ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 14 de maio de 2011

PETROLINA - CONTROLE DE PRAGAS EM VIDEIRA É TEMA DE EVENTO


No próximo dia 18, a Embrapa Semiárido e a Câmara da Fruticultura de Petrolina realizam evento sobre o Manejo Integrado de Pragas da Videira no Vale do São Francisco. O objetivo é divulgar e debater com técnicos e produtores os principais resultados de pesquisas desenvolvidas nas instituições envolvidas com a viticultura da região.

“Há trabalhos consistentes e de grande impacto no controle de pragas, não apenas nas condições experimentais dos centros de estudos e de laboratórios”, revela o engenheiro agrônomo José Eudes de Morais Oliveira, responsável pela coordenação do evento.

Testes conduzidos em meio real, nas áreas de produção, sem apelo às tradicionais medidas de uso intensivo de agrotóxicos, obtiveram reduções tão impressionantes da quantidade de algumas pragas que terminam por, praticamente, não causar danos econômicos, diz.

O caso da traça-dos-cachos é um exemplo. Com ênfase em inovações técnicas e na forma de manejo do pomar, os pesquisadores de duas unidades da Embrapa (Semiárido e Uva e Vinho) e professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) conseguiram baixar a população do inseto de 700 para 4-5. Essa traça é uma das principais pragas a afetar os parreirais do submédio do vale do rio São Francisco, em especial os formados por variedades vinícolas.

Integração

Além da traça-dos-cachos, o evento irá tratar das pragas tripes em videira, traça dos cachos, cochonilha perola da terra, ácaros, cochonilhas farinhentas e mosca das frutas. Cada uma delas será tratada especificamente por meio de palestras. O workshop terá início às 8h00m, com um pronunciamento do Chefe Geral da Embrapa Semiárido, Natoniel Franklin de Melo.

José Eudes também destaca que o evento está organizado para promover a integração do setor produtivo com o grupo de pesquisadores. “Desta forma, criamos as condições para estruturar um grupo de trabalho com foco nas principais pragas da viticultura do semiárido brasileiro”.

O Workshop Manejo Integrado de Pragas da Videira no Vale do São Francisco será realizado no dia 18 de maio, no auditório do Sest Senat, que fica na rua Zito de Souza Leão, nº. 10, Km-02, próximo ao Centro de Abastecimento de Petrolina (Ceap).

As inscrições, no valor de R$ 25 estão abertas e podem ser feitas no Escritório da Embrapa Semiárido, no Centro de Convenções.

Contatos:

José Eudes de Morais Oliveira – pesquisador Jose.eudes@cpatsa.embrapa.br

Marcelino Ribeiro – jornalista marcelrn@cpatsa.embrapa.br

Gilberto Pires – Comunicação gpires@cpatsa.embrapa.br

Fonte - Blog do carlos Brito

Nenhum comentário: