ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 21 de maio de 2009

DIA DA LUTA ANTI-MANICÔMIOS - PREFEITURA REALIZA I EXPOCAPS


Na última segunda-feira, 18 de maio, foi comemorado o dia nacional da luta anti-manicômios. Aqui em Araripina, a prefeitura, através da secretaria de Saúde, abriu no mês de março o Centro de Atenção Psicossocial- CAPS, que tem como objetivo prestar toda assistência psicológica e de saúde às pessoas com distúrbios mentais, notadamente de famílias mais carentes da cidade, zona rural e distritos.

Em todo o município de Araripina, a prefeitura já cadastrou 2.213 pacientes com casos de distúrbios mentais. Por conta disso, o CAPS foi instalado para atender esses pacientes e evitar que eles sejam levados para manicômios de outras cidades e sofram todo tipo de abandono e dificuldades.

Através do CAPS, a secretaria de saúde da prefeitura de Araripina oferece toda uma assistência psicossocial com médicos, psicólogos, terapeutas, enfermeiros e pedagogo; além de assistência com medicamentos e alimentação.

Em função desse trabalho inédito e para chamar a atenção da sociedade para os problemas existentes em Araripina, o CAPS realizou nesta segunda-feira, 18 de maio, a partir da 8 horas, na praça da Igreja Matriz, a sua primeira EXPOCAPS, uma exposição para mostrar os trabalhos que vêm sendo realizados, e tornar público a necessidade de aprofundar um trabalho de saúde e alto alcance social para ajudar aquelas famílias mais carentes que não têm condições de prestar um acompanhamento adequado para os seus pacientes.

Da Assessoria de Comunicação

Foto - Paulo Elias

Nenhum comentário: