ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 18 de abril de 2019

MEIO AMBIENTE - PATRULHA AMBIENTAL PARTICIPA DE REUNIÃO NA FLONA NEGREIROS E ENTREGA AVES SILVESTRES

A Unidade de Conservação (UC) da Floresta de Negreiros foi criada pelo Ministério do Meio Ambiente, no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Com área de 3 mil hectares, destinada à conservação da biodiversidade, ao fomento do desenvolvimento sustentável da Caatinga e proporcionar uma melhor qualidade de vida a população da região, como, comunidade escolar, agricultores e produtores rurais. 

A Floresta Nacional de Negreiros é uma Unidade de Conservação Federal do bioma Caatinga, localizada sua maior parte no município de Serrita no Estado de Pernambuco, criada em 11 de outubro de 2007 por um decreto federal. 
A reunião do Conselho Consultivo foi instalada para formação do regimento interno e criar um plano de ação da Unidade de Conservação (UC) da Flona Negreiros. 
Participam do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Negreiros representantes de órgãos governamentais e segmentos da sociedade civil. 
Os integrantes do Conselho Consultivo estão com suas atribuições voltadas a contribuir com efetivo cumprimento dos seus objetivos, como promover o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais, a manutenção de banco de germoplasma in situ de espécies florestais nativas, inclusive as características de vegetação da Caatinga, a manutenção e a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade, e a recuperação de áreas degradadas. 
Na ocasião da reunião foram abordados vários assuntos relacionados aos trabalhos que serão implantados na FLONA Negreiros onde os integrantes da Patrulha Ambiental tiveram um contato direto com os administradores da UC Parque da Pimenteira, que se disponibilizaram a seguirem até a cidade de Araripina – PE, onde a Patrulha tem sua sede, e recolher as aves que foram apreendidas Polícia Civil de Araripina após ocorrência policial e entregues a Patrulha. 
O Parque Estadual Mata da Pimenteira para onde as aves foram levadas para sua soltura, está localizada no município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, é reconhecido como unidade de conservação estadual desde 30 de janeiro de 2012, pelo Decreto Estadual 37.823/2012. O fundamento e principal objetivo da criação dessa unidade é contribuir para a preservação e a restauração da diversidade ecológica da Caatinga. 
Deslocaram-se até a cidade de Araripina o Analista Ambiental Rodrigo Ferraz, Gestor do Parque Estadual Mata da Pimenteira (Serra Talhada, PE) o também Analista Ambiental Gleydson Galeno, Gerente da Unidade de Gestão das Unidades de Conservação e a Técnica Ambiental da Unidade de Conservação, Taíza Clementino, que acomodaram as aves e seguiram com destino a UC da Pimenteira na cidade de Serra Talhada. 

Fotos: Patrulha Ambiental
Imagem: Google

Nenhum comentário: