ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 10 de julho de 2012

PERNAMBUCO - TRABALHOS DESENVOLVIDOS PELOS ESTUDANTES DA REDE SERÃO EXPOSTOS NA FENEARTE


Estudantes da rede estadual de ensino também estão participando da XIII Feira Nacional de Negócios do Artesanato - Fenearte que acontece entre os dias 06 e 15 deste mês. Um caminhão adaptado ficará estacionado na entrada do evento expondo os trabalhos desenvolvidos pelos alunos das 17 Gerências Regionais de Educação (GREs).

Com o tema: Revisando a história do rei do baião: o centenário de Luiz Gonzaga, foram desenvolvidos trabalhos nas áreas de literatura e artes plásticas. Mais de mil estudantes do ensino fundamental, médio, normal médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA/ ensino fundamental e médio) e do Programa de Correção de Fluxo para o Ensino Fundamental e Médio (Travessia) participaram da confecção dos trabalhos que foram baseados na biografia e nas músicas do artista homenageado.

O forró, o xote, e o baião serão exemplos de ritmos lembrados nos trabalhos expostos para o público que, além de prestigiar o evento, também terá acesso a jogos e a um grande livro para deixar seus recados.

“O trabalho retrata a vida de um músico conhecido por todos os brasileiros. Para que a gente pudesse fazer uma homenagem a Luiz Gonzaga, foi necessário interagir com todas as Regiões e, por isso, trabalhamos não só a música do artista, mas a importância do Rio São Francisco, o povo sertanejo, as cidades do Sertão e suas peculiaridades”, disse a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva.

Além de uma feira de divulgação e comercialização, o evento é um espaço pedagógico de estímulo ao desenvolvimento ao conhecimento. No caminhão, os trabalhos serão expostos divididos por GREs. Essa é segunda edição do caminhão móvel da Educação, na Fenearte.

As Canções/tema selecionadas que retratam a trajetória do Rei do Baião, para cada GRE, são:

1. A biografia de Luiz Gonzaga - GRE Metro Sul

2. A vida do viajante - GRE Recife Norte

3. Pau de Arara - GRE Recife Sul

4. Respeita Januário - GRE Palmares

5. Petrolina Juazeiro - GRE Petrolina

6. Riacho do Navio - GRE Afogados da Ingazeira

7. ABC do Sertão - GRE Floresta

8. Boiadeiro - GRE Vitória

9. Asa Branca - GRE Araripina

10. O xote das Meninas - GRE Salgueiro

11. Assum Preto - GRE Arcoverde

12. Olha pro Céu - GRE Caruaru

13. Baião - GRE Nazaré da Mata

14. A volta da Asa Branca - GRE Garanhuns

15. Noites Brasileiras - GRE Limoeiro

16. Forró número 1 - GRE Barreiros

17. Xote ecológico - GRE Metro Norte

TOP 100 – O Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato reconhece e valoriza o trabalho realizado por artesãos de todo o País por meio de critérios como grau de inovação dos produtos, adequação ambiental e eficiência produtiva. Periodicamente são escolhidas as cem unidades produtivas mais competitivas do País, que conquistam o direito de usar o selo do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, além de receberem reconhecimento nacional. Em sua última edição, o estado de Pernambuco foi destaque com o maior número de vencedores, um total de dez artesãos.

São eles: Alex Mont'Elberto, do Recife; Anart Artesanato, Olinda; Artes e Ofícios, Recife; Arte Primitiva, Recife; Artesanato Cana-Brava, Goiana; Cerâmica do Cabo, Cabo de Santo Agostinho; Isnaldo Reis, Recife; Marchetaria Morais, Olinda; Tapeçaria Timbi, Camaragibe; e Ws Artes, de Pombos.

FENEARTE – De 6 a 15 de julho, a XIII Feira Nacional de Negócios do Artesanato, a Fenearte, reúne artesãos de Pernambuco, outros estados brasileiros e mais de 30 países no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. No local, o público confere arte, cultura, gastronomia, decoração, moda e música em um evento no qual o artesanato é o personagem principal.

Grupos que estarão representados no estande Sebrae em Pernambuco e grupos que integram os projetos Sebrae de Artesanato:

Artesanato e Responsabilidade Socioambiental:

Tapeçaria Timbi (Camaragibe); Grupo Ateliê Costurando Arte (Paulista); Associação Mista dos Artesãos de Macaparana - AMAM; Grupo Ceramista do Cabo; Cestaria Cana-Brava (Pontas de Pedras, Goiana); Mimo de Mulher (Paulista); Grupo Produtivo Neco de Olinda; Cooperativa de Limoeiro; Associação de Pombos; São Vicente Férrer; Machetaria Moraes; Eu Q Fiz; Grife Recife; e Arte Reveste.

Mata Sul:

Associação de Artesãos Solidários - ASAS (São José da Coroa Grande); Grupo Luz In Natura (Tamandaré); Cooperativa Pernambucana de Arte - COOPEARTE (Barreiros); Água Preta; Cortês; Sirinhaém; e Reserva do Paiva.

Agreste Central:

Porteira dos Bredos (Arcoverde); Mimos da Terra (Altinho); Mulheres de Argila (Caruaru); ABMAM (Caruaru); Art Cupira (Cupira); Art Gravatá (Gravatá); e Bordados Que Brotam (Passira).

Agreste Meridional:

Grupo Mulheres de Fibra (Bom Conselho).

Sertão do Pajeú:

Grupo Café com Arte (Petrolândia); Associação de Artesãos do Sítio Pitombeiras (Salgueiro); Associação dos Artesãos do Sertão de Pernambuco (Serrita); Associação dos Artesãos Têxteis de Tacaratu; e Associação dos Artesãos de Sertânia.

Sertão do São Francisco:

Associação das Mulheres Rendeiras do Bairro José Maria (Petrolina); Associação dos Artesãos do Vale do São Francisco - Artevale (Petrolina); e Associação das Agricultoras e Agricultores, Artesãs e Artesãos Rurais do Projeto Brígida (Orocó).

Da ASCOM/SEP/Blog do Fredson/Portal Araripina

Um comentário:

Unknown disse...

essa é uma otima forma dele mostrarem seus talentos em geral