ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 24 de maio de 2011

INTOXICAÇÃO ALIMENTAR - PAIVA NETTO


A intoxicação alimentar é um problema do cotidiano e que, na maioria das vezes, não recebe de muitas pessoas a devida atenção. Em alguns casos, porém, pode levar à morte, simplesmente porque se descumprem algumas regras básicas de higiene, tanto no ambiente doméstico como no de trabalho. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças assim transmitidas são a causa de 1,5 bilhão de ocorrências de diarreia e de 3 milhões de óbitos de crianças menores de 5 anos no mundo.

A respeito do tema, apresento pequeno trecho de importante entrevista do engenheiro de alimentos Carlos Eduardo Sassano, professor da Universidade Guarulhos (UnG), ao programa “Viver é Melhor!”, da Boa Vontade TV. Ao discorrer sobre a contaminação dos alimentos, o dr. Carlos Sassano revelou que “esta se dá em qualquer lugar. Acredito que é tão fácil de ocorrer que Deus até nos dá uma mão muito grande, porque deveria haver muito mais do que há. Isso porque não se trabalha com os alimentos de maneira correta. (...) Na verdade, eles se deterioram, e a contaminação também acontece por causa do uso de agrotóxico [na produção de alimentos] e, ainda, durante a transformação deles, considerando a ação de micro-organismos como as bactérias”. O assunto merece nossa reflexão. Voltarei a ele.

Lançamentos literários

“O diário de bordo do Jornal Nacional no Ar” é o título do livro lançado pelo jornalista Ernesto Paglia, na terça-feira, 10/5, em São Paulo. A esse respeito, o autor comentou: “O retrato que surge deste diário de bordo, falado ou antevisto nas belas e por vezes pungentes fotografias que acompanham o volume, por um lado, pode parecer desalentador. Mas, por outro, nos enche de ânimo e certeza do compromisso de tantos brasileiros, dos homens comuns desse país, de torná-lo uma grande nação, onde seus filhos possam nascer e crescer com justiça”.

Na concorrida noite de autógrafos, com a presença de amigos, fãs e colegas de trabalho, o repórter da TV Globo estava acompanhado pela sua simpática esposa, a jornalista Sandra Annenberg. Fiquei muito grato ao receber a obra com esta dedicatória: “Para o ilustre Paiva Netto, com votos de bons voos e leitura agradável, Ernesto Paglia”.

Outra sessão de autógrafos ocorrida na semana passada, também na capital paulista, foi a da autobiografia de Miguel Falabella, “Vivendo em voz alta”. O ator, diretor, produtor, dramaturgo e autor de novelas foi prestigiado por artistas, personalidades e amigos. Conforme registrou o Portal Boa Vontade, “na obra, o autor procura fazer das pequenas coisas da vida um espetáculo sensível. Assim, ao apresentar suas memórias, convida os leitores à reflexão dos temas cotidianos por uma nova perspectiva”. Grato ao Falabella pelas palavras que me escreveu em um dos exemplares: “Para José de Paiva Netto, com carinho e admiração por sua bela obra”.

TBV

O Templo da Boa Vontade, em Brasília, que nosso amigo repórter fotográfico Orlando Brito tanto aprecia, igualmente agradou à ilustre sra. Gihane Meier, esposa do embaixador da Suíça no Brasil, Wilhelm Meier. Dessa forma, ela se expressou: “É maravilhoso buscar energia dentro de um Templo, independentemente da religião de seus visitantes”. O propósito do TBV é a Paz, incentivando na sociedade o Ecumenismo dos Corações.

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Nenhum comentário: