ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 25 de abril de 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - PRINCIPAIS DESTAQUES HOJE EM PERNAMBUCO

CORPO DE JOSÉ MENDONÇA É VELADO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA


Acontece hoje, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o vélório do ex-deputado federal José Mendonça Bezerra (DEM). Ele morreu na tarde de ontem, aos 75 anos. Do Recife, o corpo seguirá à tarde para Belo Jardim, no Agreste, cidade natal do político. Lá, ele será velado na quadra do Colégio Diocesano e sepultado amanhã, no início da tarde, no cemitério São Sebastião.

José Mendonça foi vítima de uma infecção generalizada e morreu em plena mesa de cirurgia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O governo de Pernambuco providenciou uma aeronave para fazer o traslado do corpo do ex-deputado para o Recife.

Ele deixou a esposa, Estefânia Moura, seis filhos - dentre os quais, seu herdeiro político, o ex-governador José Mendonça Filho (DEM) -, 16 netos e um legado na história política do estado.

Deputado estadual por três mandatos e eleito oito vezes deputado federal, Mendonção, como era conhecido no meio político, destacou-se pela capacidade de articulação e pela postura firme no campo da direita, tendo sido um dos mentores da União por Pernambuco. Em solidariedade à família dele e em consideração ao homem público, o governador Eduardo Campos (PSB) decretou luto oficial de três dias no estado.

José Mendonça Bezerra estava internado no Sírio-Libanês desde o último dia 13. No dia 2, foi submetido a uma cirurgia de emergência no Hospital Santa Joana, no Recife, com quadro de obstrução intestinal. Diabético e com problemas cardíacos, José Mendonça não desconfiava que tinha um tumor no intestino e realizou a intervenção no mesmo dia.

Desde então, a situação clínica do político regrediu. Segundo familiares, ele desenvolveu uma infecção e foi levado para São Paulo na tentativa de controlá-la. Chegou a apresentar melhora, reagindo bem aos medicamentos.

Além da presença dos familiares, recebeu visitas de amigos, como os parlamentares Armando Monteiro Neto (PTB), Raul Henry (PMDB), Silvio Costa (PTB), Wolney Queiroz (PDT), Carlos Eduardo Cadoca (PSC) e Fernando Bezerra Filho (PSB), que organizaram uma caravana para prestar solidariedade ao político no hospital.

Nos últimos quatro dias, José Mendonça foi surpreendido por uma febre que piorou na noite do sábado. Uma nova cirurgia foi a única forma encontrada pelos médicos de tentar controlar a infecção, mas sem sucesso. “Para a família, foram mais de 20 dias de angústia e sofrimento. Um processo doloroso que culminou com a dor maior da morte”, resumiu José Mendonça Filho.

FERIADÃO TERMINA COM 145 ACIDENTES, 83 FERIDOS E 05 MORTOS


Cento e quarenta e cinco acidentes com 83 feridos e cinco pessoas mortas, com 265 veículos envolvidos. Este é o balanço da Operação Semana Santa, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) da zero hora da quarta-feira passada até a meia noite de ontem nas rodovias federais que cortam o estado.

Durante esses cinco dias a média diária foi de 29 acidentes, com 16,6 feridos e um morto. Na operação realizada no ano passado, quando foram quatro dias de feriado, foram somados 66 acidentes, com 34 feridos e oito mortos, numa média diária de 16,5 acidentes, 8,5 feridos e dois mortos. Desta maneira, o número de acidentes foi maior este ano, mas o de mortos diminuiu.

Dos 145 acidentes que aconteceram nas BRs, cercade 42,7 % ocorreram na BR 101; 31,7 % na BR 232 e 11% na BR 104. Os tipos de acidentes mais frequentes foram colisão traseira (52), saída de pista (26) e colisão lateral (25). Excesso de velocidade e falta de atenção são os principais motivos.

Das cinco vítimas fatais registradas durante o período, três eram usuários de motocicletas (60% aproximadamente), uma foi vítima de atropelamento. Apenas uma vítima estava em um veículo quatro rodas.

Os dados da operação de 2011 continuam com 1.066 autos de infração, 2.379 veículos fiscalizados, 26 retidos, 14 CNHs recolhidas. Foram realizados 566 testes de alcoolemia. Treze pessoas foram presas por embriaguez ao volante e sete por outros motivos como roubo ou furto de veículos, mandados de prisão, tráfico e crimes

COMEÇA VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) inicia hoje a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Este ano, a vacina para prevenir a gripe será disponibilizada para mais de 1,3 milhão de pessoas entre idosos (a partir de 60 anos), gestantes, crianças de seis meses a menos de dois anos e trabalhadores da saúde que atuam em serviços de referência para a influenza e ainda a população indígena aldeada.

O objetivo é diminuir a morbi-mortalidade nos casos da doença. A campanha segue até o dia 15 de maio. Em Pernambuco, mais de 6 mil pontos, entre unidades de saúde e postos volantes vão oferecer a vacinação. A expectativa do Ministério da Saúde (MS) é imunizar mais de 80% dessa população.

Este ano, a vacina irá imunizar contra três vírus da influenza (dois da sazonal - gripes comuns – e o da pandêmica H1N1). As contra-indicações são para quem tem alergia a ovo e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina. A vacinação das crianças é feita em duas doses, com um intervalo de trinta dias entre a primeira e a segunda.

No dia 30 de abril acontece o Dia D de mobilização nacional contra a influenza. Em Pernambuco a data será comemorada no Hospital Geral de Areias (HGA), que abriga o Programa de Atenção ao Idoso (PAI).

O programa beneficia mais de 500 idosos com ações de promoção à saúde, prevenção e atividades sócio-educativas. No Dia D, a SES ainda ampliará para 10 mil os pontos para imunização em todo o Estado.

Para sensibilizar a população indígena, a SES, em parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), fará amanhã uma mobilização na aldeia funiô de Águas Belas.

Doaença - a Influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, ou de forma indireta, pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração até formas clinicamente graves e complicadas. Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar e cefaléia.

A vacinação pode reduzir entre 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% da mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente.

Fonte - Pernambuco.com

2 comentários:

Anônimo disse...

fredson eu queria ti dizer que o programa esta muito ruim sem vc mais agente espera vc com uma anciadade encontrolavel............... bjsssss de Joyce. sim quero ser amiga sua no fecebook o meu e Joyce.aliny@hotmail.com................ beijos aguardo seu retorno e seu conviti..........
[beijossssssssssss

Anônimo disse...

fredson o programa estar muito ruim sem vc ...espero que volte logo...vanessa karvalho.
te esperamos com ansiedade.