ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 10 de abril de 2019

PRONUNCIAMENTO - ANTONIO FERNANDO DESTACA NA ALEPE O TÍTULO DE VENERÁVEL CONCEDIDO PELO VATICANO A FREI DAMIÃO

Em pronunciamento na tarde da terça-feira (09.04), na Tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe, o deputado Antonio Fernando (PSC) ressaltou a importância para o nosso Estado do título de “venerável”, concedido em decreto assinado pelo Papa Francisco, como reconhecimento das virtudes religiosas do Frei Damião de Bozzano. O título de “venerável” antecede a beatificação e posterior canonização, no processo no Vaticano para que Frei Damião venha a ser reconhecido como santo pela Igreja Católica. 

No discurso, Antonio Fernando, ressaltou que, no caso do Araripe, a fé em Frei Damião tem grande importância religiosa – porque a região reúne muitos devotos do Frei – e também muita relevância do ponto de vista do turismo religioso. “Nós temos em Ouricuri um dos principais santuários dedicados a Frei Damião no Brasil; por sinal, apenas dois santuários em homenagem ao frei fazem parte do processo de canonização no Vaticano, e um deles é o de nossa cidade”, destacou o deputado. 

Justamente para intensificar a força do turismo religioso no Araripe, Antonio Fernando propõe o estímulo para a criação da “Rota da Fé”, unindo num mesmo roteiro o santuário de Ouricuri aos destinos religiosos do Juazeiro do Norte (dedicado ao Padre Cícero), e de Canindé (dedicado a São Francisco), no Ceará. “Uma das metas do nosso mandato será implantar esse projeto de turismo religioso, com enorme potencial de geração de emprego e renda para a nossa região”, afirmou o deputado. 

O deputado Antonio Fernando destacou, ainda, que nas missões de Frei Damião do ano passado, o santuário de Ouricuri recebeu cerca de 15 mil visitantes por dia. Para 2019, as missões de Frei Damião no município estão marcadas para acontecer nos dias 02, 03, 04 e 05 de maio. “Trata-se de um evento religioso de grande importância não só para o Araripe, mas também para o sertão e o Estado de Pernambuco como um todo”, concluiu o deputado.

Por Francisco Monteiro - Jornalista

Nenhum comentário: