ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 14 de maio de 2009

HABILITAÇÃO - PROGRAMA CNH POPULAR TEM MAIS DE SEIS MIL VAGAS


A partir de hoje, quinta-feira 14/05/09, estarão abertas as inscrições para a segunda edição do Programa de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores, mais conhecido como CNH (carteira nacional de habilitação) Popular. Este ano, são mais seis mil vagas voltadas à população de baixa renda, especialmente às pessoas beneficiadas pelo Bolsa-Família, desempregadas ou que nunca trabalharam, egressos do sistema penitenciário e alunos da rede pública. As inscrições serão feitas até o dia 31 de maio, apenas pela internet, no site do Detran: www.detran.pe.gov.br.

Financiado pelo governo do Estado para formar motoristas gratuitamente, o CNH Popular este ano terá mais vagas para a mudança de categoria, no lugar de dar prioridade à retirada da primeira habilitação, como aconteceu em 2008.

Nesta edição os candidatos também poderão optar pela categoria E, que prepara o motorista para conduzir veículos pesados, como carretas e veículos acoplados.

“Nosso objetivo é dar um caráter profissionalizante ao programa, permitindo que os motoristas já habilitados possam qualificar-se, mudando de categoria.

Dessa forma, garantimos a entrada de mais pessoas no mercado de trabalho, principalmente nas grandes obras de infraestrutura do Estado”, afirmou o secretário das Cidades, Humberto Costa.

A prioridade à mudança de categoria também tem como objetivo dar agilidade ao programa, já que dos seis mil candidatos do ano passado, apenas 2.500 concluíram o processo.

“Tirar a primeira habilitação exige muito tempo por causa das aulas teóricas. Já a mudança de categoria necessita apenas das aulas práticas. Assim, iremos ganhar tempo”, explicou o presidente do Detran, Roberto Leandro. O presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores, Jorge Viana, ponderou que o Estado precisa estipular prazos para que a população conclua o processo.

“Muitos candidatos faltam às aulas e, por ser de graça, não têm pressa em concluir, atrasando tudo”, disse.

Das seis mil vagas, 60% serão para a mudança de categoria, o que representa 3.600 vagas. Os outros 40% serão para aqueles que irão tirar o documento pela primeira vez. Das 3.600 vagas, 70% serão para a categoria D, 20% para C e 10% para E.

FONTE-JC

Nenhum comentário: