ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 28 de maio de 2011

COOPERAÇÃO - SECRETARIAS DA CONTROLADORIA E EDUCAÇÃO ASSUMEM COMPROMISSO DE FOMENTAR O CONTROLE SOCIAL


Os Secretários Djalmo Leão (Controladoria Geral do Estado) e Anderson Gomes (Educação) assinaram na sexta-feira, 27/05, um Termo de Cooperação Técnica que vai possibilitar a segunda etapa do Projeto Cidadão no Controle, desenvolvido pela Secretaria da Controladoria Geral do Estado.

O Projeto Cidadão no Controle tem como principais objetivos desenvolver uma consciência cidadã nos alunos das escolas públicas, bem como incentivar os gestores na aplicação dos recursos no chamado “bom investimento. “Através de ações de conscientização dos alunos e envolvimento dos mesmos no ambiente escolar, estaremos preparando o cidadão do futuro, atento a sua participação na preservação dos bens públicos e na melhor utilização dos recursos, ressalta Djalmo Leão.

A parceria entre a SCGE e a SEE vai atuar em quatro escolas de referência da Região Metropolitana do Recife (Argentino Castelo Branco, Luís Delgado, Murilo Braga e Eneida Rabelo) e envolver 6.500 estudantes. Para o Secretário de Educação, Anderson Gomes, “é um programa inovador na gestão social. O estudante cidadão passa a ajudar a gerir a escola.”



Quem também esteve presente na assinatura do Termo foi o deputado Aluísio Lessa que propôs transformar o Cidadão no Controle em Lei, “se perpetuarmos o Projeto, em breve teremos mais de 1 milhão de fiscais dos recursos públicos”, disse o deputado ao fazer referência ao número de alunos de escolas públicas, no estado de Pernambuco.

O Projeto Piloto do Cidadão no Controle foi aplicado na Escola Oliveira Lima e contou com a participação de cerca de 700 alunos que tiveram seus três principais pleitos atendidos. Ao tomarem conhecimento das contas da escola perceberam que podiam reivindicar algumas melhorias, dentre elas a recuperação dos laboratórios de química, física e biologia; a construção de um laboratório de informática; a compra de ventiladores para as salas de aula e a reforma do auditório. Com a implantação do Projeto a escola conseguiu desbloquear os recursos e passou a receber regularmente as parcelas federais e estaduais.

A partir de 2012 a Secretaria de Educação passa a implantar sozinha o Cidadão no Controle nas demais escolas do Estado e a Secretaria da Controladoria passará a atuar, apenas, no monitoramento e avaliação dos resultados.

Nenhum comentário: