ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 7 de maio de 2009

PRESERVAÇÃO - MUDAS DE PEQUIZEIRO SÃO DOADAS EM ARARIPINA


Em aproximadamente cinco anos, 2 mil pés de pequizeiro estarão produzindo frutos e diminuindo a dependência que o araripinense tem do pequi trazido do Cariri cearense, comumente comercializado nas feiras do município, em épocas de safra.

Além de evitar o gasto com o fruto, que é de grande aceitação popular, as famílias contempladas com as 2 mil mudas doadas pela prefeitura terão, a partir do quarto ano subseqüente ao plantio, frutos frescos na cozinha, o que geralmente não ocorre quando se compra o pequi nas feiras-livres.

As plantas do pequizeiro, espécie cientificamente denominada de Caryocar brasiliense, estão sendo distribuídas em propriedades espalhadas por quase toda a chapada do território araripinense. Por ser uma planta de cerrado, que exige solos profundos e não frutifica em solos rasos e argilosos, a SDR teve a preocupação de concentrar a distribuição apenas nas serras, evitando assim perda de tempo e dinheiro, e também evitando frustrações de safra no futuro.

Os pequizeiros doados pela prefeitura serão acompanhados de perto por técnicos da SDR, e os donos das propriedades beneficiadas receberão orientações específicas. Por enquanto, a recomendação básica é quanto as dimensões das covas, que devem medir 30 cm de largura por 30 de profundidade. Também se deve evitar abalos que provoquem comprometimento das raízes, uma vez que o caroço ainda pode se romper da parte aérea da planta, provocando morte da muda.

ETAPAS DA CAMPANHA

Até o momento, 250 mudas foram distribuídas, de um total de 2 mil encomendadas pela prefeitura de Araripina à EPACE – Empresa de Pesquisa Agropecuária do Ceará.

As mudas restantes, 1.750 no total, em breve estarão disponíveis no viveiro municipal, localizado ao lado da Secretaria de Desenvolvimento Rural, no Parque Valdemiro Lacerda de Souza. A previsão é que até julho todas as mudas tenham sido distribuídas, uma unidade por agricultor serrista, de modo a contemplar a maior quantidade de famílias possíveis.

RESULTADOS ESPERADOS

Além de garantir mais uma fonte de alimento, os pequizeiros ora distribuídos, num horizonte mínimo de quatro anos, estarão diminuindo a dependência do pequi vindo do Crato, ao tempo em que uma nova variedade terá sido introduzida no município.

Numa segunda etapa, planejada pelo Secretário de Desenvolvimento Rural do município, Dr. Simão dos Santos, os pequizeiros serão plantados em áreas de pequeno ou médio tamanho, em associações, visando a venda do produto in-natura em escala comercial e, também, visando a produção do óleo de pequi, cuja aceitação é grande, em função das propriedades medicinais alardeadas pelos que extraem e consomem o produto.

PROPRIEDADES DO PEQUI

Cada porção de 100 gramas de poupa de pequi possui 200.000 UI (Unidade Internacional) de vitamina A, sendo o fruto mais rico nessa vitamina entre os pesquisados até hoje.

Além de rico em vitamina A, o pequi também apresenta outras propriedades que merecem destaque: cada 100 gramas de poupa do fruto contém 14 mg de cálcio; 10 mg de fósforo e 1,39 mg de ferro. Ainda estão presentes na poupa do pequi em concentração razoável vitaminas B1 e B2, vitamina C e cobre.

Conselho de Comunicação Social
Secretaria de Desenvolvimento Rural

2 comentários:

Unknown disse...

Estou atrás de mudas de pequi pra plantar no sitio onde meu irmão mora....poderia me esclarecer sobre o procedimento para receber duas mudas?????aguardo orientações...obrigada....Elenice

Etewaldo disse...

Ainda há mudas a serem doadas? Estamos em pensando em formar um plantio de pequizeiros com aproximadamente 1.000 mudas. Qual o espaçamento para o plantio das mudas?Como proceder para receber suas mudas?