ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

domingo, 13 de dezembro de 2009

RUA VERDE EM ARARIPINA - CONFIRA O PROJETO DE ARBORIZAÇÃO URBANA


O Programa Plante o Verde será destinado às pessoas que desejam plantar árvores nas calçadas de suas residências, auxiliando na arborização do município. Os interessados deverão comparecer na Secretaria de Meio Ambiente e fazer um cadastro preenchimento de formulário), que será posteriormente analisado pela coordenação do programa, podendo ser aprovado ou não a depender das condições do local. Sendo aprovado o cadastro, a prefeitura através de suas secretarias municipais fornecerá o
apoio técnico de profissionais habilitados, além das mudas e dos cercados de proteção. Os participantes ficarão responsáveis pela manutenção e preservação das árvores. Todo o plantio de mudas seguirá as normas de arborização urbana de Araripina.

Programa Escola Verde

O Programa Escola Verde será destinado às escolas da rede municipal de educação, às escolas estaduais e particulares. Consiste na arborização dos espaços escolares, melhorando a paisagem destes locais e a percepção dos alunos frente às questões ambientais. A prefeitura municipal fornecerá o apoio técnico de profissionais habilitados, as mudas e o adubo. A direção de cada escola ficará responsável pela manutenção e preservação das mudas. Deverá ainda, escolher um professor para coordenar o programa na instituição, que deverá selecionar uma turma ou montar uma equipe de alunos que serão os agentes ambientais da escola,cuidando das mudas e sendo multiplicadores de temas ambientais.

A equipe mencionada deverá, juntamente com os técnicos da prefeitura, desenvolver ações de educação ambiental, que valorizem a cidadania e envolvam todos os segmentos da sociedade, com especial atenção às crianças e aos jovens. Entre as várias ações, devem estar previstas palestras, exposições, apresentações de vídeos e peças teatrais, além de gincanas. O envolvimento de professores e de dirigentes escolares é fundamental para o sucesso do programa.

Programa Adote uma Praça

O Programa Adote uma Praça é destinado à empresas que queiram recuperar o patrimônio de praças públicas, parques de lazer, quadras esportivas, jardins e áreas verdes, investindo emprojetos paisagísticos, que serão desenvolvidos pela equipe técnica do Projeto de Arborização. A prefeitura municipal elaborará um projeto específico para cada espaço a ser adotado e fornecerá as mudas arbóreas para plantio. Fará ainda, a associação da marca da empresa participante do programa, incluindo-a nos meios institucionais de divulgação da prefeitura, liberando alvarás de utilização de publicidade nos espaços adotados, podendo ainda conceder licença ambiental gratuita. As empresas adotantes dos espaços públicos ficarão responsáveis pelo financiamento e pela execução dos projetos, assim como pela manutenção dos espaços.

AÇÕES DE PLANEJAMENTO DO PROJETO DE ARBORIZAÇÃO URBANA

Formação da equipe responsável pelo projeto

A equipe responsável pelo projeto de arborização urbana de Araripina Rua Verde será composta por técnicos da prefeitura municipal, podendo acolher profissionais indicados pelos parceiros, assim como voluntários da comunidade em geral. O projeto necessitará de uma equipe competente, preparada para cuidar do planejamento, do plantio e da manutenção da arborização, com responsabilidades perfeitamente definidas, formação adequada, experiência e treinamentos periódicos. Na falta de pessoal treinado, a prefeitura viabilizará cursos de capacitação para os envolvidos no projeto.

Inventário da arborização

A referida atividade consiste em analisar de forma quantitativa e qualitativa a arborização dos espaços públicos de Luís Eduardo Magalhães, levantando superficialmente a quantidade das espécias existentes e as condições fitossanitárias destas. É preciso conhecer a arborização urbana da cidade para potencializar as suas qualidades e corrigir os seus aspectos negativos. Essa avaliação pode ser feita sob diferentes pontos de vistas, que se complementarão. Será necessário um cadastro com informações objetivas das árvores existentes e suas condições gerais, assim como uma identificação das necessidades presentes, levando em conta não só os aspectos técnicos, mas a percepção da comunidade.

Inventário de espaços para arborização

Consiste em identificar e definir, através de mapas recentes e de pesquisas de campo, as áreas urbanas e urbanizáveis da cidade. Os espaços públicos propícios à arborização e/ou revitalização das espécies existentes como praças, parques, escolas municipais, ruas, áreas verdes e qualquer outro espaço que possa acolher o projeto serão visitados pela equipe técnica.

Diagnóstico da arborização urbana

Será elaborada uma avaliação da arborização urbana e uma discussão dos seus resultados com grupos de interessados, que deverão identificar as prioridades de ação, além de analisar as demandas e as potencialidades dos locais, indicando a categoria de arborização mais eficaz para cada ambiente. As categorias de arborização (arborização de calçadas, canteiros de vias públicas, de praças,

de jardins e de outras áreas verdes) se complementam, mas uma não substitui as outras. Cada uma exige um nível de manejo diferente e também proporciona benefícios distintos. Algumas vezes, o diagnóstico pode apontar a impossibilidade de se implantar a arborização em calçadas, por serem muito estreitas, com construção sem recuo e fiação aérea muito baixa. Nessas condições, árvores em calçadas seriam um problema e não uma solução. A alternativa, em casos como esses, é priorizar a arborização de praças já existentes ou criação de novas praças. Definidos os locais mais carentes de arborização, novas análises deverão ser feitas em campo. A equipe técnica deverá ir aos locais e observar: a) Atividades mais comuns (comércio, residências, lazer, indústrias e serviços); b) Largura das ruas e dos passeios; c) Existência de pavimentação nas ruas e calçamento nos passeios; d) Iluminação pública e redes elétricas (altura e lado da fiação, espaçamento entre postes, tipo e altura da iluminação); e) Redes subterrâneas de água, esgoto, energia e telecomunicações (localização e profundidade); f) Tipo e intensidade de tráfego; g) Recuo das construções; h) Fatores ambientais (clima e solo do local); i) Aspectos socioeconômicos e histórico-culturais da comunidade; j) Preservação e utilização das praças pela população.

Todos esses elementos e mais algumas conversas com os moradores ou usuários poderão ajudar a escolher a espécie adequada e definir os cuidados necessários ao deseolvimento das ávores.O plantio de jardins de escolas certamente serão mais simples, pois não se econtram tantos empecilhos ao desenvolvimento das árvores como nas calçadas. No entanto, é importante observar a frequência do local (se há muitas crianças, por exemplo, ou prática de exercícios físicos e esportes). O projeto poderá ainda, a depender dos recursos disponíveis da prefeitura municipal,incentivar e apoiar o plantio em quintais, áreas urbanas ou rurais, públicas ou privadas, que ncessitem ser recuperadas.

Abertura dos Editais e Disponibilização dos Programas


A prefeitura municipal abrirá editais para a inscrição de interessados nos programas do Projeto de Arborização Urbana de Luís Eduardo Magalhães, exceto para o Programa Plante o Verde, que será disponibilizado de forma contínua. A Secretaria de Meio Ambiente realizará o cadastro de interessados para o Programa Plante
o Verde, sendo o plantio liberado após análise dos locais e verificação das normas técnicas específicas. A Secretaria de Educação lançará o edital do Programa Escola Verde para inscrição da escolas interessadas. As instituições que desejarem participar do programa deverão encaminhar uma carta de intenção, constando as possíveis ações de sensibilização ambiental que a escola poderá desenvolver, assim como uma lista com o nome do professor coordenador do programa na escola e
com os nomes dos alunos que formarão a equipe de agentes ambientais. O Programa Adote uma Praça também terá edital para a inscrição de empresas. A Secretaria
de Desenvolvimento Econômico estabelecerá prazos para receber cartas de intenção das empresas interessadas, que deverão explicitar os espaços de interesse para adoção. Caso haja mais de uma empresa interessada no mesmo espaço, estas poderão realizar adoção conjunta da área.

Encontros de Gestão dos Programas

Serão reuniões com todos os envolvidos nos programas (representantes da prefeitura e
parceiros) para alinhamento e planejamento das ações. Nesse momento, serão oficializadas as parcerias mediante assinatura dos acordos.

Execução dos Programas

A execução das ações práticas obedecerá ao cronograma a ser elaborado após a definição dos participantes de cada programa, sendo elaborado em parcerias com todos os envolvidos. Deverá ser considerada a época adequada para o plantio de mudas, que na região é entre os meses de outubro a abril (período chuvoso), preferencialmente nos meses de novembro e dezembro, já que no período de seca as mudas precisam ser irrigadas diariamente até o total estabelecimento.

O município de Araripina apresenta acelerado crescimento demográfico, que conjugado a outras variáveis do espaço urbano, contribuem de forma significativa nas alterações dos elementos climáticos. De forma que, todos os elementos paisagísticos devem ser cuidadosamente tratados a fim de trazer benefícios que interferirão no projeto integrado, visando a melhoria da qualidade do ar, o sombreamento da edificação e adjacências, o controle da ventilação e da umidade. A maior parte da carga térmica de uma edificação provém da radiação solar e da temperatura do ar exterior, sendo necessário um rigoroso controle dos elementos microclimáticos para eliminar um excesso de energia que tornaria inóspito o ambiente construído. Lima (1993), relata que as áreas urbanas constituem um ambiente artificial, pois possuem grande concentração de áreas construídas e pavimentadas que favorecem a absorção da radiação solar de dia e reflexão durante a noite. Denominado ilha de calor, este fenômeno pode ter um diferencial térmico bastante significativo em relação a locais mais vegetados. As árvores interceptam, refletem, absorvem e transmitem a radiação solar. Uma adequada arborização e uma boa ventilação constituem dois elementos fundamentais para a obtenção do conforto térmico. O conjunto arbóreo colocado a uma distância mais apropriada possível da edificação fornecerá um bom sombreamento nas fachadas, compondo um entorno mais favorável.Outra questão importante que envolve a arborização urbana está vinculada à saúde das pessoas. As áreas verdes têm função de se constituir em um espaço “social e coletivo”, sendo importante para a manutenção da qualidade de vida. Por facilitar o acesso de todos,

independentemente da classe social, promove integração entre os homens (MARTINS JÚNIOR,1996). A Organização Mundial de Saúde – OMS, recomenda que as cidades tenham, no mínimo, 12 metros quadrados de área verde por habitante (LANG, 2000). As árvores podem ser ainda, consideradas agentes antimicrobianos, agindo ainda contra a poluição atmosférica, sonora e visual. No ambiente urbano, têm considerável potencial de remoção de partículas e gases poluentes da atmosfera. Cortinas vegetais experimentais foram capazes de diminuir em 10% o teor de poeira do ar (PEDROSA, 1983). O excessivo som urbano proveniente do tráfego, equipamentos, indústrias e construções interfere na comunicação, lazer e descanso das pessoas, podendo afetá-las psicológica ou fisiologicamente. É possível fazer o uso de árvores como


complementação para o atenuamento do ruído, já que os vegetais diminuem a reverberação do som (MILANO, 1984). Segundo Bianchi (1989), a arborização contribui também para atenuar a poluição visual, pois as árvores são componentes que conferem forma aos ambientes urbanos e desempenham um papel importante, delimitando espaços, caracterizando paisagens, orientando visualmente e valorizando imóveis, além de integrar vários componentes do sistema. Nesta ótica, e considerando que as paisagens estão em constante transformação, tanto no contexto ecológico quanto no contexto cultural, e que ao se planejar paisagens, devem ser considerados o contexto temporal e espacial, a história, as fases ecológicas e os períodos culturais.O Projeto de Arborização Urbana Rua Verde tem a perspectiva de integrar os vários segmentos da sociedade Araripinense na construção de um plano que terá o único objetivo de melhorar a qualidade de vida da população local através da arborização da cidade.

Da Assessoria de Comunicação

Fotos - Paulo Elias

Nenhum comentário: