ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 22 de setembro de 2020

OURICURI - NUPEA DO IF SERTÃO-PE PROMOVE A PALESTRA "A CRIAÇÃO DE ABELHAS NATIVAS NOS SISTEMAS AGROFLORESTAIS NA CAATINGA"


Nesta quinta-feira (24), a partir das 19h, o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA) do campus Ouricuri do IF Sertão – PE, por meio do evento “Ciclo de Palestras do NUPEA”, realizará a palestra “A Criação de Abelhas Nativas nos Sistemas Agroflorestais na CAATINGA: os produtos e serviços dessa relação”, que será proferida por Vilmar Luiz Lermen, meliponicultor, agricultor profissional e membro da AGRODOIA.

O evento será transmitido pelo canal do YouTube “ifsertaope.ouricuri”, disponibilizará certificado para os inscritos e será promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão do campus Ouricuri, em parceria com AGRODÓIA, APIME, ONG CHAPADA, ONG CAATINGA, Banco do Nordeste (BNB) - Prodeter, CODEVASF e SEBRAE.

Para se inscrever, é necessário ter cadastro no site IF Eventos. Caso o(a) interessado(a) já o possua, deve fazer o acesso com login e senha e confirmar a inscrição na palestra. Caso o(a) interessado não tenha cadastro, deve realizá-lo, informando os dados solicitados. Tudo isso deve ser feito por meio do link: ifeventos.ifsertao-pe.edu.br.

O Ciclo de Palestras terá, ao todo, 16 palestras e a desta quinta-feira (24) será a quarta delas. As 16 palestras estão divididas em três módulos, sendo eles: “Conhecendo o Mundo das Abelhas”, “Meliponicultura” e “Apicultura”. Por fim, vale ressaltar que as três primeiras palestras já realizadas estão gravadas e disponíveis no nosso canal de Youtube.

Confira abaixo o currículo do palestrante:

Especialista em Geografia (UPE-PE). Pedagogo (UNIJUÍ-RS), Agricultor agroflorestal com experiência em metodologias participativas com agricultores familiares. Tem prática e teoria em manejo de Sistemas Agroflorestais, e tem ministrado cursos de agrofloresta na Região do Araripe e em outras regiões do Nordeste, com apoio da AGRODOIA, do Movimento de Agrofloresteiros de Inclusão Sintrópica (MAIS), SEBRAE/PE e outras ONGs, nos últimos dez anos. É meliponicultor há mais de 25 anos, criando e manejando abelhas nativas e também é apicultor. É facilitador de cursos de gestão de qualidade de água e construção de cisternas de placas (P1MC e P1+2 da ASA BRASIL) e de Educação Contextualizada para o Semiárido. Participou da coordenação de organizações sociais, comissões e conselhos na Região do Araripe (AGRODOIA, CDME, COMTUR, STR/EXU) e Chapada do Araripe (APA Chapada do Araripe). Possui experiência em agropecuária, agrofloresta, sementes crioulas e agroindústria familiar. Todos os anos, o sítio da família LERMEN, na Serra dos Paus Dóias, Exu-PE, recebe a visita de 2.500 pessoas interessadas em conhecer modelos agroecológicos de produção. Orientação de estudantes nos seus Trabalhos de Conclusão de Curso, como TCC e Monografias, participando de pesquisas com Universidades, Institutos Federais e Entidades da Sociedade Civil organizada e órgãos de governo.

Fonte - Comunicação Ouricuri

Nenhum comentário: