ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 24 de abril de 2019

MEIO AMBIENTE - PATRULHA AMBIENTAL E "NEMA" FORTALECEM PARCERIA COM ENTREGA DE MUDAS

A Patrulha Ambiental recebeu a visita da equipe técnica do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental – NEMA, da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, que veio até o viveiro da Patrulha buscar as mudas referentes ao acordo firmado entre estas instituições. 
Na ocasião foram entregues as seguintes mudas: 94 Pau Ferro (Libidibia férrea), 36 Catingueira (Caesalpinia pyramidalis Tul), 14 Juazeiro (Ziziphus joazeiro), 71 Pereiro (Aspidosperma pyrifolium), 45 Angicos (Anadenanthera macrocarpa (Benth.) Brenan) e 18 Jurema Preta (Mimosa tenuiflora), todas espécies nativas para serem levadas a uma área de recuperação onde ocorre a transposição do Rio São Francisco, que é projeto que prevê a retirada de 26,4m³/s de água (1,4% da vazão da barragem de Sobradinho) que será destinada ao consumo da população urbana de 390 municípios do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte através das bacias de Terra Nova, Brígida Pajeú, Moxotó, Bacias do Agreste em Pernambuco, Jaguaribe, Metropolitanas no Ceará, Apodi, Piranhas-Açu no rio Grande do Norte, Paraíba e Piranhas na Paraíba. 
Portanto, é uma parceria que deixa-nos orgulhosos em participar e saber que mesmo de uma forma minúscula estamos contribuindo com a recuperação de uma área que foi impactada e que através do trabalho da equipe da Rede de Sementes do Projeto de Integração do São Francisco, NEMA e com a contribuição da Patrulha Ambiental e outros viveiristas da região, esta área estará recuperada, trazendo ao bioma Caatinga sua vegetação tradicional. 
O Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental da Universidade Federal do Vale do São Francisco NEMA/UNIVASF, foi Criada no ano de 2015, seu objetivo inicial foi atender as demandas do Programa de Conservação da Fauna e Flora, Subprograma Flora – PBA 23 do Projeto São Francisco e viabilizar a produção das mudas necessárias para implantação dos Planos de Recuperação de Área Degradada (PRADs) nas áreas definidas do Programa para Recuperação de Áreas Degradadas – PBA 09 do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional – PISF. 
Para evitar o oneroso investimento em infraestruturas de viveiros que atenderiam apenas a esta demanda e também no intuito de fomentar uma maior oferta de mudas nativas para diferentes interesses, hoje a Rede além de atuar no apoio aos esforços de compensação ambiental vinculado aos processos de licenciamento ambiental do PISF, também atua na doação de sementes para comunidade interessada e no apoio técnico aos viveiristas. 
Ao receber as sementes, os viveiristas se tornam parceiros da Rede e se comprometem a doar parte da produção para as ações do PBA 09, quando solicitado. Na parceria, o produtor fica livre para decidir o destino do excedente das mudas produzidas, por exemplo, comercialização, plantio para adequação ambiental de propriedade rural, arborização, paisagismo, recuperação de áreas degradadas, doação, entre outros. Dessa forma, a Rede garante o suprimento das mudas e sementes necessárias para implantação dos PRADs e fomenta pequenas ações ligadas à manutenção da cobertura vegetal nos municípios do entorno dos canais do PISF, oferecendo aos habitantes da região uma nova alternativa para geração de renda agregada à conservação da biodiversidade. 
Todas as sementes coletadas em campo são enviadas ao NEMA/UNIVASF para realização de beneficiamento, caracterização, armazenamento e destinação final dos lotes de sementes. Ao chegarem no NEMA/UNIVASF as sementes são triadas e limpas. Em seguida são levadas ao Laboratório de Ecologia, onde são realizadas análises para caracterização do lote, que envolve o teor de umidade, germinabilidade, tratamento pré-germinativo e peso de mil sementes. Após realizada a caracterização, os lotes de sementes são fechados e armazenados em câmara fria a temperatura média de 7 °C até serem demandados para doação. 
A parceria entre a Patrulha Ambiental e o NEMA já existe desde 2014, onde foi realizado treinamento da equipe da Patrulha, posteriormente, entregue as sementes e iniciando o processo de produção de mudas, que em sua grande maioria, foi destinado a doação para a população de Araripina e região onde realiza-se palestras, seminários e eventos ligados as causas ambientais. 
Fotos: NEMA
Fotos: Patrulha Ambiental
Imagens: Google

Nenhum comentário: