ARARIPINA

ARARIPINA

domingo, 28 de abril de 2019

BRASÍLIA - PERNAMBUCO APRESENTA MODELO DE GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS E METAS VOLTADAS PARA O SETOR

 
O Governo de Pernambuco tem trabalhado no intuito de fortalecer os instrumentos de gestão dos recursos hídricos e, dessa forma, aperfeiçoar o planejamento estratégico das ações desenvolvidas no Estado. Para avançar nesse sentido, a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, e a secretária executiva da pasta, Simone Rosa, marcaram presença no Encontro Nacional de Gestão de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas, que aconteceu dias (25 e 26/4), em Brasília. Na ocasião, foi apresentado o modelo de gestão executado em Pernambuco, além das principais metas voltadas para o setor.

“Ainda que Pernambuco seja uma referência nacional na área dos recursos hídricos e, historicamente, seja bastante atuante, sabemos que há muito a avançar. Por isso, o tema é uma das prioridades estabelecidas pelo governador Paulo Câmara. A intenção é progredir com metas consolidadas para a gestão integrada através dos instrumentos de políticas públicas, e, através da tecnologia e da inovação, alcançar melhoras significativas para a garantia da segurança hídrica e a interação com o meio socioambiental”, destaca Fernandha Batista.
Realizado conjuntamente pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Secretaria Nacional de Segurança Hídrica e pelo Departamento de Recursos Hídricos e Bacias Hidrográficas, o evento reuniu as principais instituições gestoras das águas no Brasil para compartilhar informações sobre a implementação da Política de Recursos Hídricos, ações de revitalização de bacias hidrográficas, contribuições para a construção de uma agenda estratégica para o fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e sobre a gestão das águas no país.

Dentro da programação, que contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Marcelo Canuto, foi realizada, ainda, uma mesa com a presença dos secretários de Recursos Hídricos do Nordeste. Na oportunidade, a secretária executiva, Simone Rosa, além de apresentar o modelo de gestão utilizado em Pernambuco, destacou a importância da interação e do diálogo entre os entes envolvidos. “Foi um encontro muito proveitoso, porque reuniu as instituições responsáveis pela gestão de recursos hídricos nos estados, promovendo troca de experiências, a integração com a revitalização de bacias hidrográficas, além da própria articulação com o MDR”, pontua.
Comunicação Seinfra PE

Nenhum comentário: