ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 9 de abril de 2019

CURSO - FIEPE DE ARARIPINA CAPACITA PROFISSIONAIS SOBRE O eSOCIAL COM FOCO EM SST


A Unidade Regional do Sertão do Araripe da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – Fiepe, realizou nos dias 05 e 06 de abril o curso sobre eSocial com foco em Saúde e Segurança do Trabalhador – SST com o instrutor Alberto Borges. 

O eSocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes a escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e tem por finalidade padronizar sua transmissão, validação, armazenamento e distribuição, constituindo um ambiente nacional que controla mais de 40 micro declarações do empregador e seus empregados. 
O Brasil ocupa a 4ª posição no ranking de acidentes e doenças do trabalho, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho – OIT. Por conta disto, o eSocial SST consiste na promoção e manutenção dos mais elevados níveis de bem-estar dos trabalhadores. 

Durante a capacitação os participantes aprenderam sobre a legislação vigente, os documentos básicos do SST (PPRA, PCMSO, PPP, Ordem de Serviço, CAT, LTCAT, ASO e treinamentos obrigatórios). O curso também ensinou os layoutes dos principais eventos típicos e não-típicos do SST e as novas obrigações como a EFD-Reinf e DCTFWeb. 
O curso foi voltado principalmente para os gestores das áreas de Departamento Pessoal ou Recursos Humanos e trouxe casos práticos e dicas de implementação do eSocial SST nas empresas. A próxima capacitação da Fiepe, em Araripina, será o Programa de Gestão Estratégica para Micro e Pequenas Empresas, realizado de maneira inédita na região do Araripe. 

Da Vera Cruz Comunicação/ Jornalista Jorge Possetti

Nenhum comentário: