ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 9 de julho de 2012

EDUCAR SENTIMENTO E RACIOCÍNIO - PAIVA NETTO


No dia 29 de junho, tivemos a conclusão do 11o Congresso Internacional de Educação da LBV, em São Paulo. Profissionais da área prestigiaram o evento com sua importante contribuição, o que foi destacado na solenidade de abertura pelo professor dr. João Grandino Rodas, reitor da Universidade de São Paulo (USP): “Ele congrega pessoas de dentro e de fora da LBV, brasileiras e não brasileiras, portanto, pessoas que vêm trazer visões distintas”.

O sociólogo Pedro Demo, professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), fez questão de saudar os congressistas, numa mensagem em vídeo, ressaltando a relevância do tema em debate: “Avaliação: uma visão além do intelecto”.

Entre os palestrantes: José Pacheco, fundador da Escola da Ponte (Portugal); Marco Antonio Ferraz, diretor comercial da Abril Educação – Sistemas de Ensino; Sérgio Behnken, membro da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho; Eliana Maria Ormelezi, da Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual Laramara; Edimara de Lima, diretora da Associação Brasileira de Psicopedagogia; e Maria Suelí Periotto, supervisora da linha pedagógica da LBV.

“EDUCAÇÃO HUMANISTA E INCLUSIVA”

A Pedagogia do Afeto (para crianças de até 10 anos) e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico (a partir dos 11 anos), aplicadas pela LBV em sua rede de ensino, que objetiva educar sentimento e raciocínio, vem encontrando expressiva acolhida.

É o que observamos nas palavras do professor Marco Antonio Ferraz: “Acho que a LBV se caracteriza por uma educação extremamente humanista e inclusiva. (...) É aquela educação que valoriza o aluno enquanto ser humano, que faz com que ele perceba que é capaz de superar as suas dificuldades e que seja um ser humano realizado e feliz com auxílio da escola”.

ESPIRITUALIDADE ECUMÊNICA NO ENSINO

A presidente da Instituição Assistencial Meimei, de São Bernardo do Campo/SP, pedagoga Miltes Apparecida Soares de Carvalho Bonna, comentou: “Alegria imensa, porque estamos fazendo uma descoberta de um mundo novo através da proposta da LBV. Parabéns a toda a equipe! A nossa luta é muito grande, porque infelizmente a escola laica proposta não atinge a realidade da criança brasileira.

O Amor faz a diferença, e a busca de uma Espiritualidade Ecumênica, norteando o sistema educativo, é o sonho que desejamos realizar um dia, o qual vocês, da LBV, já estão conquistando. Tenho certeza de que cada professor, cada educador que aqui chegar, voltará levando um mundo de esperança para a renovação do sistema de ensino”.

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Nenhum comentário: