ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 16 de maio de 2011

CAMPEONATO PERNAMBUCANO - SANTA CRUZ CAMPEÃO 2011


Diante de um ótimo público (62.243 presentes), uma torcida loucamente apaixonada, mas em um gramado em condições ruins, o Santa Cruz conquistou neste domingo o seu 25º título pernambucano, dando esperanças ao torcedor coral de começar uma retomada na história do clube. Com uma derrota por 1 a 0 no Arruda, o Tricolor pernambucano confirmou a conquista, já que havia vencido por 2 a 0 no jogo de ida, na Ilha do Retiro, domingo passado. A renda do jogo foi de R$ 1.177.140,00. Além disso, o Santa impediu que o rival rubro-negro conquistasse o seu primeiro hexacampeonato pernambucano, feito exclusivo realizado pelo Náutico entre os anos de 1963 e 1968. Por isso, o Timbu, eliminado pelo Sport nas semifinais, de uma certa forma também comemora.

O JOGO

O confronto aberto durou a partida inteira. Aos 5 minutos do primeiro tempo, Memo desceu pela direita e tentou um chute direto para o gol, mas a bola desviou em Wellington Saci e Magrão segurou sem perigo. Dois minutos depois, Marcelinho Paraíba cobrou o primeiro escanteio do jogo para o Sport. A bola sobrou para Bala, que chutou e mandou muito alto. Aos 8, Landu se infiltrou e lançou para Gilberto, que tentou uma bicicleta, mas não finalizou com gol. No minuto seguinte, nova chance para o Sport: Renato cruzou, Jeovânio desviou sem querer e Bruno Mineiro mandou de cabeça, mas a bola saiu por cima do gol. Aos 13, a primeira chance real do Santa Cruz: Landu recebeu sobra e desceu rápido pela direita, mas perdeu o tempo da bola e errou o chute, deixando fácil para Magrão, que mandou para escanteio.

O Sport devolveu aos 16: cruzamento de Daniel Paulista da direita chegou para Bruno Mineiro, na área, bater de primeira. O goleiro Tiago Cardoso defendeu. O Tricolor chegou perto de novo aos 24, em cobrança de falta de Weslley. Mesmo escorregando na hora do chute, a bola saiu firme, direto contra o gol de Magrão, que quase errou a defesa. Em nova chance do Leão, aos 28, Marcelinho Paraíba tentou chute na entrada da área, meio em diagonal, mas a bola saiu pela linha de fundo. Aos 34, Bala roubou a bola no meio de campo e chegou perto da área, chutando meio desequilibrado; a bola bateu na defesa do Santa e saiu em escanteio. Na cobrança de Marcelinho Paraíba, a defesa tricolor tirou de novo. Em novo lance do camisa 11 rubro-negro, numa sobra de jogada de Marcelinho Paraíba, Bala chuta de primeira, girando, mas Tiago Cardoso segurou sem sustos. Carlinhos Bala protagonizou outro ataque do Sport aos 41 minutos.

Sob a marcação de Jeovânio, o rubro-negro girou e caiu perto da área, pedindo pênalti, que o juiz não deu – e ainda marcou falta de ataque. Lance semelhante aconteceu com o Santa Cruz, mas fora da área: aos 42, Memo se livrou da marcação e desceu sem apoio. Em jogada ombro a ombro com Daniel Paulista, caiu perto da entrada da área e pediu falta, que o árbitro também não marcou. A etapa terminou em lance de Gilberto, aos 46: o atacante tricolor recebeu de Éverton Sena na direita, se aproximou da área e chutou, mas a bola desviou em defensor do Sport e saiu.

No segundo tempo, o Santa Cruz voltou procurando gol: Thiago Cunha no lugar de Landu. Logo aos 6 minutos, o camisa 17 mostrou a que veio: desceu pela direita rapidamente e cruzou para a área, achando Gilberto bem posicionado. O atacante cabeceou, mas em cima do goleiro Magrão, que segurou com firmeza. Aos 9 minutos, Hélio dos Anjos fez a primeira mudança na equipe: sacou Bruno Mineiro para dar lugar a Tadeu, especialista nas jogadas aéreas. Logo depois, Wellington Saci foi substituído por Romerito. Zé Teodoro também trocou mais um atleta: Natan saiu e Têti ganhou mais uma chance entre os titulares. Diferente do primeiro tempo, a etapa complementar foi mais nervosa, com muitos chutes para frente, bolas longas, pouco toque de bola. Somente aos 18 o Sport chegou à frente numa jogada mais trabalhada, e nem tanto: Hamilton recebeu na entrada da área e chutou firme, mas a bola encobriu o gol de Tiago Cardoso. Uma das revelações do Tricolor que vem se confirmando como destaque foi o lateral Renatinho, de apenas 19 anos: aos 21 do segundo tempo, em jogada com Thiago Cunha, driblou o marcador rubro-negro mandando a bola entre as pernas e alcançando o colega tricolor, mais à frente. A torcida do Santa Cruz, claro, vibrou muito com o lance. Aos 25, em contra-ataque fulminante do Santa Cruz, Memo se livrou do marcador e desceu pela direita, cruzando para a área; a bola desviou em Hamilton e a sobra ficou para Gilberto, no meio da área – mas ele não dominou e perdeu chance claríssima de abrir o marcador. Em pressão do Tricolor do meio para o final do jogo, aos 27, Memo conseguiu nova roubada de bola, tocou para Thiago Cunha, que mandou o chute, mas Magrão defendeu. Aos 28, a última mudança possível no Sport: Carlinhos Bala deu lugar a Ciro. Aos 35 minutos, depois de um longo bate-rebate na área, o Sport quase marcou, mas o chute final encobriu a meta do goleiro Tiago Cardoso. Aos 37 minutos, Têti recebeu bem posicionado na área, depois de lindo cruzamento da direita.

Mas o camisa 16 do Santa Cruz finalizou mal e não marcou. Na última mudança no Tricolor, Gilberto – no que pode ter sido sua despedida do Santa Cruz – foi substituído por Leo. O jogo ainda teve um momento negativo para o Sport: cartão vermelho para Alex Bruno, depois de dividida violenta sobre Weslley. O atleta rubro-negro ainda trocou provocações com a torcida do Santa antes de sair de campo. O gol do Sport nasceu de um pênalti cometido por Leandro Souza contra Renato, já nos acréscimos, aos 48: Marcelinho Paraíba converteu e marcou o gol do Leão. Em seguida, o juiz finalizou a partida.

FICHA DO JOGO

Santa Cruz: Tiago Cardoso, Everton Sena, Leandro Souza, André Oliveira e Jeovânio; Renatinho, Memo, Wesley e Natan (Têti); Gilberto (Leo) e Landu (Thiago Cunha); técnico: Zé Teodoro;
Sport: Magrão, Renato, Montoya, Alex Bruno e Hamilton; Wellington Saci (Romerito), Tobi, Daniel Paulista e Marcelinho Paraíba; Bruno Mineiro (Tadeu) e Carlinhos Bala (Ciro); técnico: Hélio dos Anjos;

Cartões amarelos: Leandro Souza, Everton Sena e Memo (Santa Cruz); Hamilton, Renato, Marcelinho Paraíba, Montoya e Tobi (Sport);
Cartão vermelho: Alex Bruno (Sport);
Árbitros: Sálvio Spínola Fagundes (Fifa/SP), com assistência de Alessandro Rocha de Matos e Márcio Eustáquio Santiago. Os assistentes auxiliares (atrás dos gols) são Nielson Nogueira e Ricardo Tavares;
Público: 62.243 torcedores.

Fontes: Anderson Caetano e PE 360 Graus

Nenhum comentário: