ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 19 de junho de 2009

TRÂNSITO - LEI SECA PUNE 2.700 MOTORISTAS

No primeiro ano de vigência da lei seca, que proíbe os condutores de dirigirem sob efeito do álcool ou de qualquer substância psicoativa, 2.726 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) foram recolhidas em Pernambuco, sendo apenas 100 delas no interior. Os motoristas receberam multa de R$ 957,70 e ainda podem ter o direito de dirigir suspenso por 12 meses.


Outras 148 pessoas acabaram indo parar em delegacias de plantão. Elas apresentavam concentração superior a 0,3 miligramas de álcool por litro de ar expelido, no teste realizado com o etilômetro. No Estado, a abordagem foi feita a 106.888 veículos, entre 1º de junho de 2008 e 1º de junho deste ano. Os números foram apresentados, ontem, pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE).

O Ministério da Saúde também aproveitou a comemoração de um ano da lei seca para divulgar balanço. O número de internações provocadas por acidentes de trânsito nas capitais brasileiras caiu de 105.904 casos para 81.359 no período de vigência da lei federal 11.705/08, o que representa uma queda de 23%. Muito parecido a percentagem de óbitos, que caiu 22,5%.


Para o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco, Roberto Leandro, os números demonstram a presença do Estado nas ruas e o resultado dos investimentos feitos em equipamentos, além do aumento do quantitativo de agentes nas operações de fiscalização.

“Nós nos integramos ao esforço nacional e investimos na infraestrutura para fortalecer a estratégia de ação. E foi assim que Pernambuco inovou, inclusive, com a implantação de delegacias móveis e de um caminhão cegonha para rebocar os veículos de proprietários sem a menor condição de dirigir”, ressaltou.

Em um ano de lei seca, a estrutura de fiscalização em Pernambuco aumentou, segundo o Detran. O número de agentes nas ruas subiu de 25 para 150, representando um crescimento de 600%. Eles agora trabalham com 60 etilômetros (aparelho que mede a quantidade de miligramas de álcool por litro de ar expelido), em vez dos dez usados antes de a lei federal entrar em vigor.

CAMPANHAS

Outro fato destacado foram as campanhas educativas nacionais, que foram lançadas neste período, em prol da lei seca. Pernambuco aproveitou o slogan “Seja legal, se beber não dirija” para desenvolver outras campanhas educativas.

A Turma do Fom-Fom ressurgiu nas ruas com personagens novos criados especialmente para tratar do tema. E apresentações teatrais foram realizadas em mais de 100 bares da Região Metropolitana do Recife numa iniciativa que mexeu com os boêmios de plantão.

Para comemorar o primeiro ano da lei seca, o Detran de Pernambuco iniciou, na noite de ontem, uma série de blitzes educativas pelas ruas da Região Metropolitana do Recife (RMR). A previsão é que a ação se estenda até a madrugada do próximo domingo para orientar os motoristas sobre os riscos da perigosa combinação entre álcool e direção.


Neste São João a fiscalização será dobrada em Araripina devido aos shows no Parque 3 Vaqueiros que começa no próximo sábado. Segundo a delegada municipal, Dra. Lívia Pires, etilômetros serão usados pela plícia civil nas abordagens aos motoristas. quem for pego dirigindo embriagado será enquadrado na lei.

Nenhum comentário: