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PMA

domingo, 24 de maio de 2009

VAREJO - SINAL DIGITAL JÁ AMPLIA AS VENDAS DE TVs DE LCD


O início das transmissões das emissores de TV com a tecnologia digital já está refletindo no varejo de LCD. Algumas redes têm registrado elevação de mais de 200% nas vendas em relação a 2008.

Parte desse resultado é fruto da aplicação prática da tecnologia, com as emissoras transmitindo sinal digital, além do preço bem mais acessível do produto. E olha que a indústria previa um desaquecimento nas vendas de LCD agora em 2009.

Integrantes do Extra, por exemplo, preveem que em Pernambuco, com a divulgação da tecnologia, a comercialização do segmento de vídeo chegue a dobrar nos próximos meses dentro da rede, como ocorreu em outras capitais. Nesse contexto, a TV de LCD responde por 80% do resultado.

“Na Bahia quando uma emissora começou a divulgar que já estava disponibilizando o sinal digital, houve um incremento considerável de vendas dos eletroeletrônicos”, diz o gerente-comercial regional para área de não-alimentos do Extra, Odaito de Queiroz Fernandes. Em Pernambuco, a TV Jornal vem utilizando o sinal desde o dia 14 de abril através do canal 35 UHF. Nas lojas do Extra em Pernambuco, o crescimento mês a mês até agora está entre 18% e 20%.

Odaito Queiroz reforça a participação do preço no estímulo ao consumo. “A gente tem no Extra opções de R$ 1.300, com a possibilidade de parcelar em até 15 vezes sem juros no cartão da própria rede”, reforça o gerente. Quando essa tecnologia chegou ao mercado, as TVs passavam de R$ 20 mil.

Os aparelhos de TVs vêm normalmente com entrada para receber o sinal, feito por meio do conversor – um item necessário para o funcionamento perfeito da tecnologia. O consumidor pode encontrar o conversor por uma faixa de R$ 240. Segundo ele, a maior parte dos consumidores tem optado por comprar um conversor a parte.

“É mais vantajoso comprar separado porque o cliente pode usar o aparelho em mais de uma TV”, reforça Odaito Queiroz. Uma TV de LCD já com o conversor do sinal implantado chega a custar R$ 600 a mais do que o sem o conversor. A televisão de alta definição, também conhecida como HDTV (high-definition television), é um sistema de transmissão televisiva com uma resolução de tela significativamente superior à dos formatos tradicionais.

O Carrefour, outra rede com atuação no Estado, registrou entre os meses de abril e maio deste ano, vendas de LCD 200% maiores do que nos mesmos meses de 2008. A rede chegou a ofertar, em momentos de abertura de novas lojas, TVs de 32” por R$ 999. Já os modelos de 42” tiveram os preços reduzidos em 30% no último ano.

No caso do Wal Mart, detentor no Estado das lojas do HiperBompreço, não houve reflexo nas vendas associado diretamente a entrada do sinal. Mas o ano vem se mostrando bastante positivo para o item. Segundo integrantes da rede, comparando o mês de janeiro com o de maio, as vendas estão duas vezes maiores no segmento de TV de tela fina. As redes apenas divulgam percentuais de incremento sobre a base de vendas, sem detalhar o volume comercializado, alegando ser um dado estratégico.

FONTE-JC

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