ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 10 de maio de 2011

ELEIÇÕES 2012 - DUELO PRINCIPAL JÁ SE MOSTRA COM VALMIR FILHO X LULA SAMPAIO


No próximo dia 30 de Junho de 2012 a campanha pela conquista ou reconquista da prefeitura de Araripina será oficialmente iniciada, com a realização das convenções partidárias, mas os sinais já demonstram uma possível disputa entre Valmir Filho, pela oposição, e Lula Sampaio, pela situação. O candidato oposicionista contando com um amplo leque de apoios partidários e de líderes; o segundo, contando com a máquina pública e a esperança de estimular traições dentro da oposição.

O 'bafo' das ruas e serras não deixa dúvidas. Até mesmo as enquetes patrocinadas pelo prefeito, em blogs de sua confiança, desenham este cenário. Nelas, Valmir Filho bate com folga o getor atual e deixa para trás, com dianteira utra-folgada, seus concorrentes internos. Mais ou menos o que se ouve diretamente da boca de pessoas do povo, líderes comunitários e lideranças tarimbadas. Num dos cenários da enquete, de confronto direto, Valmir Filho conta hoje com 63% e Lula com 37%. A enquete não é pesquisa, mas é feita por gente de Lula, para ajudar Lula, colocando seis cenários que dividem apenas a oposição. Mesmo assim, Valmir Filho vence em todos os cenários que disputa, sempre com o mínimo de 15% de folga. É provável que o prefeito ordene o encerramento da referida enquete. Também é provavel que o dono do blog, e assessor do prefeito, não cumpra tal ordem, em respeito a seus leitores.

Se a eleição fosse hoje, Valmir Filho seria candidato pelo PR. Teria o apoio de grandes partidos, como PMDB, DEM, PSDB, PPS, PV, PSL,PHS, entre outros, somando o maior tempo de rádio de todas as eleições municipais. Além do apoio dos ex-prefeitos que o colocaram no mundo, Valmir Lacerda e Dionéa Lacerda, contaria ainda com o empurrão do ex-deputado e ex-governador José Ramos; do ex-vereador e suplente de deputado Nunes Rafael, do GI comandado por Tadeu do Banco, do ex-prefeito e ex-deputado Emanuel Bringel (que o lançou candidato pela oposição); apoio ainda de quatro dos cinco vereadores de oposição e de uma lista interminável de suplentes de vereadores e líderes comunitários, que hoje se colocam como pré-candidatos a vereador. Além, é claro, de segmentos fortíssimos das classes produtoras - indo da indústria do gesso ao comércio.

Caberia, entretanto, ao pré-candidato Valmir Filho, alargar os horizontes da sua candidatura e também de Araripina, buscando uma aliança mais ampla. Poderia tentar conciliar os interesses políticos de Bringel com os de Raimundo Pimente, Vadeir Batista e Alexandre Arraes. Além da cadeira de prefeito, existem a vaga de vice, de deputado estadual (que podem até ser duas, somando-se apoios locais e externos, com um governador interessado - particularmente) e de deputado federal, que o Araripe muito precisa para sair do isolamento a que foi submetido.

É provável que Lula Sampaio esteja tentando e até consiga atrair uma dessas forças para o seu lado; ou mesmo que consiga encorajar (até com recursos) a candidatura de uma dessas correntes. Mas não será tão fácil. Raimundo Pimentel, seu aliado, precisa de mais segurança e estabilidade política em Araripina para dar o voo maior; Valdeir Batista e seus filhos não serão meros coadjuvantes; Bringel, pragmático como sempre, só espera a consolidação dessa avalanche de crescimento de Valmir Filho para entrar de corpo e alma na pré-campanha, engatando também seu projeto futuro; Alexandre Arraes, até onde se sabe, rompeu com Lula em função de divergências no campo ético e moral e, por manter relações estreitas com o governador e primo, fará um jogo coletivo e não se apequenará, provavelmente abrindo espaços para um voo mais alto em 2014.

Contudo, é razoável aceitar a hipótese de Bringel se aliar a Alexandre Arraes, ou a Raimundo Pimentel, ou a ambos, com o lançamento da candidatura de Dra. Socorro ou mesmo de Alexandre Arraes, visando abrir espaços para 2014, e somente isto. Nesta hipótese, o prefeito Lula ficaria bastante enfraquecido.

Com um desenho deste, seria mais do que provável uma aliança entre Valmir Filho e Valdeir Batista, tanto para a eleição de prefeito como para a de deputado estadual e federal, consolidando assim uma candidatura que baixaria seu teto para 45% dos votos, contra cerca de 55% com o leque mais amplo, mas com chances reais de vitória consagradora em 2012 e 2014.

Contudo, não se pode subestimar a força da prefeitura. Mesmo desgastado, Lula Sampaio poderá beirar a marca de 30% dos votos. Certamente perderá muitos apoios de última hora para Valmir Filho, vindo de gente insatisfeita que espera apenas a hora de externar sentimentos de frustração, mas a máquina nunca é desprezível, embora Valdeir Batista tenha perdido o seu controle na última eleição.

O duelo entre Valmir Filho e Lula Sampaio dá sinais de que será o combustível a ser queimado pelo eleitor em 2012, a verdadeira emoção da campanha. Algumas vozes do atraso, entretanto, tentam moficar o curso natural da política feita por políticos. Desesperadamente, tentam criar embaraços e situações que tragam para dentro do debate malas não decisivas de dinheiro, visando tão somente o usofruto pessoal de gente obtusa acostumada a aleijar o destino de Araripina. A cada avanço dos debate ideológico, estas pessoas ficam ainda mais desesperadas e intensificam suas ações. Por sorte ou por ação eficaz da vacina que a sociedade tomou preventivamente, tais pessoas pregam no deserto e a banda segue firme, tocando a música da boa disputa. A conferir os desdobramentos finais.

Fonte - Blog Meu Araripe

Um comentário:

Alnikmar disse...

É trocar seis por meia dúzia. Manter as oligarquias no poder não vai resolver a situação do município: a esperança de muitos é que surja alguém realmente diferente.