ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

domingo, 2 de janeiro de 2011

ESTADO DE SÃO PAULO - VALE DO SÃO FRANCISCO É DESTAQUE EM JORNAL


Desvendando uma das mais fortes características econômicas do Vale do São Francisco, os repórteres fotográficos Nilton Fukuda e Tiago Queiroz, publicaram no Blog Olhar sobre o Mundo do jornal on line Estadão.com.br do grupo O Estado de São Paulo, as peculiaridades das vinícolas localizadas na cidade de Lagoa Grande (PE) e as produções de frutas em Petrolina.

“Conhecer as vinícolas, da região de Petrolina, é um privilégio para o visitante. Alimento para os olhos e a alma observar o viço das frutas e provar a doçura das uvas retiradas dos parreirais na hora”, afirmou o repórter Nilton Fukuda.

A reportagem também traça um histórico sobre os projetos de irrigação, mostrando que as primeiras vinícolas instaladas na década de 1980 na região do Vale do São Francisco, até hoje utilizam as águas do Rio São Francisco, como fonte de prosperidade e riqueza. De acordo com informações do ‘Instituto do Vinho do Vale do São Francisco – Vinhovasf’, atualmente o Vale é responsável por quase 100% da produção de uva de mesa no Brasil, destinada tanto ao mercado interno quanto à exportação.

O Instituto afirma que seis empresas estão instaladas no Vale e produzem cerca de 7 milhões de litros de vinhos finos por ano em uma área de aproximadamente 700 hectares. O Vale é a segunda maior região produtora de vinhos finos do Brasil, representando 15% do mercado nacional, atrás apenas do Rio Grande do Sul, sendo que a atividade vitivinícola emprega direta e indiretamente aproximadamente 30 mil pessoas.

“Nós temos o Aeroporto com o aumento de 32% nos vôos; a Associação de Guias Turísticos e as Operadoras de Viagens que estão com seu receptivo turístico capacitados, a Gastronomia e a inauguração da 1ª fase da Ilha do Vinho; tudo isso impulsiona o crescimento do enoturismo e consequentemente atrai mais turistas para a região”, destacou o vice-prefeito de Petrolina, Domingos Sávio.

No relato descrito pelos fotojornalistas, registrado no endereço www.blogs.estadao.com.br/olhar-sobre-o-mundo/vale-do-sao-francisco/, eles revelam ter conhecido também a rotina das Orlas fluviais e a travessia de barquinha entre as cidades vizinhas de Petrolina e Juazeiro (BA).

O Blog Olhar sobre o Mundo é editado pela equipe de fotografia do jornal O Estado de S. Paulo e tem como fontes os repórteres fotográficos do Grupo Estado e de agências internacionais.

Foto: ASCOM PMP

Fonte - Blog da Elba Galindo

Nenhum comentário: