ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 20 de março de 2009

PERNAMBUCO - MÉDICOS E HOSPITAIS CONVENIADOS AO SUS AMEÇAM ENTRAR EM GREVE NA PRÓXIMA SEMANA


Médicos conveniados à Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) e à Associação Pernambucana dos Conveniados ao Sistema Único de Saúde – SUS (Apconsus) e mais dez hospitais da rede privada conveniados ao SUS ameaçam paralisar suas atividades por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira (24). A decisão foi tomada em reunião realizada na noite de segunda-feira (16).

Os profissionais destacam a crise entre profissionais e hospitais do setor, ocasionada pela defasagem da tabela do SUS. Responsáveis pela maior demanda de urgência do Estado (cortes, escoriações, traumatismos, etc.) os profissionais e clínicas que atendem pelo SUS respondem por 60% dos atendimentos de traumato-ortopedia em Pernambuco.

Segundo o presidente da Apconsus, Marcos Augusto, a tabela do SUS está com 15 anos de atraso e, atualmente, a receita dos hospitais não paga nem 50% dos custos por paciente. “Estamos trabalhando com uma tabela defasada. São mais de oito mil itens e somente mil sofreu reajuste, ainda assim, insignificante. Uma consulta que se repassava R$ 7, hoje se paga R$ 10”, reclama.

A categoria entregou hoje um documento à Secretaria Estadual de Saúde contendo a pauta de reivindicação. “Queremos retomar a negociação com o governo do estado, para que se coloque em dia o acordo firmado com a rede conveniada de hospitais em junho do ano passado, quando houve a greve da saúde”, explica.

Marcos Augusto avisa que, caso não haja negociação até a próxima segunda-feira (23), os médicos conveniados ao SUS e a rede particular conveniada vão paralisar as atividades. Além disso, dez hospitais ameaçam fechar as portas, alegando falta de recursos para se manterem. “Os valores pagos pelos procedimentos não custeiam os hospitais, que estão com folhas atrasadas e devendo a fornecedores. Dos dez hospitais que atendem 60% dos casos de emergência em Pernambuco, três estão dispostos a fechar: São José, em Abreu e Lima, Hospital Geral de Camaragibe e Pronto-trauma, de Caruaru”, afirma o presidente da Apconsus.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário: