ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 5 de março de 2009

POETA - CEARÁ LEMBRA CENTENÁRIO DE PATATIVA DO ASSARÉ


O lançamento do cordel “Patativa do Assaré – os mandamentos comunistas e a cultura popular” marca o início das comemorações dos 100 anos de nascimento do poeta popular Patativa do Assaré.

O evento foi ontem, em sessão solene da Câmara Municipal de Fortaleza. O cordel de Arievaldo Viana e Jô Oliveira foi distribuído entre os presentes. Patativa do Assaré, se vivo fosse, completaria 100 anos nesta quinta-feira.
Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, nasceu em cinco de março de 1909, na Serra de Santana, situada a 18 quilômetros de Assaré, no Cariri cearense. Ele morreu em oito de julho de 2002.

Em todo o Brasil, são programadas atividades para lembrar a memória do poeta popular, que se destacou também como compositor, improvisador e cordelista. Além da realização de sessões solenes na Câmara municipal, no Senado e na Assembléia Legislativa do Ceará, tramita no Congresso Nacional um projeto de lei de autoria do senador cearense Inácio Arruda (PCdoB), instituindo 2009 como o Ano Nacional Patativa do Assaré.

O projeto visa preservar a história de um dos mais conhecidos e destacados artistas populares, que utilizou-se do folheto de cordel para denunciar as injustiças sociais e para divulgar a natureza valente do povo nordestino que, em suas palavras, "padece, mas não esmorece e procura vencer".

Lauriberto Braga
Agência Nordeste

Nenhum comentário: