ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

IF SERTÃO-PE CAMPUS OURICURI - NUPEA PROMOVERÁ A PALESTRA "AS ABELHAS E A POLINIZAÇÃO NA AGRICULTURA"


Nesta quinta-feira (01), a partir das 19h, o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA), do campus Ouricuri, do IF Sertão – PE, por meio do evento “Ciclo de Palestras do NUPEA”, realizará a palestra “As abelhas e a Polinização na Agricultura”, que será proferida por Breno Freitas, professor PhD da Universidade Federal do Ceará.
O evento será transmitido pelo canal do YouTube “ifsertaope.ouricuri”, disponibilizará certificado para os inscritos e será promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão do campus Ouricuri, em parceria com AGRODÓIA, APIME, ONG CHAPADA, ONG CAATINGA, Banco do Nordeste (BNB) - Prodeter, CODEVASF e SEBRAE.

Para se inscrever, é necessário ter cadastro no site IF Eventos. Caso o(a) interessado(a) já o possua, deve fazer o acesso com login e senha e confirmar a inscrição na palestra. Caso o(a) interessado não tenha cadastro, deve realizá-lo, informando os dados solicitados. Tudo isso deve ser feito por meio do link: ifeventos.ifsertao-pe.edu.br.

O Ciclo de Palestras terá, ao todo, 16 palestras e a desta quinta-feira (01) será a quinta e última do módulo “Conhecendo as Abelhas”. As 16 palestras estão divididas em três módulos, sendo eles: “Conhecendo o Mundo das Abelhas”, “Meliponicultura” e “Apicultura”. Por fim, ressaltamos que as quatro primeiras palestras já realizadas estão gravadas e disponíveis no nosso canal de YouTube.

Confira abaixo o currículo do palestrante:

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (1991) e PhD trabalhando com Abelhas e Polinização - University of Wales College of Cardiff (1995), Grã-Bretanha. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Tem trabalhado com abelhas desde 1984, atuando principalmente no manejo e na produção em abelhas africanizadas, abelhas sem ferrão e solitárias, requerimentos de polinização de culturas agrícolas, polinização agrícola no Brasil, eficiência de polinizadores e criação e manejo de polinizadores na agricultura. Recentemente inserindo as questões da apicultura de precisão e agrotóxicos na saúde e na polinização das abelhas, expressão gênica, mineração de dados, Inteligência Artificial, Sensoriamento Remoto, Internet das Coisas, sensoriamento remoto e rastreamento relacionados a reprodução, saúde e monitoramento de abelhas e de colônias para aplicação na polinização agrícola. Possui parcerias nacionais e internacionais nesses temas dando origem a vários projetos e publicações, além de ministrar disciplinas e orientar estudantes nos cursos de graduação em Zootecnia e Agronomia, como também nas pós-graduações (mestrado e doutorado) em Zootecnia (Depto de Zootecnia) e Ecologia (Depto. de Biologia) da UFC. É pesquisador em produtividade do CNPq, membro da Iniciativa Brasileira dos Polinizadores, membro do Conselho da International Comission for Plant- Pollinator Relationship e atuou como Coordinating Leader Author da IPBES -Intergovernmental Platform for Biodiversity and Ecosystem Services das Nações Unidas para a temática dos polinizadores, polinização e produção de alimentos.

Da ASCOM/ IF Sertão-PE Campus Ouricuri

Nenhum comentário: