ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 9 de junho de 2009

SAÚDE - ESTADO PREVINE ACIDENTES COM ESCORPIÃO


Devido ao crescente aumento de acidentes com escorpiões na Região Metropolitana do Recife (RMR), o Centro de Assistência Toxicológica do Hospital da Restauração (Ceatox-HR) lançou, na manhã desta segunda-feira (08), a I Campanha de Prevenção a Acidentes com Escorpião. O evento aconteceu no auditório do HR e reuniu profissionais de saúde do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Paulista, Cabo de Santo Agostinho e Igarassu.

Durante o seminário, foram apresentadas dicas de prevenção às picadas e atendimento clínico aos pacientes, e ainda explicações sobre o habitat do animal, que costuma se esconder em entulhos e se alimentar de pequenos insetos. “É importante sempre manter a casa limpa, fechar os ralos do banheiro e prestar atenção quando for calçar os sapatos, local onde o escorpião gosta de se esconder”, alertou a chefe do Ceatox, Lucineide Porto. No pátio do hospital, alunos do curso de medicina alertavam a população sobre o perigo de ser picado pelo animal. Em uma bancada, vários bichinhos estavam expostos para mostrar o grau de perigo.

O HR é referência estadual em atendimento por intoxicação exógena (provocadas por substâncias do ambiente, como ar, água, plantas, alimentos) e acidentes por animais peçonhentos. Por ano, o hospital registra uma média de 1,5 mil ocorrências por picada de escorpião. Em 2009, já foram computadas 425 vítimas. “É no inverno, principalmente nos períodos de julho a agosto, que esses números aumentam”, disse Lucineide.

Os sintomas vão de dores intensas, calafrios, taquicardias, náuseas e vômitos até a morte, no caso das crianças e idosos. “Em caso de picada, o paciente deve lavar o ferimento com água e sabão e procurar o posto de saúde mais próximo para receber os primeiros atendimentos”, afirmou a chefe do Ceatox. Ela reforça ainda que algumas crenças populares, como passar alho na picada, esfregar o escorpião no local, furar a área atingida para ‘chupar’ o sangue ou apertá-la com um cinto ou pano para ‘estancar’ o veneno devem ser abolidas, pois só pioram a situação.

Amanhã (09), as ações serão realizadas junto ao público, na Estação Recife (Central) do Metrorec.

Por Edison Segundo, do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário: