ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ENTREVISTA - DILMA DEFINE COMO "MOMENTO DRAMÁTICO" AS CHUVAS NO RIO DE JANEIRO


Em sua primeira entrevista coletiva depois de tomar posse, a presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou nesta quinta-feira (13) que as chuvas que mataram quase 500pessoas nos últimos dias no Estado do Rio de Janeiro representam "um momento muito dramático e cenas fortes". Ela sobrevoou a região serrana, em especial as cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo – as mais afetadas pela tragédia. Em Friburgo, Dilma conversou com os moradores.

Ao lado do governador Sergio Cabral (PMDB), Dilma aprovou a “capacidade de organização do governo do Estado” e disse estar atenta aos riscos em outros três Estados: Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás.


"Hoje nós estivemos sobrevoando e também participando diretamente do que vem sendo o resgate na região serrana. É de fato um momento muito dramático. As cenas são muito fortes, é visível o sofrimento das pessaos e o sofrimento é muito grande", afirmou.

"Agora nós temos de resgatar pessoas, reestruturar as condições de vida nas regiões atingidas, permitindo que as pessoas tenham acesso a remédios, que tenham minorado seus sofrimentos quando perdem suas casas, seus bens", afirmou. "O governo federal vai estar, aqui no Estado, solidário e cooperando como sempre. Estamos aqui também para prevenir e garantir que a reconstrução seja um momento de prevenção."


Sérgio Cabral defendeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quando questionado sobre se os repasses federais tinham chegado ao Rio de Janeiro em 2010 depois da tragédia em Angra dos Reis, ocorrida em janeiro do ano passado. "O Rio de Janeiro recebeu nos últimos quatro anos não só solidariedade, mas o apoio efetivo. As obras em Angra estão em curso. São R$ 110 milhões de reais. Uma velocidade que nunca houve antes. Não há uma reclamação sequer da nossa parte."

DOAÇÕES - A Prefeitura de Petrópolis informa que as doações são recebidas no Centro de Cidadania de Itaipava e na sede da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac). Os itens mais necessários são: alimentos, água mineral, roupas, roupas de cama e banho, material de limpeza e de higiene, fraldas descartáveis e colchonetes.

No Centro de Cidadania de Itaipava foi aberto um posto de desaparecidos, onde parentes das vítimas devem comunicar o desaparecimento para agilizar os trabalhos dos socorristas.


Os 106 quartéis do Corpo de Bombeiros instalados em diversos municípios do Estado do Rio também estão recebendo doações para envio às vítimas das enchentes e deslizamentos de terra. A Defesa Civil pede que sejam doados água, alimentos não perecíveis (como leite em pó, arroz, feijão e óleo, por exemplo) fósforos, velas, isqueiros, e produtos de higiene pessoal (como creme dental, sabonete e absorventes íntimos) e pede ainda que não sejam feitas doações de roupas e calçados, pois esses itens já estão sendo recolhidos e enviados para as vítimas por outros órgãos e entidades sociais. A campanha não tem prazo para acabar.

Fonte - JC OnLine

Nenhum comentário: