ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 11 de março de 2024

MARÇO - MÊS PARA LEMBRAR DO SONO ADEQUADO


O sono regenerador desempenha um papel importante em muitos aspectos da saúde do bem-estar, incluindo a perda de peso. Dormir bem é aliado como estratégia para o emagrecimento e qualidade de vida. Convido você a analisar alguns aspectos sobre o sono regenerador, juntamente comigo. Estamos em março, mês considerado do sono.

Regulação hormonal: durante o sono, o corpo regula a produção de hormônios importantes, como a leptina e a grelina. A leptina ajuda a controlar a sensação de saciedade, enquanto a grelina estimula o apetite. A falta de sono pode levar a níveis desregulados desses hormônios, resultando em aumento do apetite e desejo por alimentos ricos em calorias e açúcares.

Metabolismo basal: o sono adequado é fundamental para manter um metabolismo basal saudável, que é a quantidade de calorias que seu corpo queima em repouso. A falta de sono pode reduzir a taxa metabólica, tornando mais difícil a queima de calorias de forma eficiente.

Redução do estresse: o sono insuficiente pode aumentar os níveis de estresse e variar os hormônios do estresse, como o cortisol. Níveis elevados de cortisol estão associados ao ganho de peso, especialmente na área abdominal. Um sono adequado pode ajudar a regular os níveis de cortisol e, assim, contribuir para a perda de peso.

Recuperação muscular: durante o sono, ocorre a recuperação muscular. Se você está se exercitando como parte de seus esforços de perda de peso, um sono insuficiente pode prejudicar a recuperação adequada dos músculos, afetando seu desempenho nos exercícios e a capacidade de queima de calorias.

Tomada de decisões alimentares: A falta de sono pode afetar a capacidade do cérebro de tomar decisões racionais, incluindo escolhas alimentares. Isso pode levar a escolhas impulsivas e menos saudáveis quando se trata de alimentos.

Níveis de energia: o sono insuficiente pode deixá-lo cansado e com falta de energia, o que pode levar a uma redução na atividade física. Menos atividade física significa que você queima menos calorias, o que pode dificultar a perda de peso.

Equilíbrio hormonal: a privação crônica de sono pode desregular os hormônios sexuais, como a testosterona e o estrogênio, ou que pode afetar o metabolismo e a composição corporal.

Portanto, para usar o sono de forma estratégica na perda de peso, é importante manter uma rotina de sono regular, garantir um ambiente propício para o sono (escuro, silencioso e confortável), limitar a exposição a dispositivos eletrônicos antes de dormir e evitar o consumo excessivo de cafeína à tarde e à noite. Priorizar o sono como parte de um estilo de vida saudável pode complementar seus esforços para perder peso de maneira eficaz. Lembre-se de que a perda de peso bem-sucedida geralmente envolve uma combinação de dieta balanceada, exercícios regulares e hábitos de sono saudáveis.

Fonte - Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: