ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 30 de março de 2009

INVESTIGAÇÃO - SUSPEITO DE MATAR DELEGADO É PRESO


Está preso na Delegacia de Roubos e Furtos, na Zona Oeste do Recife, um dos três suspeitos de assassinar há uma semana o delegado regional de Caruaru, Fernando Machado, 39 anos, em Palmares, na Mata Sul do Estado. O acusado se chama Robson Santana, 36 anos, e foi preso por policiais civis sexta-feira, na Cachoeira do Urubu, ponto turístico do município de Primavera, também na Mata Sul e distante 81 quilômetros do Recife.

Robson Santana seria um dos dois homens que tiveram o retrato-falado divulgado semana passada pela Polícia Civil, confeccionado com base na descrição da viúva do delegado. Ela presenciou o crime, com a filha do casal, de três anos, ferida de raspão no pescoço. O suspeito ainda foi baleado por Fernando Machado e fugiu do local do crime de mototáxi. Com ele teria sido apreendida uma pistola ponto 40.


Informações extra-oficiais indicam que o acusado já confessou à polícia a participação no crime, contando detalhes de como o homicídio aconteceu. Agora, os policiais tentam chegar aos outros dois envolvidos. Dois homens teriam sido presos em Escada, na Mata Sul, horas antes de Robson Santana, e um deles chegou a ser reconhecido pela viúva do delegado. Mas ao serem confrontados com o principal suspeito, a participação deles foi descartada.

A Polícia Civil confirmou a prisão de Robson Santana, mas não quis dar detalhes. O diretor de Operações, delegado Osvaldo Moraes, não autorizou a divulgação de dados, alegando que as investigações estão sendo feitas e qualquer vazamento de informação poderia atrapalhar a prisão dos outros envolvidos.

“Pedimos a compreensão da imprensa para que esse crime não fique sem solução. Queremos prender os três acusados”, disse. Uma entrevista coletiva está prevista para acontecer amanhã, quando seria apresentado o suspeito e repassado todos os detalhes da prisão.


Robson Santana foi preso pela equipe do delegado Nilson Mota, que coordena a seccional do Prado, no Recife. O inquérito está sendo presidido pelo delegado de Roubos e Furtos, Sérgio Moura, mas muitos policiais estão envolvidos na operação para prender os assassinos de Fernando Machado. Desde a semana passada o Disque-Denúncia está oferecendo uma recompensa de R$ 10 mil a quem der informações que possam levar aos autores do crime. As ligações devem ser feitas para o número (81) 3719-4545.


O delegado Fernando Machado foi morto em frente à casa onde morava, em Palmares, quando saía com a família. O policial ainda trocou tiros com os assassinos. A principal hipótese da polícia para o crime é de latrocínio (assalto seguido de morte). Ontem, à noite, familiares, amigos e colegas de trabalho do delegado lembraram uma semana de sua morte. A missa de 7º dia aconteceu na Igreja Matriz de Palmares.

FONTE-JC

Nenhum comentário: