ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 16 de abril de 2019

TEATRO GUARARAPES - PAULO CÂMARA PRESTIGIA ABERTURA DA 60ª EDIÇÃO DOS JOGOS ESCOLARES DE PERNAMBUCO

 
Há 60 anos promovendo os valores do esporte no Estado, o torneio dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs), realizado pelo Governo Estadual, foi aberto nesta terça-feira (16.04), no Teatro Guararapes, Centro de Convenções. O governador Paulo Câmara prestigiou a cerimônia de abertura do campeonato, que reúne 60 mil alunos das redes pública e privada de ensino, representando cerca de mil escolas.

“Vai ser uma festa bonita, com a ideia de que o esporte faz parte da formação dos jovens. É muito importante ter a escola, o esporte e a cultura juntos, fazendo o grande exercício de competição, mas uma competição do bem, onde todos ganham, e vai valer muito para o futuro dos alunos”, destacou o governador.
Animados, os atletas lotaram o teatro para assistir à abertura, que misturou a energia do esporte com a magia do circo. “Entre o picadeiro e o pódio, a alegria e a vitória”, foi o tema do espetáculo, ressaltando a felicidade da prática esportiva e destacando os diversos valores positivos que o atleta desenvolve.

Para Evelin Salustiano, 17 anos, estudante do terceiro ano da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Maria Gayão Pessoa Guerra, de Araçoiaba, a expectativa para este ano é diferente das outras edições. “Fomos tricampeãs nesta modalidade, o futsal. E estamos com um time muito bom. Queremos ganhar mais uma vez. Como é meu último ano, quero ser campeã de novo”, disse, esperançosa.
Depois de cinco anos competindo nos JEPs, é chegada a hora de conquistar outros campos. Depois dessa competição, Evelin pretende seguir carreira profissional, levando consigo tudo o que o esporte lhe ensinou. “Levo muito, além do comportamento que devemos ter, levo também a amizade que a gente conquista quando começa a jogar. Estou jogando na base do time do Náutico, e foi graças aos JEPs que eu consegui chegar onde estou agora. Foi muito treinamento que me proporcionou isso”, expressou, com gratidão, a estudante.

A atleta pernambucana Bárbara, goleira da seleção brasileira feminina de futebol, foi a grande homenageada desta edição dos JEPs. Ela deu os primeiros passos da carreira na competição escolar, como goleira de handebol e futsal, defendendo a Escola Estadual Ariano Suassuna e também o Colégio GEO. “Eu já estive aí onde vocês estão. Das 60 edições do JEPs, eu disputei quatro e fui tricampeã. Honrei a camisa das minhas escolas, uma delas a Escola Estadual Ariano Suassuna. Recebi todo o apoio da minha escola para conciliar o esporte e o estudo, e cheguei até a seleção brasileira. Quero agradecer a vocês o carinho e incentivá-los: os JEPs são uma porta para vocês realizarem seus sonhos”, lembrou a medalhista olímpica.
Os jogos da 60ª edição dos JEPs serão disputados até dezembro, em competições individuais e coletivas de 17 modalidades diferentes nas categorias de 9 a 12 anos, 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, tanto no masculino quanto no feminino. Além de dirigentes e membros da comunidade esportiva, participaram da cerimônia também a vice-governadora Luciana Santos, o secretário de Educação e Esportes Fred Amâncio e o secretário executivo de esportes, Diego Pérez, entre outras autoridades.

Da ASCOM

Nenhum comentário: