ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 29 de abril de 2011

CASAMENTO REAL - PRÍNCIPE WÍLLIAM E PRINCESA KATE SÃO AGORA MARIDO E MULHER


O príncipe William e Kate Middleton se casaram nesta sexta-feira na Abadia de Westminster, em uma cerimônia religiosa acompanhada por duas bilhões de pessoas no mundo inteiro e por centenas de milhares nas ruas de Londres.

O segundo na linha de sucessão à coroa britânica e Kate Middleton, ex-plebeia e agora princesa Catherine, afirmaram "sim, aceito" e foram declarados marido e mulher pelo arcebispo de Canterbury, Rowan Williams.

A cerimônia aconteceu diante de 1.900 convidados oficiais, incluindo membros das monarquias europeias, celebridades do esporte e da música, líderes políticos e amigos do casal, que lotam desde cedo a Abadia, decorada com árvores e flores silvestres.

Com um belo e elegante vestido branco marfim, com cauda longa, véu e tiara, Middleton entrou na Abadia acompanhada pelo pai, Michael, que a conduziu ao altar, onde era aguardada pelo príncipe William, trajando o uniforme de coronel da Guarda Irlandesa do Exército britânico.


O vestido da princesa, que não usou coque e sim o cabelo solto, foi criado pela sucessora de Alexander McQueen, Sarah Burton, que assumiu a direção artística da marca após os suicídio do célebre estilista no ano passado.

Depois do ′sim`, William colocou a aliança no dedo anular esquerdo de Kate, A jóia foi confeccionada por especialistas galeses a partir de uma pepita que a rainha Elizabeth II entregou ao neto após o anúncio do noivado, em novembro.


O príncipe Harry, irmão de William e padrinho de casamento, encarregado de levar a aliança à Abadia, a passou ao noivo, que decidiu, de comum acordo com a prometida, não usar aliança.

Mais de 400 leitores acompanharam ao vivo a cobertura feita pelo Pernambuco.com/ Diario de Pernambuco do casamento de William e Kate. As notícias começaram a ser postadas às 6h da manhã, com atualizações a cada momento, durante a cerimônia, o cortejo e a recepção para os convidados da família real.


Além das informações que chegavam a cada minuto, foram veiculados vídeos e fotos (disponibilizados pela Monarquia Britânica e pelas agências de notícias) praticamente em tempo real.

A cobertura contemplou os principais momentos, como a cerimônia matrimonial na Abadia de Westminster e os dois beijos do casal no Palácio de Buckingham em frente à multidão, e também abriu espaço para detalhes como o bolo de casamento e o cardápio do almoço na recepção oferecido aos convidados.

O vestido da noiva foi bastante coparado ao que Grace Kelly usou quando se casou com o príncipe de Mônaco (uma foto de arquivo foi exibida durante cobertura para permitir comparações). As presenças de convidados ilustres, como o casal David e Victoria Bechan ou o cantor Elton John (ao lado do companheiro David Furnish, com quem tem um filho), foram devidamente assinaladas.


Ao todo, os leitores tiveram acesso a 132 notícias distribuídas ao longo de sete horas (uma postagem a cada 3 minutos, em média). As cenas mais marcantes foram mostradas em 15 vídeos e 26 fotos. A cobertura seguiu o mesmo esquema on line adotado em eventos como a entrega do Oscar, o carnaval 2011 e os principais jogos de futebol dos times pernambucanos.

Camarões, caranguejos, ovos de codorna: cerca de 10.000 canapés faziam parte do bufê posterior ao casamento de William e Kate, que foi servido no Palácio de Buckingham.

Cerca de 650 pessoas foram convidadas pela rainha Elizabeth II a essa cerimônia em homenagem a seu neto nos suntuosos apartamentos de Estado da residência londrina da soberana.

Os 10.000 canapés e demais quitutes foram preparados por uma equipe de 21 chefs.


Os convidados puderam escolher entre mais de 20 tipos de iguarias. Entre os salgados, havia caranguejos da Cornualha sobre blinis com limão, terrinas de pato ao chutney, queijo de cabra com nozes caramelizadas, camarões da Escócia com condimentos agridoces.

Entre os doces, havia tartaletes de framboesa, creme com ruibarbo e trufas.

Foram servidos, além disso, dois bolos de casamento. O inevitável "fruit cake" foi encomendado à célebre confeiteira Fiona Cairns, que conta, entre seus clientes, com o ex-Beatle Paul McCartney. Kate Middleton pediu que o bolo fosse decorado com 16 flores que simbolizam a felicidade (a rosa), a ternura (lis) e o matrimônio (hera).

Junto com esse bolo, havia outro, escolhido dessa vez por William: um de chocolate confeccionado a partir dos famosos "tea biscuits" McVitie′s, que era a sobremesa preferida do príncipe quando criança.

Para facilitar a digestão, os convidados ouviram um concerto de Claire Jones, a harpista de Charles, príncipe de Gales e pai de William.

Depois desse bufê, haverá no fim do dia um jantar formal e, depois, o palácio terá um baile animado por um disc jockey.

Não há informações sobre o menu do jantar.

Da AFP Paris

Nenhum comentário: