ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 9 de julho de 2012

SERTÃO DO ARARIPE - BODOCÓ GANHA CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO


A cidade de Bodocó (PE) ganhou mais um serviço na área da saúde. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) foi inaugurado, fruto da parceria entre a prefeitura municipal e o governo do estado. Estiveram presentes no ato, o prefeito Brivaldo Alves, a secretária municipal de Saúde, Patrícia Novais, a coordenadora de Epidemiologia, Daniella Paiva, a coordenadora do CTA, Sara Alves, secretários municipais, vereadores e população.

O CTA disponibiliza serviços de saúde que realizam aconselhamento, prevenção e diagnóstico de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). O serviço dispõe de Testes Rápidos de HIV, educação continuada, entrega de preservativos masculinos, gel lubrificante e panfletos informativos. Em breve, o CTA realizará também teste de triagem de sífilis e hepatite B e C. O objetivo do CTA é ampliar o acesso da população em geral às informações e insumos de prevenção das DST’S, contribuir para redução das vulnerabilidades ao HIV e a realização de diagnóstico precoce das DST’S.

O serviço dispõe de recepção acolhedora, encaminhamento interno rápido, tempo mínimo de espera e disponibilidade de resultados confirmados em tempo real. Os usuários, que procuram o centro de forma espontânea, recebem aconselhamentos antes e depois dos testes. Havendo resultado positivo de alguma doença, os profissionais do CTA encaminham o paciente para o serviço de referência, localizado na cidade de Salgueiro.

Em seu discurso o prefeito Brivaldo Alves destacou a importância do serviço na prevenção das DST’s, enfatizando que o CTA é mais um avanço para a população bodocoense. Ele informou que o CTA não atenderá apenas Bodocó, mas também outras cidades da região, já que o Sertão do Araripe dispõe de apenas duas unidades. A secretária Patrícia Novais informou que o município foi contemplado com o centro por ter alcançado indicadores positivos em vigilância e saúde, destacando que o serviço trata-se de uma conquista para o município.

Da ASCOM/PMA/Blog do Fredson/Portal Araripina

Nenhum comentário: