ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 11 de abril de 2011

ARARIPINA - PROGRAMA PREFEITURA NAS COMUNIDADES ATENDE REGIÃO DO CAVACO


A Prefeitura Municipal de Araripina está começando uma nova fase de administração participativa e o prefeito Lula Sampaio muda o rumo, segundo ele, para dias melhores, sendo que já começou a todo vapor a rever metas e prioridades. Já nesta quinta-feira, 07 de abril, reiniciaram com todos os seus secretários e colaboradores, o “Programa Prefeitura nas comunidades”, um programa que já vinha acontecendo em anos anteriores que leva a prefeitura para uma determinada comunidade.


Nesta etapa o programa iniciou pela comunidade do Cavaco, zona rural do município, e durante o dia atendeu diversos moradores da citada localidade e regiões vizinhas, como a Serra do Cavaco. A Secretaria de Administração deu oportunidade a várias pessoas para a retirada do título de eleitor, identidade e carteira profissional com foto, e até um fotógrafo estava à disposição da população, encaminhando com mais agilidade a documentação ali mesmo. O PROCON também foi para dar informação sobre o direito do consumidor.


A Secretaria de Assistência Social fez o cadastro de várias pessoas para assistência de um modo em geral, como cestas básicas para quem estava realmente necessitando, retirada de 2ª via de certidão de nascimento, cortes de cabelo, carteira do idoso, para quem tinha mais de 60 anos, encaminhamento para o BPC – Benefício de Prestação Continuada, tanto para o deficiente como para pessoas a partir de 60 anos. Na mesma parte da assistência social as pessoas ali presentes tiraram dúvidas e obtiveram informações sobre o bolsa família, atendimento do NAJ – Núcleo de Assistência Jurídica no encaminhamento de divórcios, pensão alimentícia, separação litigiosa, entre outros casos.


Durante o evento aconteceram também as oficinas de geração de renda e cursos de artesanato para as mães do bolsa família. O povoado do cavaco teve que receber uma maior infra estrutura para receber toda a caravana do Programa Prefeitura nas Comunidades, entre elas toda a limpeza do povoado, terrenos baldios no combate também ao mosquito da dengue, abertura de ruas, limpeza do campo de futebol, roço de estradas e reforma do prédio da associação.


A secretaria do Meio Ambiente fez a distribuição de mudas com garajal e realizou palestras sobre a natureza, lixo e meio ambiente, conscientizando a população local da importância da preservação. A Secretaria de Agricultura também fez uma palestra sobre o manuseio da manipueira e assistência técnica ao agricultor.


A Secretaria de Educação fez um trabalho com alunos da rede municipal. Foram oficinas, produção de texto, bingo de palavras, concurso de charadas. Gincana, cabo de guerra, pinturas, produção artística e anunciou a construção de mais uma sala de aula e o muro da Escola Martins José de Alencar, garantindo mais segurança para os alunos.


Na área da saúde que contou com a presença do secretário Venilton Carlos, aconteceu a reforma anteriormente e nesta quinta-feira a reinauguração do posto de saúde daquela comunidade, PSF, com a aquisição de novos equipamentos, além de atendimento médico odontológico, distribuição de remédios, preservativos, kits de saúde bucal, palestras sobre a saúde, escovação, planejamento familiar, a importância sobre a prevenção do câncer de colo de útero e mama, DST, AIDS e informações importantes da vigilância epidemiológica no combate a dengue.


Toda a imprensa foi convidada a participar do evento, sites, blogs, revistas, jornais e rádios, que registraram toda a movimentação desta nova etapa da administração municipal. A Secretaria de Cultura, através do secretário Geonaldes Pepeta, já adiantou que os preparativos do São João 2011 já começaram e o planejamento já está sendo elaborado para colocar em prática nos próximos dias, já que a festa junina de Araripina não só compreende o mês de junho no Parque 3 Vaqueiros, mas já começa em maio com o São João dos Bairros, comunidades rurais e distritos. Os trabalhos no Cavaco terminaram no final da tarde com um campeonato de futebol de jovens e crianças, distribuição de padrão, rede e bolas para os times.


Segundo o prefeito Lula Sampaio, que estava acompanhado da primeira dama, Sra. Irenilde Gualter, o Programa Prefeitura nas Comunidades vai estar presente nos quatro cantos do município e também distritos, já que a zona urbana já foi atendida em outra fase, mas que continuará sendo também prioridade. A próxima etapa do programa vai atender nos próximos dias a Vila de Cipaúba na região do Morais e Feira Nova do saco, onde mais uma vez toda a infra estrutura, secretários e funcionários estarão ouvindo de perto e na medida do possível atendendo as principais reivindicações do povo.

Nenhum comentário: