ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

CORRIDA ÀS UNIVERSIDADES - ENEM ALTERA MAIS DE 11% DO GABARITO


O dia ontem foi de conferir os gabaritos para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado sábado e domingo. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pela avaliação, divulgou no início da tarde o gabarito definitivo do exame. Comparada com a primeira versão, publicada na página do instituto domingo à noite, a de ontem teve 82 quesitos com respostas modificadas, o que representa mais de 11% do total de questões (720, em oito provas diferentes, cada uma com 90 quesitos).

No sábado, a prova rosa foi a que teve mais alterações de gabarito, 18. Em seguida, vieram os testes amarelo (sete quesitos), branco (quatro) e azul (dois), totalizando 31 correções. No domingo, também o exame rosa apresentou mais mudanças, 24. A prova azul contou com 21 gabaritos modificados. Na cinza houve cinco alternativas trocadas e na amarela, apenas uma. O segundo dia do Enem registrou 51 mudanças. Uma questão da prova de linguagem foi anulada (101, nas provas amarela, azul e rosa e 102 na cinza) porque tinha duas respostas possíveis.

Até as 18h de ontem (19h de Brasília), o Inep não havia divulgado a abstenção do Enem por Estado. Em Pernambuco, estavam inscritos 208 mil candidatos. No Brasil, sabe-se que o percentual de faltosos foi de 39,5%, maior índice do exame desde que foi aplicado pela primeira vez, em 1998.

O Inep promete divulgar as notas do Enem até o dia 5 de fevereiro de 2010. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) pretende usar a nota do exame na primeira etapa do vestibular. A avaliação só ficará de fora do processo seletivo da UFPE se o Inep liberar o resultado após essa data. Neste caso, o vestibular terá fase única, cujas provas serão aplicadas nos dias 20 e 21 de dezembro.

A pró-reitora acadêmica da UFPE, Ana Cabral, informou que em fevereiro, depois da conclusão do vestibular e do Enem, o Conselho Universitário vai se reunir para avaliar se mantém ou não a inclusão do exame na seleção de novos alunos. Na Rural, segundo a pró-reitora de graduação, Maria José de Sena, o Enem continuará substituindo o vestibular em 2010.

PERNAMBUCANO É 1º LUGAR EM PROVA NACIONAL

Com a nota 7,785, o estudante Bruno Melo Galvão Machado, 18 anos, do Colégio Motivo, ficou em primeiro lugar no Brasil nas vagas da ativa (quem vai seguir a carreira militar) do vestibular do Instituto Militar de Engenharia (IME), um dos mais concorridos do Brasil. O resultado foi divulgado ontem. É a primeira vez que um pernambucano conquista a média mais alta do concurso. Participaram da seleção 1.785 candidatos, que concorreram a 85 vagas.

É também do Motivo a única mulher do Estado aprovada na seleção para a ativa: Jéssica Pereira Cunha, 17, que teve média 6,250 (30ª posição). Para as vagas da reserva (aqueles que se formam engenheiros, mas não seguem a carreira militar), a nota maior em Pernambuco ficou com Rafael de Paula Simon, que ocupou o 21º lugar (nota 6,805). Outro aprovado do Motivo, para a reserva, foi Pablo Miranda (média 5,595, 71º lugar).

“Estudei cerca de 10 horas por dia. Estou feliz, mas só descanso depois do vestibular do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica)”, afirmou Bruno, que fará as provas na próxima semana. Jéssica também busca aprovação no ITA. Os outros dez pernambucanos aprovados no IME estudaram no Colégio GGE.

Fonte-JC

Nenhum comentário: