ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 16 de março de 2009

CAIXAS ELETRÔNICOS - QUADRILHA DÁ GOLPE INÉDITO E INTEGRANTE É DE OURICURI


A Polícia de Pernambuco descobriu um novo golpe aplicado em caixas eletrônicos de agências bancárias do Estado. Uma gangue de São Paulo, que estava agindo no Recife há cerca de 15 dias, foi presa na última sexta-feira.

Os integrantes, três homens e uma mulher, foram flagrados na agência do Banco Real da Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, Zona Sul da cidade. O grupo aproveitava horários de pouco movimento para instalar nas máquinas um dispositivo que prendia envelopes de depósito. Depois, voltava ao local e recolhia dinheiro ou cheque retidos nos caixas.

Para dar o golpe, a gangue usava dois pedaços de fio-dental presos a uma pequena haste de metal colocada no compartimento da máquina por onde entram os envelopes. A chapa era pintada para ser confundida com o equipamento. Quando o cliente fazia o depósito, o envelope era recebido pelo caixa, que registrava e emitia o comprovante. O volume ficava preso nos fios, dentro do caixa. Depois, com um alicate, a quadrilha retirava a chapa, recolhia o pacote e instalava outra.

“Esse é um golpe nunca visto no Nordeste, mas é conhecido da polícia de São Paulo. Achamos que por isso eles acreditavam que haveria uma facilidade maior de agir aqui”, afirmou o titular da delegacia de Roubos e Furtos, Sérgio Moura. Marcelo de Melo Silva, 20 anos, a companheira dele, Sara Verônica de Fátima Cieslinski, 19, Paulo de Souza Peres, 26, e Alex Souza Batista, 29, chegaram ao Estado de carro e alegaram estar de férias. Segundo a Polícia, antes de atuar no Recife, a gangue agiu Feira de Santana, na Bahia, e em Ouricuri, no Sertão de Pernambuco, onde Marcelo disse ter nascido.

Com eles, foram apreendidos 37 aparelhos prontos para uso, 50 chapas de metal, rolos de fio-dental e fita dupla-face, arame, vaselina e um tubo de tinta spray, usados na confecção dos dispositivos, cinco celulares, R$ 90 em dinheiro e alguns cheques de valores não informados. Segundo Moura, os acusados informaram que, durante as duas semanas que atuaram, conseguiram R$ 8 mil com o golpe, aplicado em duas agências bancárias. De acordo com a Polícia, o grupo depositava os valores em contas correntes próprias e de parentes.

A Polícia chegou até o grupo após ter sido acionada pela agência do Banco Real do Parque Amorim, área central, no dia 28 do mês passado, depois que seguranças presenciaram a ação da quadrilha através do circuito interno de TV. Uma equipe foi ao local, encontrou quatro dispositivos e os retirou. No mesmo dia, a polícia recebeu a informação de que o golpe estava sendo aplicado na agência da Conselheiro Aguiar.

Uma operação foi montada e na última sexta-feira, momentos após terem recolhido envelopes e instalado novos dispositivos, Paulo e Marcelo foram presos dentro da agência. Do lado de fora, policiais prenderam Alex, que dirigia o carro do grupo, e Sara. Os três homens foram encaminhados ao Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel), e Sara foi levada para a Colônia Penal Feminina.

A polícia acredita que toda a quadrilha foi presa, mas vai investigar se outras pessoas também podem estar envolvidas no caso.

Fonte-JC

Nenhum comentário: