ARARIPINA
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
VIDA MODERNA - YOU TUBE VAI TRANSMITIR O CARNAVAL DA BAHIA
O YouTube escolheu o Brasil para avançar em sua estratégia de transmissão de vídeos ao vivo em 2011.
O portal fará a transmissão global e em tempo real dos desfiles dos trios elétricos do Carnaval de Salvador em 24 idiomas. A ideia é aproveitar o interesse crescente por vídeos on-line, que atraem 1,6 bilhão de usuários.
"A ideia dos vídeos on-line é levar paixão para onde o usuário está. O Carnaval hoje tem mais procura nas ferramentas de buscas do que a Copa do Mundo", diz Flavia Simon, gerente de marketing de produtos de consumo do YouTube no Brasil.
A atração principal da transmissão -em parceria com Nova Produções- será a cantora baiana Ivete Sangalo. Além da semana do evento, em março, o YouTube transmitirá o ensaio do show da cantora, em fevereiro.
O modelo de negócios também prevê compartilhamento de receitas de conteúdo com a gravadora, assim como ocorre com outras parcerias do gênero no mundo.
"Elas abraçaram o modelo do YouTube como negócio. Hoje, 90% do uso do portal é para consumo de conteúdo relacionado a música", diz.
A estratégia de transmissão ao vivo também busca uma fatia do bilionário mercado de anúncios em vídeos on-line, que deve quintuplicar até 2014, chegando a US$ 11,3 bilhões.
O número parece pequeno comparado aos valores da publicidade tradicional -que movimentou cerca de US$ 500 bilhões em 2010-, mas chama a atenção pelo rápido crescimento.
As empresas anunciantes entendem que a visibilidade da marca é turbinada à medida que é atrelada ao conteúdo. No caso do Carnaval, o potencial está não só durante o evento mas também no período de armazenagem dos vídeos, que ficarão numa biblioteca no YouTube.
Os parceiros para o evento -que terá também um camarote do YouTube no circuito Barra-Ondina- serão o Santander, a Oi e a L'Oréal (via marca Garnier).
"O principal benefício para a empresa está nas impressões da marca (quantidade de cliques sobre o logotipo) no YouTube. Nessa ação, a expectativa é chegar a 1 bilhão de impressões", afirma Pedro Janowitzer, diretor de marketing da Garnier.
Segundo ele, a identificação com Ivete Sangalo -que já é garota-propaganda da marca- acontece principalmente com consumidores da classe C, crescentes na web.
Fonte - Folha de São Paulo
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