ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

ÚLTIMA RODADA - FLAMENGO CONQUISTA SEU QUINTO BRASILEIRO


Quem imaginava que seria fácil se enganou. Para voltar a ser campeão nacional após 17anos, o Flamengo precisou suar a camisa para derrotar o Grêmio por 2x1, de virada, ontem, no Maracanã. O gol do título veio apenas aos 24 minutos do 2º tempo, com o zagueiro Ronaldo Angelim. Mas a rodada também teve outras emoções.

No Engenhão, o Botafogo venceu o Palmeiras por 2x1, fugiu do rebaixamento e tirou a equipe paulista da Libertadores. No Couto Pereira. Fluminense e Coritiba ficaram no 1x1. Melhor para tricolor que também evitou a Série B. Destino do Coxa em 2010.

O descenso deu origem a um conflito entre torcedores e policiais. O outro rebaixado foi o Santo André goleado pelo vice-campeão Inter por 4x1. No Morumbi, o Sport se despediu também goleado: 4x0 para o São Paulo, que também está na Libertadores, assim como o Cruzeiro.

FLAMENGO CONQUISTA TÍTULO DEPOIS DE 17 ANOS


O Flamengo, que não vencia um Campeonato Brasileiro desde 1992, mostrou força diante do Grêmio e, mesmo saindo atrás no placar, virou o jogo para 2x1 e conquistou o quinto título brasileiro de sua história. Para os flamenguistas, foi a sexta conquista nacional, apesar de a CBF reconhecer o Sport como legítimo campeão brasileiro de 1987.

Precisando de uma vitória diante dos gaúchos, o rubro-negro, comandado pelo sérvio Petkovic, foi empurrado por mais de 80 mil torcedores para superar seu último desafio e fazer a alegria de um Maracanã lotado. Além do título, o Fla teve o atacante Adriano terminando o campeonato como artilheiro, ao lado de Diego Tardelli, do Atlético-MG. Ambos marcaram 19 gols.

Disposto a provar que é um time formado por profissionais acima de tudo, o Grêmio contrariou os ‘especialistas’ e iniciou a partida melhor do que o Flamengo, marcando forte e criando as primeiras chances de gol.

O ex-botafoguense Túlio, com um chute forte, assustou Bruno logo aos três minutos, mostrando que a teoria de ‘entregar’ o jogo para prejudicar o rival Internacional era infundada, apesar dos apelos da torcida.

Depois de levar um sufoco e quase levar um gol olímpico de Petkovic, Róberson calou os mais de 80 mil flamenguistas, ao desviar, com um leve toque, cobrança de escanteio e abrir o placar para o Grêmio, aos 21 minutos.

O baque, aliado ao primeiro gol do Internacional sobre o Santo André no Beira-Rio, chegou a incomodar o Flamengo por alguns instantes, mas, aos 30 minutos, em jogada polêmica, as vozes rubro-negras voltaram a ecoar com força total.

Pet cobrou escanteio, Adriano subiu com a defesa, protegeu a bola e David, que entrou na decisão para substituir Álvaro, suspenso, chutou forte, no canto de Marcelo Grohe, deixando tudo igual.

Na volta para o segundo tempo, o técnico Andrade pediu ‘atitude de campeão’ ao Flamengo. E foi atendido. O Grêmio passou a esfriar o jogo no meio de campo. O Flamengo agradeceu e seguiu pressionando.

Preocupada, a torcida do Brasil foi do desespero ao êxtase em dois minutos. Aos 25, após cobrança de escanteio de Petkovic, que estava para deixar o campo, cabeceou junto com Ronaldo Angelim para o fundo da rede: 2x1, virada e título brasileiro assegurado para o Flamengo.

A vitória do Flamengo não deu chances aos outros concorrentes ao título. Apesar da vitória por 4x1 sobre o rebaixado Santo André, o Internacional teve que se contentar com o vice-campeonato.

O São Paulo derrotou o Sport por 4x0 e ficou na terceira colocação. Em Santos, a vitória do Cruzeiro por 2x1 sobre o Peixe deu ao time celeste uma vaga na Libertadores, tomando a vaga do Palmeiras.

IMPERADOR ADRIANO ELEITO O CRAQUE PELO SJCC


Em uma competição marcada pelo equilíbrio, o atacante Adriano tornou-se a grande barbada do Brasileiro da Série A. Além de ter conquistado, de uma só vez, a taça de campeão e ter dividido a artilharia da competição com Diego Tardelli, do Atlético-MG, ambos com 19 gols, o atleta do Flamengo foi eleito por jornalistas e radialistas do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) o craque do Brasileirão.

Recebeu 11 indicações, das 19 possíveis, ficando a frente do companheiro de equipe Petkovic (6 votos) e do meia Diego Souza, do Palmeiras, (2 votos), também lembrados para o posto de craque. Além disso, dentre os 11 escolhidos para integrar a seleção do campeonato, foi o único eleito por unanimidade.

Junto com Petkovic, Adriano foi fundamental para que o Flamengo conquistasse o título após 17 anos de jejum. Jogando com alegria, em nada lembrava o atleta que, em abril de 2009, rompeu contrato milionário com a Inter de Milão e disse que iria abandonar o futebol.

De volta ao Brasil, aceitou convite para disputar a Série A pelo rubro-negro carioca, clube que o revelou. Suas boas atuações o levaram de volta à seleção brasileira. Deve ser um dos escolhidos por Dunga para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Apesar de ter sido campeão, o Flamengo não foi o time que teve mais representantes da seleção do SJCC, escalada no tradicional 4-4-2. Adriano, no ataque, e o meia Petkovic, que recebeu 15 votos, foram os escolhidos do time carioca.

O São Paulo, que defendia hegemonia de três anos, mas terminou o Brasileirão 2009 em terceiro, com 65 pontos, foi o clube que emplacou mais atletas (três no total): a dupla de zaga, André Dias (9 votos) e Miranda (13 votos), e o volante pernambucano Hernanes (8 indicações), que superou Maldonado, do Flamengo, por um voto.

Os são-paulinos, entretanto, não foram tão eficientes quanto em 2008. Basta lembrar que, ano passado, Hernanes foi eleito pelo SJCC o craque da competição.

A zaga são-paulina foi escolhida pela regularidade. Mesmo não apresentando a mesma eficiência de anos anteriores (em 2006, levou 32 gols, em 2007, 19 tentos, e em 2008, 36 gols), esse ano a zaga foi vazada 42 vezes.

Mesmo assim, terminou o campeonato como a melhor entre os 20 times, repetindo os feitos de 2006 e 2007 (em 2008, a melhor zaga foi a do Grêmio, tendo levado 35 gols).

Por falar em Grêmio, o goleiro Victor ganhou o bicampeonato da seleção do SJCC. Recebeu 10 votos. Além dele, foram lembrados o veterano Marcos, do Palmeiras, que arrematou 6 indicações, e Fábio, do Cruzeiro, detentor de 3 votos.

A disputa na ala direita foi apertada. Jonathan, do Cruzeiro, venceu o flamenguista Leo Moura por apenas um voto (8x7). Além deles, Vitor, do Goiás, foi lembrado por quatro jornalistas. Na lateral-esquerda, o rápido e eficiente Júlio César, do Goiás, não teve dificuldades para desbancar os rivais, mesmo tendo caído de rendimento na reta final do campeonato. Recebeu 15 votos. Os demais (Mário Careca, do Barueri, Kléber, do Inter, Armero, do Palmeiras, e Júnior César, do São Paulo), ganharam um voto cada.

O estilo pegador fez com que Guiñazu fosse escolhido para formar a dupla de volantes com Hernanes. Ganhou 13 indicações. Diego Souza é o representante palmeirense na seleção. Lembrado por 16 jornalistas, compõe o meio de campo ao lado de Petkovic, que ganhou um voto a menos.

No ataque, uma dupla de arrepiar. Além de Adriano, figura Diego Tardelli, do Atlético-MG, ambos artilheiros da Série A, com 19 gols. Ágil e matador, Tardelli foi fundamental na boa campanha do Galo no Brasileirão.

Recebeu 16 votos. Além deles, apenas três atletas foram lembrados na posição: Fernandinho, do Barueri, Fred, do Fluminense, e Marcelinho Paraíba, do rebaixado Coritiba. Ambos receberam um voto.

Para comandar o grupo de estrelas, um técnico discreto e sem vaidades. Andrade, do Flamengo, é daqueles que simplifica e dá liberdade aos jogadores. Foi alçado ao cargo após a demissão de Cuca. Começou como interino. Acabou como campeão brasileiro.

As péssimas campanhas de Sport e Náutico, ambos rebaixados, fez com que não tivessem atletas indicados.

Fonte-JC

2 comentários:

Unknown disse...

QUINTO BRASILEIRO MESMO, VOCÊ É PENTA NÃO É HEXA!

Unknown disse...

Parabéns ao colunista do site, pois ele sim, disse toda a verdade.
O título de 1987 pertence ao Sport Recife de Direito e de fato, e não ao Flamengo como os paraíbabacas dizem ai em Araripina.
Meus parabéns ao Flamengo pelo seu penta, mas 87 é nosso.
SPORT SPORT SPORT