA - PREFEITURA DECRETA FERIADO DE SÃO JOÃO NESTA QUARTA 24 DE JUNHO


A Prefeitura de Araripina atribuiu feriado municipal nesta quarta-feira (24) em reconhecimento às festividades, em louvor a São João, abrangendo todas as repartições públicas municipais e entidades de administração direta e indireta. A busca pela decisão proporciona aos servidores e cidadãos um momento dedicado à comemoração da data festiva, demonstrando o compromisso da gestão municipal com a valorização das tradições que formam a identidade.

Para garantir que a população continue assistida, os serviços essenciais funcionarão normalmente sob eficácia direta de cada secretário, que organizará os plantões em conformidade com as demandas específicas. Este planejamento garante que as atividades indispensáveis ao interesse público mantenham sua regularidade, promovendo equidade no atendimento à cidade.

A medida representa o cuidado da administração no direito à crença de seus colaboradores, apoiando a importância das manifestações culturais e religiosas que caracterizam nossa região. A gestão municipal compreende que momentos como este valoriza o bem-estar coletivo e a coesão social, elementos fundamentais para uma sociedade mais justa.

NORDESTE - COPA MARIA BONITA ANUNCIA SEGUNDA EDIÇÃO EM NOVEMBRO


Após o sucesso da primeira edição, que marcou o calendário esportivo e revelou o potencial do futebol feminino do Nordeste, a nova edição da Copa Maria Bonita acontece em Pernambuco, de 12 a 21 de novembro. O campeonato conta com apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Federação Pernambucana de Futebol.

Em 2025, a grande final entre Fortaleza e Sport foi transmitida pela TV Globo e alcançou uma audiência de 1,5 milhão de telespectadores em Pernambuco e no Ceará. A decisão também contou com transmissão em todo Nordeste, menos na Bahia.

Denis Perucci, idealizador da competição, explica que, para 2026, a expectativa é elevar ainda mais o patamar apresentado dentro e fora de campo. “O futebol feminino vive um momento único no Brasil e o Nordeste tem um potencial enorme de crescimento. A Maria Bonita nasce justamente para ocupar esse espaço, valorizar nossas atletas e construir algo consistente para o futuro”.

A segunda edição busca estabelecer e conectar o Nordeste ao futuro do futebol feminino, apresentando atletas e gerando oportunidades no cenário esportivo. Haverá transmissão do campeonato em TV aberta, TV fechada e streamings, ampliando o alcance do torneio também no cenário nacional.


Este ano, como parte do processo de integração e expansão, a Copa dá início ao seu primeiro projeto social, voltado para o desenvolvimento de jovens meninas em situação de vulnerabilidade. A ação ocorre em parceria com o Instituto Ademar Júnior, que já realiza há quatro anos um trabalho de inclusão com meninos por meio da modalidade, na comunidade do Socorro, em Jaboatão dos Guararapes.

Agora o projeto também atenderá meninas de 13 a 21 anos, oferecendo treinamento de futebol duas vezes por semana, acompanhamento nutricional e psicológico, orientações sobre saúde da mulher, educação financeira e desenvolvimento pessoal.

“O projeto prevê conexão com clubes da região, possibilitando que as meninas que se destacarem possam seguir carreira no esporte, com suporte adequado”, destaca Denis.

Nesta edição, a Copa promove o lançamento da campanha “O Nordeste veste Copa Maria Bonita”, que busca conectar futebol, moda e cultura. A iniciativa envolve a criação de camisetas exclusivas, representando os nove estados nordestinos, desenvolvidas a partir de uma identidade visual única com narrativa que contempla a diversidade, cultura e força coletiva da região.

O conceito visual do projeto e as estampas foram desenvolvidos pela designer Mariana Melo, responsável por criar uma leitura contemporânea da identidade nordestina, integrada a elementos culturais dos estados e da Copa.

“Fiquei muito feliz com o convite de poder ilustrar e trazer um pouco de moda para um campeonato de futebol feminino. Foi uma realização poder pensar em como representar os estados do Nordeste de uma forma pouco usual, saindo dos temas centrais mais comuns e por isso trouxe o mar, o cardume de peixes, como conceito principal, lembrando união e coletividade”, comenta Mariana.

Copa Maria Bonita revela potencial do futebol feminino

A primeira edição da Copa Maria Bonita reuniu mais de 250 atletas e profissionais ao longo de 12 partidas realizadas na Arena de Pernambuco. O Fortaleza foi o time vitorioso, conquistando o título em uma partida equilibrada em que venceu o Sport por 1 a 0.

Durante os dez dias de competição, o campeonato registrou 48 gols, alcançando uma média de quatro gols por jogo, consolidando o torneio como um evento de alta competitividade.


Serviço

2ª edição da Copa Maria Bonita 2026

Quando: 12 e 21 de novembro

Da Dupla Comunicação para o Blog do Fredson

segunda-feira, 22 de junho de 2026

ARARIPINA - SÃO JOÃO SEGUE COM PROGRAMAÇÃO NO DISTRITO DE LAGOA DO BARRO NOS DIAS 26 E 27 DE JUNHO


A Prefeitura de Araripina divulgou a programação oficial do São João de Araripina 2026 na comunidade de Lagoa do Barro, reforçando o compromisso de levar cultura, tradição e grandes atrações para todas as regiões do município.

As festividades acontecem no Pátio de Eventos de Lagoa do Barro e prometem reunir moradores e visitantes em duas noites de muita animação, forró e valorização da cultura nordestina.

Na quinta-feira, dia 26 de junho, sobem ao palco os artistas Caninana, Aviny Vinny, Welson Araújo e Isis Maia, levando diversidade musical e muito forró para o público.
Já na sexta-feira, dia 27 de junho, a programação continua com os shows de Vitôria Freitas, Edyr Vaqueiro e Márcio, garantindo mais uma noite de festa e tradição junina.

O prefeito Evilásio Mateus destacou a importância de fortalecer os festejos nos distritos e comunidades do município.

“Estamos realizando um São João descentralizado, valorizando nossas tradições e levando entretenimento, cultura e movimentação econômica para todas as regiões de Araripina. A Lagoa do Barro terá uma grande festa, preparada com muito carinho para nossa população”, destacou o prefeito.
O São João de Araripina conta com apoio do Governo de Pernambuco, Empetur, Ministério do Turismo e Governo Federal, consolidando o município como um dos principais destinos juninos do sertão pernambucano.

PERNAMBUCO - HUMBERTO COSTA CONCLUI GIRO DE 4 DIAS PELO INTERIOR E INICIA ROTA DE SÃO JOÃO PELA ZONA DA MATA


O senador Humberto Costa (PT) percorreu, nos últimos quatro dias, 11 cidades do interior de Pernambuco ao lado dos pré-candidatos da Frente Popular para 2026, num giro político que levou a articulação da base de Lula no estado a municípios do Agreste ao Sertão. Nesta segunda-feira (22), o parlamentar retoma as agendas fazendo entregas e participando das festas de São João, iniciando pela Zona da Mata Norte.

A rota do interior teve início na quinta-feira (18), com passagem por Bonito e Bezerros, no Agreste Central, e Bom Conselho, no Agreste Meridional. O senador seguiu para o Sertão do Araripe, onde cumpriu agenda em Trindade, Araripina e Ouricuri, e depois avançou para Parnamirim e Mirandiba, no Sertão Central.

O roteiro ainda contemplou Sertânia, no Sertão do Moxotó, e Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. O encerramento se deu em Arcoverde, neste domingo (21), com a participação de Humberto Costa na tradicional Caminhada do Forró, um dos maiores eventos do São João do estado.

Durante toda a viagem, Humberto esteve acompanhado do time de Lula: João Campos, pré-candidato a governador; Carlos Costa, pré-candidato a vice-governador; Marília Arraes, pré-candidata a senadora, além de deputados federais e estaduais e lideranças locais, combinando encontros políticos com conversas diretas com o povo nas ruas.

"Percorrer o interior de Pernambuco é a melhor forma de ouvir diretamente as pessoas, entender suas dificuldades e discutir, junto com prefeitos e lideranças, as melhorias que o estado precisa. E neste momento, com o São João tomando conta de cada praça, nós aproveitamos para celebrar a cultura e a identidade de cada lugar do estado", afirmou o senador. Na passagem por Araripina, Humberto Costa concedeu uma entrevista ao repórter Fredson Paiva, da Rádio Arari FM. Ouça abaixo.

Agenda de São João

Nesta segunda-feira (22), Humberto Costa começa a semana em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, ao lado do prefeito Vinícius Labanca, e segue para Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte, onde faz entregas e participa dos festejos juninos da cidade.

Na terça-feira (23), véspera de São João, o senador se desloca para a Mata Sul, com visitas a Ribeirão, Palmares e São Benedito do Sul, onde realizará entregas à população. À noite, já no Agreste Setentrional, participa da festa de São João de Santa Cruz do Capibaribe. Na quarta-feira (24), dia de São João, Humberto Costa prestigia os festejos de Caruaru, no Agreste Central, e de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul.

A agenda segue na sexta-feira (26), quando o senador participa de uma reunião da Hemobrás, no Recife, e, depois, faz entregas em Bom Conselho, no Agreste Setentrional, e recebe o título de cidadão de Macaparana, na Mata Norte.

EDUCAÇÃO - ESCOLA SENAI ARARIPINA ABRE 200 VAGAS GRATUITAS EM CINCO CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL


A Escola Técnica SENAI Araripina está com inscrições abertas para 200 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional e contempla as formações em Brigadista Industrial, Operador de Computador, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Desenhista Técnico e Mecânico de Automóveis Leves. As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de julho, por meio do site do SENAI Pernambuco, e as aulas serão realizadas na modalidade presencial.

Entre os cursos ofertados, o de Operador de Computador terá início em 6 de julho e carga horária de 160 horas, sendo voltado para o desenvolvimento de competências em informática básica, utilização de sistemas operacionais, internet e aplicativos de escritório. Já o curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, com início em 1º de julho e carga horária de 200 horas, capacitará os participantes para executar instalações e manutenções elétricas em residências e estabelecimentos comerciais, seguindo normas técnicas e de segurança. O curso de Desenhista Técnico, com 160 horas e início em 27 de julho, busca atender à crescente demanda da indústria por profissionais qualificados na área de projetos e representação técnica.

Também fazem parte da programação o curso de Brigadista Industrial, com carga horária de 264 horas e início em 13 de julho, destinado à formação de profissionais aptos a atuar na prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros e situações de emergência. Já a formação em Mecânico de Automóveis Leves possui a maior carga horária entre os cursos ofertados, totalizando 408 horas, e prepara os alunos para atuar na manutenção de veículos de passeio, instalação de peças e acessórios e execução de serviços conforme as normas de segurança e qualidade do setor automotivo.

Todas as formações representam oportunidades de inserção e crescimento profissional em áreas com demanda constante por mão de obra especializada. Para participar da seleção, os candidatos devem atender aos requisitos específicos de idade e escolaridade estabelecidos para cada curso, além de possuir disponibilidade para as atividades presenciais. O preenchimento das vagas obedecerá à ordem de inscrição e a aprovação dos alunos dependerá do aproveitamento mínimo de 75% de frequência e média final igual ou superior a sete. A lista dos selecionados será divulgada em 10 de julho, consolidando mais uma ação do SENAI Pernambuco voltada à qualificação profissional e ao fortalecimento da empregabilidade no Sertão do Araripe.

Operador de computador

Desenhista Técnico

Eletricista Instalador predial de Baixa Tensão:

Mecânico de Automóveis Leves Qualificação

Brigadista Industrial

Da Vera Cruz Comunicação para o Blog do Fredson

NADAR É A MELHOR ATIVIDADE FÍSICA PARA O CORAÇÃO - DESTACA ESTUDO BRASILEIRO


Nadar pode ser mais eficaz do que correr para fortalecer o músculo do coração. Segundo um estudo pré-clínico de autores brasileiros publicado na revista Scientific Reports, da Nature, embora ambas as modalidades sejam aeróbicas, os efeitos produzidos no órgão são diferentes. O esporte aquático mostrou-se mais eficaz na indução de alterações estruturais e funcionais consideradas benéficas para o miocárdio.

O estudo foi feito com ratos machos, divididos em três grupos: sedentários, submetidos à corrida ou à natação. Os animais treinados passaram por um protocolo de dois meses, com sessões diárias de 60 minutos, cinco vezes por semana, em intensidade equivalente a aproximadamente 75% do consumo máximo de oxigênio (VO2max).

Esse desenho da pesquisa permitiu fazer uma comparação direta entre as duas modalidades sob condições semelhantes de carga e duração. Segundo os pesquisadores, o aspecto é relevante, pois estudos anteriores frequentemente analisavam cada tipo de exercício de forma isolada. Passadas oito semanas, os cientistas avaliaram diversos parâmetros, incluindo capacidade cardiorrespiratória, estrutura do coração, desempenho mecânico do músculo cardíaco e alterações moleculares associadas ao crescimento do órgão.

Exaustão

Uma das primeiras constatações foi que tanto a corrida quanto a natação melhoraram a aptidão cardiorrespiratória dos animais. Houve aumento significativo do VO2max nos dois grupos treinados, enquanto o de sedentários apresentou redução desse indicador ao longo do tempo. Além disso, os animais submetidos às atividades físicas demonstraram maior resistência física. No caso da natação, o tempo até a exaustão aumentou de forma significativa, diz o estudo.

Outro marcador importante — a atividade da enzima citrato sintase, relacionada à capacidade oxidativa muscular — também aumentou de maneira semelhante nos dois grupos. Isso indica que, do ponto de vista metabólico e de condicionamento geral, corrida e natação produziram efeitos comparáveis.

As diferenças mais marcantes surgiram na análise do coração. Apenas os animais que praticaram natação desenvolveram aumento significativo da massa cardíaca e do ventrículo esquerdo — principal câmara responsável por bombear sangue para o corpo. Esse crescimento foi acompanhado por alterações celulares, como maior diâmetro das fibras musculares cardíacas e do volume nuclear dos cardiomiócitos.

Já no grupo da corrida, os parâmetros permaneceram semelhantes aos dos animais sedentários. Isso sugere que, nas condições testadas, a modalidade não foi suficiente para remodelar o coração de forma significativa.

Os autores destacam que o aumento da massa cardíaca observado na natação não representa um processo patológico. Ao contrário, trata-se de uma hipertrofia fisiológica — uma adaptação normal do organismo ao exercício — que ocorre com manutenção ou melhora da função cardíaca.
Esse tipo de crescimento é distinto daquele associado a doenças, no qual há prejuízo da função do coração. No estudo, as análises por ecocardiografia e parâmetros hemodinâmicos indicaram que as funções sistólica e diastólica foram preservadas em todos os grupos.

Desempenho

Além do crescimento estrutural, a natação também promoveu melhora mais expressiva no desempenho do músculo cardíaco. Testes realizados com músculos papilares — estruturas que participam da contração do coração — mostraram que os animais desse grupo desenvolveram maior força contrátil.

Na natação, houve aumento significativo tanto na velocidade de contração quanto na de relaxamento do miocárdio, o que está relacionado diretamente à eficiência do bombeamento sanguíneo. No caso da corrida, o efeito foi mais discreto, com melhora apenas em um dos indicadores de contração, sem impacto relevante nos demais.
Para entender as razões dessas diferenças, os pesquisadores analisaram moléculas envolvidas no crescimento e na adaptação cardíaca. Os resultados mostraram que ambas as modalidades aumentaram a expressão de genes ligados à via PI3K/AKT, conhecida por participar da hipertrofia fisiológica.

No entanto, a natação promoveu alterações mais robustas em proteínas e genes relacionados a essa via, especialmente no eixo que regula processos de crescimento celular e síntese proteica. No grupo do esporte aquático, também

Além disso, nos animais treinados com natação, houve maior modulação de microRNAs — processo biológico no qual pequenas moléculas "ligam" ou "desligam" genes, controlando a produção de proteínas, sem alterar a sequência do DNA. Entre elas, destacaram-se cinco que estão associadas a processos como crescimento celular, remodelamento cardíaco, inflamação e resposta ao estresse oxidativo.

Os autores sugerem que a superioridade da natação pode estar relacionada às características específicas dessa atividade. Diferentemente da corrida, a modalidade envolve um padrão de esforço contínuo com maior participação de diferentes grupos musculares e influência de fatores como a pressão hidrostática da água. Esses elementos podem alterar a carga hemodinâmica sobre o coração, favorecendo adaptações distintas.

Humanos

Outro ponto levantado é que, em ratos — que são animais quadrúpedes — tanto corrida quanto natação envolvem membros anteriores e posteriores, o que pode reduzir diferenças observadas em humanos. Ainda assim, as adaptações cardíacas foram claramente mais pronunciadas na natação.

"Natação e corrida são duas excelentes maneiras de melhorar a saúde cardiorrespiratória e de proteger o músculo cardíaco, mas queríamos saber se uma delas poderia ser ainda mais benéfica que a outra", esclarece Andrey Jorge Serra, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenador do estudo, que recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). "Embora ambas aumentem a capacidade respiratória, a natação vai além, combinando adaptações funcionais e moleculares que tornam o coração mais forte e eficiente", diz.

Breno Daniel, profissional de educação física e supervisor técnico da rede de academias Corpo e Saúde, em Brasília, reconhece que existem algumas barreiras de acesso à natação. Nem todos têm piscina disponível com facilidade, e a logística pode dificultar a adesão à prática, pois envolve deslocamento, troca de roupa e horários específicos", lembra. Mas quem consegue superá-las obtém grandes benefícios. "Quando praticada de forma regular, a natação é uma atividade completa, que envolve um maior grupo muscular e promove um intenso trabalho cardiovascular."

Fonte - Correio Braziliense

PARQUE TRÊS VAQUEIROS - ENGARRAFAMENTO NA BR-316 MOSTRA A FORÇA DO SÃO JOÃO DE ARARIPINA


Na noite de sábado (20), o Parque Três Vaqueiros viveu o ápice do São João de Araripina, o maior e Melhor do Sertão Pernambucano, com os shows de Henrique e Juliano, Grelo, Moleca 100 Vergonha, Patrick Costa e Thalles Bezerra. O público que lotou o evento foi tanto que, pelo segundo dia seguido, formou um engarrafamento na BR-316, prova da força que a festa promovida pela Prefeitura de Araripina ganhou neste ano.
Vindas de Araripina e de cidades vizinhas, e até de outros estados, as famílias começaram a chegar ainda no início da tarde, formando filas de carros e ônibus que se estenderam por quilômetros na rodovia federal. Para dar conta do fluxo, equipes de trânsito e segurança intensificaram o monitoramento da via, enquanto o parque recebeu o público com estrutura completa de praça de alimentação, área kids e acessibilidade, garantindo conforto a quem chegava para curtir a noite de forró pé de serra e sanfona do São João Bom de Verdade.
Para o prefeito Evilásio Mateus, o movimento extraordinário registrado ao longo da festa é a prova de que Araripina conquistou o status de maior polo junino do Sertão. “Ver a BR-316 parada de tanta gente que vem prestigiar nosso São João é emocionante. Isso mostra o tamanho do que construímos juntos, com responsabilidade e alegria para todo o povo”, destacou o prefeito, agradecendo à população araripinense e aos visitantes pela presença maciça em mais uma noite histórica do evento.