ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 17 de maio de 2011

A GRANDE ABOLIÇÃO - PAIVA NETTO


Na sexta-feira, 13/5, muitos comemoram os 123 anos da Abolição da Escravatura. Aproveito o ensejo para ressaltar a influência da mensagem redentora de Jesus, o Cristo Ecumênico, a libertar-nos do maior de todos os cativeiros: a ignorância a respeito das leis divinas que regem o Universo.

Uma leitura atenta do Evangelho e do Apocalipse, em Espírito e Verdade à luz do Mandamento Novo do Educador Celeste, nos ilumina a consciência nesse caminho. Cai por terra a visão medíocre de pretensas supremacias étnicas. A cor da pele jamais poderá qualificar o Espírito eterno da criatura humana, criado à imagem e semelhança de Deus, que é Amor. (Gênesis, 1:26 e Primeira Epístola de João, 4:8.)

AÇÕES CONTRA O RACISMO

Em 29 de abril do corrente, a cidade de São Paulo sediou mais um evento promovido pela Organização Brasileira de Mulheres Empresárias (OBME). Mostrar os malefícios do preconceito racial no Brasil e apresentar as ações governamentais nesse campo foram os objetivos desse encontro, que contou com a presença da ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros; a secretária de Políticas de Ações Afirmativas da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Anhamona de Brito; a presidente Nacional da OBME, Adelina Alcântara Machado; a presidente regional, Claudia Métne; e a vice-presidente regional, dra. Andreé de Ridder; além de diversas profissionais da área. O Portal Boa Vontade registrou: “No início do evento, todos foram recepcionados pelo canto do Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade, da LBV.

A ministra discorreu em entrevista à Super Rede Boa Vontade de Comunicação sobre os avanços e também os desafios da Secretaria de Política de Promoção da Igualdade Racial. ‘Nós temos uma campanha que se chama ‘Igualdade Racial é pra valer!’.

A ideia que discutimos hoje aqui é de que podemos fazer alguma coisa em favor da inclusão, para tornar a sociedade brasileira mais justa e mais igual’, salientou. Sobre a Legião da Boa Vontade, a ministra Luiza lembrou o compromisso da Instituição para com as crianças: ‘Agradeço à LBV por estar aqui falando. Tivemos a oportunidade de ver um coral maravilhoso das crianças, mais uma demonstração do compromisso com a solidariedade’”. Bela iniciativa do empresariado feminino. Toda ação contra o racismo terá sempre nosso incondicional apoio.

LDN HOMENAGEIA A LBV

Na terça-feira, 3/5, o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em Porto Alegre recebeu a fraterna visita do presidente da Liga da Defesa Nacional (LDN) no Rio Grande do Sul, Floriano Gonçalves Filho, acompanhado dos vice-presidentes, Bil Lara e Álvaro Raul Cruz Ferreira; e do diretor-administrativo, Miguel Sibemberg. Após serem recepcionados pelo canto acolhedor do Coral Ecumênico Infantil Boa Vontade (formado por meninas e meninos que integram o programa “LBV — Criança: Futuro no Presente!”), os amigos da LDN conheceram o atendimento socioeducativo da LBV.

O portal www.boavontade.com destacou: “Na ocasião, o presidente da LDN informou que a LBV será homenageada durante as comemorações da Semana da Pátria, de 1o a 7 de setembro. (...) Desta forma, todas as escolas do Rio Grande do Sul desenvolverão, nesse período, atividades sobre a ação da LBV. A Instituição ainda será tema dos desfiles cívicos realizados por todo o Estado. ‘(…) Tive a oportunidade, há mais de 50 anos, de conhecer a Legião da Boa Vontade, e os nossos ideais são comuns. (…) A LBV trabalha no aspecto de congregar as pessoas e trabalhar em prol de toda a população (...), vem complementar as nossas comemorações, porque reúne o povo e desenvolve um trabalho sadio para as nossas crianças, jovens e adultos’, afirmou o dr. Floriano Gonçalves.

Em carta enviada ao diretor-presidente da LBV, ele assim se expressou: ‘Sua entidade realiza um trabalho que é exemplo em nível mundial e se enquadra perfeitamente nos propósitos que defendemos e difundimos.

O trabalho de promoção da Educação e da Cultura com Espiritualidade Ecumênica, proporcionando alimentação, segurança, saúde e trabalho para todos, tem como resultado um cidadão comprometido e envolvido com o seu semelhante e com o seu país’”. Grato ao prezado Floriano Gonçalves. Sentimo-nos orgulhosos por a LBV ter sido escolhida para tema na Semana da Pátria e de fazer parte da rica cultura gaúcha.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br – www.boavontade.com

Nenhum comentário: