ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

ARARIPINA - INTERVENTOR FAZ BALANÇO POSITIVO DO PERÍODO DE INTERVENÇÃO

O Interventor do Estado no município de Araripina, Adalberto Freitas Ferreira concedeu entrevista coletiva na manhã de sexta-feira, (28/12) para apresentar um balanço do período de Intervenção que começou em 14 de setembro e finda nesta segunda-feira (31).

Estavam presentes à coletiva parte da equipe nomeada pelo Governador Eduardo Campos (PSB) como Renato Cirne (Controladoria Geral do Estado) e Bruno Cruz (Secretaria de Administração Estadual). O prefeito eleito do município Alexandre Arraes (PSB) também esteve presente.

Adalberto Freitas inicialmente apresentou o cenário encontrado quando foi designado para assumir o controle do Poder Executivo destacando a instabilidade administrativa como principal ponto para atuação. Entre as irregularidades encontradas estão o comprometimento da receita com a folha de pagamento e o não recolhimento de tributos previdenciários, além do atraso no pagamento de serviços básicos como limpeza urbana e transporte escolar.

Ele também elencou algumas ações realizadas em áreas importantes como educação, saúde, ação social, agricultura e especialmente no que tange à administração da sede municipal. Foram atualizados os sistemas tributários e contábeis, além da modernização do Portal da Transparência que agora torna pública qualquer movimentação financeira e também publica integralmente a folha de pagamento. Estas ações respeitam o que preconiza a Lei de Acesso a Informação.

Com relação à redução da folha de pagamento, Adalberto Freitas destacou que encontrou a Prefeitura com um comprometimento em torno de 65% das receitas e que em três meses executou uma economia na ordem de R$1.161.040,00. Ainda em valores o Interventor falou sobre o Fundo de Previdência de Araripina (ARARIPREV) que o encontrou com saldo em caixa de apenas 26 mil reais e deixa um saldo de aproximadamente 850 mil reais com todos os pagamentos dos inativos em dias, inclusive o mês de dezembro e o 13º salário.

Adalberto Freitas reforçou que em três meses toda a equipe esteve empenhada em organizar, especialmente, o setor administrativo da Prefeitura de maneira que o próximo prefeito (Alexandre Arraes) dê continuidade a estas e outras ações iniciadas durante Intervenção. Ele também destacou o apoio das Secretarias Estaduais e da equipe da Prefeitura de Araripina. “Estivemos aqui para cumprir uma determinação do Governador Eduardo Campos que não mediu esforços e enviou diversos representantes de Secretarias Estaduais para nos apoiar. Também não posso deixar de agradecer a equipe que aqui encontrarmos, pois caminharam junto conosco durante este período”, afirmou.

INTERVENTOR DE ARARIPINA SERÁ SECRETÁRIO-EXECUTIVO DE DEFESA CIVIL DO ESTADO

O prefeito eleito do Recife, Geraldo Julio (PSB), definiu neste domingo (30) mais três nomes da sua equipe. Atual interventor de Araripina, o tenente-coronel Adalberto Freitas Ferreira, será o secretário-executivo de Defesa Civil - que agora será uma secretaria-executiva vinculada à pasta de Infraestrutura e Serviços Públicos. A jornalista Marcella Sampaio assumirá a Secretaria-Executiva de Imprensa. Completa o time o auditor fiscal da Fazenda Jader Toscano, 47, que ficará como executivo de Projetos Estratégicos, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano.

De acordo com o socialista, a decisão de elevar a Defesa Civil à categoria de Secretaria-Executiva foi para reforçar a atuação da Prefeitura no enfrentamento e na contenção de situações de risco, a exemplo de deslizamento de barreiras nos períodos de chuva. Com isso, a pasta vai incorporar as competências da atual Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir).

Adalberto Freitas tem 44 anos. É servidor público de carreira da Polícia Militar, que, além de interventor de Araripina, já foi coordenador de Segurança Institucional da Casa Militar do Estado e diretor do Centro de Reeducação da PM. Atual coordenadora-geral de Defesa Civil do Recife, Keila Ferreira será mantida na equipe de Adalberto e será a gerente-geral de Assistência Social da Secretaria-Executiva.

Na Secretaria de Imprensa, Marcella Sampaio, 37 anos, terá a função de coordenar as assessorias das 22 secretariais municipais e dos órgãos vinculados. Formada pela UFPE e com mestrado em Teoria da Literatura pela mesma universidade, ela atua na área desde 1997. Também é professora do curso de jornalismo da Faculdade Maurício de Nassau, onde ensina disciplinas ligadas ao jornal impresso. No Governo do Estado, Marcella assessorou Geraldo nas secretarias de Planejamento e Gestão e Desenvolvimento Econômico e também integrou a equipe de profissionais na campanha.

Jader Toscano, futuro executivo de Projetos estratégicos, ingressou na Secretaria da Fazenda há 25 anos. Atuou nas áreas de administração fiscal e recursos humanos. Por sete anos foi o Ouvidor, tendo já ocupado o posto na Secretaria estadual de Educação.

Da ASCOM/PMA/Blog do Fredson/Portal Araripina

Nenhum comentário: