ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 17 de março de 2009

GOVERNO - EDUARDO CONCLUI MARATONA NO SERTÃO


Depois de oito dias de visitas a municípios do Sertão, o governador Eduardo Campos (PSB) chega à última etapa da maratona. Ele já percorreu 30 cidades, contemplando os sertões do São Francisco, Pajeú, Central, Moxotó e Araripe. Hoje, passará por Dormentes, Afrânio e Petrolina, onde, às 15h, fará um balanço do circuito, que priorizou ações ligadas às estradas, ao fim do racionamento d’água, à saúde e aos arranjos produtivos. Independentemente das críticas da oposição, que o acusa de usar a máquina para trabalhar sua reeleição em 2010, Eduardo faz um balanço político positivo.

Na contabilidade do Palácio, o governador se mostrou hábil para atrair políticos da oposição. Visitou os prefeitos dos locais percorridos sem levar em consideração a filiação partidária, e soube, com diplomacia, promover a paz - pelo menos temporária - entre grupos aliados locais que, em algumas regiões, são “inimigos figadais”, apesar da ligação com o Palácio.

Recomendando que a conduta administrativa deve se sobrepor às disputas localizadas, Eduardo colocou, por exemplo, no mesmo palanque, grupos que disputam o poder em Serra Talhada: o deputado federal Inocêncio Oliveira (PR) e o prefeito Carlos Evandro (PR), o ex-deputado estadual Augusto César e Augusto César Filho.

Na maratona, surgiu uma parceria até bem pouco tempo improvável, entre os deputados federais Gonzaga Patriota e Fernando Bezerra Filho - ambos do PSB, mas adversários em Petrolina. Os dois concordaram em se unir para destinar R$ 500 mil de emendas parlamentares à criação de uma Faculdade de Medicina da Universidade de Pernambuco em Serra Talhada. Ano passado, Gonzaga foi candidato e perdeu. Não teve o apoio de Fernando Filho, que preferia o ex-prefeito Odacyr Amorim (PSB). Apesar das divergências, no “Dudumóvel” - carro que conduziu a comitiva de Eduardo no interior -, o clima entre eles era de cordialidade.

Em Exu, Eduardo também uniu num mesmo evento arqui-inimigos locais: o prefeito Léo Saraiva (PR) e os vereadores da oposição João Bento (PSB) e Tiquinho (PT). “Como as eleições são muito recentes, sei como vocês se sentem, já passei por isso. Eu já perdi e já ganhei eleição. Mais dia, menos dia, vem outra. Em vez de ficar reclamando do que passou, é mais importante focar no que vem pela frente”, disse o governador, que ontem passou por Granito, Exu, Santa Cruz e Santa Filomena.

Fonte-JC

Nenhum comentário: