ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 13 de abril de 2011

AVA - ASSOCIAÇÃO DOS VAQUEIROS DE ARARIPINA PROMOVERÁ FEIRA DE EQUINOS MENSAL


Com o objetivo de estimular e fomentar o crescimento da eqüinocultura em Araripina, a Associação dos Vaqueiros de Araripina (AVA) promoverá no próximo mês de maio, a 1ª edição da Feira de Eqüinos no Parque 3 Vaqueiros.

Segundo o diretor de eventos da AVA, Danda Simeão (foto acima), a expectativa é transformar a feira, em um encontro mensal dos vários criadores de eqüinos de Araripina e região. O mercado de eqüino gira quase um milhão de reais somente em Araripina. Entre os criadores estão o próprio Danda, Breno Ramos, Dr. Valmir Filho, os vereadores Luciano Capitão e Leonardo Batista entre outros.

Além da exposição de eqüinos a feira promoverá a gastronomia local, seminários onde serão debatidos vários temas voltados para a atividade eqüina. Para Danda, o evento será uma oportunidade de alavancar a atividade eqüestre, que já tem mostrado expansão significativa nos últimos anos. “A eqüinocultura em Pernambuco tem conquistado representatividade e expressão no âmbito nacional, a nossa Feira merece destaque como um evento que impulsionará o turismo rural para que a região do Araripe possa consolidar-se como um vetor de desenvolvimento sustentável”, destaca.

Danda acredita que contará com o apoio irrestrito da prefeitura municipal, pois Araripina como o estado de Pernambuco vem se consolidando como grandes produtores de eqüinos do Nordeste, a feira no município será uma ótima oportunidade de colocar o município na rota dos grandes negócios do mercado de cavalos.

Informações do setor - O agronegócio cavalo teve crescimento significativo nos últimos anos. Este setor gera atualmente 642,5 mil empregos diretos, superando segmentos tradicionais da economia, como o comércio atacadista, correios e a indústria automotiva, além de 2,6 milhões de postos de trabalho indiretos. O faturamento da indústria do cavalo é de R$ 7,5 bilhões por ano. O Brasil possui hoje o 4º maior rebanho de eqüinos do mundo, com 5,8 milhões de cabeças, atrás dos Estados Unidos, China e México.

Matéria - Blog Casa de Abelha

Foto - Fredson Paiva

Nenhum comentário: