ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 10 de maio de 2011

ARARIPINA - JOVENS PROMOVEM ENCONTRO DE LIDERANÇAS PARA DISCUTIR FUTURO DA JUVENTUDE


O encontro de jovens, foi articulado pelos conselheiros tutelares Luis Henrique e Braz Batista e também pelo jovem André Wayne, na ultima sexta-feira, 06/05/11, no Restaurante Portal da Cidade. O objetivo desse encontro foi dialogar com outros jovens de vários setores da sociedade como a imprensa, instituições filantrópicas, classe estudantil, da área da saúde, de eventos culturais, membros do poder judiciário como o agente Belarmino Jânio e o juiz de direito Dr. João Ricardo, que já se faziam presentes no local, entre outros, por uma política de juventude articulada com o desenvolvimento do município que priorize acima de tudo o bem estar social.


Da esquerda para a direita na foto acima: Belarmino, Portnalli, Jakson, João Erlan e André Wayne.

Os jovens e ativistas das políticas públicas de juventude, reunidos para um Diálogo para avaliar a real situação da juventude e definir um posicionamento para sua participação no setor público e privado no município de Araripina.



Fredson Paiva entre os conselheiros Tutelares Braz Batista e Luis Henrique na foto acima.

Que com união da juventude foram capazes de vencer barreiras, quando estavam desacreditados por muitos, mas através da união dos jovens araripinenses conseguiram a vitoria para o conselheiros tutelar.

Todos os jovens presentes estão conscientes de que por muito tempo os governos tratam a temática juvenil de forma meramente irreal, fora da realidade, esquecendo de executar ações que de fato contribuam com o desenvolvimento físico, cultural e intelectual, principalmente dos mais carentes, sem perspectiva de um futuro melhor. Nos últimos anos, no entanto, o tema ganhou maior visibilidade devido à organização e esforço de movimentos juvenis, forças políticas e sociais que produziram relevantes iniciativas, mais infelizmente individuais, cada um por si e Deus por todos.


Da esquerda para direita: Belarmino, Jakson, Chico, João Erlan, Braz Batista, Luis Henrique, Darlan Modesto, André Wayne e Portnalli ( foto acima).
Apesar da nossa juventude vir sendo contemplada com Escolas Técnicas Federais, ampliação do acesso ao ensino superior com PROUNI e REUNI, mais cultura e esporte com os Pontos de Cultura e as Praças da Juventude, dentre outros diversos programas e projetos, que apesar de não serem exclusivos de juventude, beneficiam diretamente milhões de jovens no Brasil. O problema é que tudo isso, que é muito bom, por sinal, não chega em Araripina nem com reza, devido a falta de prestigio ou falta de vontade dos nossos representantes políticos.

Da esquerda para a direita: Belarmino, Dr. João Ricardo, João Erlan, Portnalli, Jackson, Luis Henrique, Braz Batista, Chico, André Wayne, Darlan Modesto e Neilton (foto abaixo).


Luis Henrique garantiu que esse encontro faz parte de um ciclo inicial que cumprirá um importante papel para respaldar a participação da juventude no desenvolvimento de ações voltada para os jovens em Araripina mas, que neste momento, a prioridade é a união dos jovens representantes de vários segmentos da sociedade. “É imprescindível a forte presença e engajamento das juventudes partidárias, entidades e movimentos juvenis, intelectualidade e organizações da sociedade comprometidas com esta pauta, na caminhada pela emancipação da juventude e consolidação das políticas públicas de juventude”. Afirmou Luis Henrique.

Consideramos como fundamentais para que a política de juventude araripinense possa avançar, os seguintes elementos: Estruturar a política municipal de juventude com os três entes federados (União, Estado e Município) articulados, buscando a equidade, tendo fontes de financiamento claras e específicas para as políticas de juventude com mecanismos diversos de controle e participação social da juventude nesse sistema.

Acreditamos na viabilidade da união dos jovens, dessas idéias e nos colocamos à disposição para juntos construirmos o próximo capítulo da história da política de juventude. Completa Braz Batista.

Quem tiver interesse em participar dos próximos encontros ou deixar sugestões pode fazer contato através do email:

araripinapositiva@hotmail.com

Fonte - Blog Casa de Abelha
Fotos - Fredson Paiva

3 comentários:

Araripina Positiva, A Juventude em Ação!! disse...

Acessem www.araripinapositiva.blogspot.com emai-l araripinapositiva@hotmail.com

Unknown disse...

E onde está o representante da Juventude Araripinense? Quais propostas esse grupo tem para a nossa Juventude? Deveria está presente o nosso representante, o presidente do conselho municipal de Juventude, Marcos; e pessoas que conhece as necessidades do nosso municipio. Vocês são caras muito bons, tenho amizade com todos, mas, ainda, não estão preparados para discutir futuro da Juventude. Aprovenitando a oportunidade quero preguntar aos amigos Braz Batista e Luiz ricardo, o que eles realizaram em prol das nossas crianças. Foram tantas as promessas e, até agora, nada feito. Ferreira.

Alnikmar disse...

Concordo com o Matheus. Que juventude é essa, representada apenas por filhos dos mesmos donos da cidade? Onde estão os jovens do povo, a verdadeira "galera", aquela a quem importa realmente tais decisões? Lamentável a falta de participação de uma maioria de excluídos que sentem na pele o que realmente passa o jovem araripinense. Ainda é necessária uma maior noção do que seja participação política, não simplesmente visando a ocupação de cargos públicos.