ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 23 de maio de 2011

SEGURANÇA PÚBLICA - VÍDEO CONFERÊNCIA AJUDA A COMBATER VIOLÊNCIA AQUI NO SERTÃO


Uma reunião envolvendo a cúpula da polícia civil e militar aconteceu na última quinta-feira, 19/05/11 em Araripina, onde através de uma vídeo conferência diretamente com o Recife foram debatidos vários assuntos referentes à segurança pública.


Dr. Glaukus Menck, (foto acima), Gestor de Policiamento do Sertão-II, sediado em Petrolina, nos informou que a reunião contou com todos os delegados da região e visou o monitoramento e avaliação dos resultados da polícia na localidade. Segundo ele a reunião foi um fracionamento do programa Pacto Pela Vida que acontece no Recife semanalmente e que chega ao interior através de vídeo conferência.


A reunião é presidida pelo governador do estado uma vez por mês onde ele também analisa e vê os resultados desta região e participam rotineiramente autoridades de outros estados que vem a Pernambuco estudar o modelo de gestão, inclusive com elogios do próprio ministro da justiça sobre o monitoramento dos resultados feitos no Pacto Pela Vida.


Segundo Menck, nos maiores municípios do estado foram montados centros de vídeo conferências com a finalidade de evitar o deslocamento dos profissionais até a capital, pois antigamente qualquer reunião todos os delegados tinham que se deslocar até a capital do estado, gerando um gasto de tempo absurdo de locomoção, financeiro, diárias, combustível, dentre outros, e agora não existe mais graças ao centro de vídeo conferência onde a reunião é feita através de monitores de TV e equipamentos de última tecnologia.


Cada território em Pernambuco tem um analista de planejamento e gestão, o qual fica no Recife auxiliando os demais delegados e gestores de policia coletando os dados semanalmente, tabulando, fazendo gráficos e comparações com os resultados anteriores para saber no que a segurança pública está melhorando, no que não está bem e pode melhorar e fazer uma análise completa dos resultados e as correções necessárias.


As reuniões que aconteceram às quintas-feiras contam com as presenças dos comandos da polícia militar, polícia civil, do ministério público, dos representantes dos juízes, defensoria pública, secretaria de ressocialização que é a parte dos presídios e a presença de todos os secretários para analisar resultados e encontrar soluções para os problemas. São três as salas de vídeo conferências do governo aqui no sertão, sendo uma Petrolina, uma em Salgueiro e outra em Araripina, e uma vez por mês a reunião é presencial na capital onde é feita a análise de todo o resultado.

Nenhum comentário: