ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 16 de novembro de 2010

MISSÃO EMPRESARIAL - EMPRESÁRIOS DAS LAVANDERIAS DO AGRESTE VISITAM GOIÁS APROFUNDANDO PARCERIAS


De 16 a 20 deste mês, uma missão de empresários de 19 lavanderias do Agreste e consultores técnicos da governança do projeto Consciência Limpa (Sebrae, Instituto de Tecnologia de Pernambuco - Itep, Fiepe e Cerape) vai visitar lavanderias de Goiás, praticando intercâmbio de experiências nas áreas de inovação tecnológica, gestão e mercado.

Um ponto forte desta missão será o olhar de Pernambuco na experiência de Goiás no quesito tecnologia de processos de produção voltada às outras práticas de lavado: como roupas para hotéis, hospitais e domésticas. Dois técnicos do Itep compõem a missão: Antônio Ferreira, gerente de Inovação, e Lenildo Pedro, do Centro Tecnológico da Moda (CT Moda), unidade de educação profissional localizada em Caruaru.

Além das visitas às empresas, o grupo também participará de reunião técnica com o empresariado local para troca de experiências num “bate-bola empresarial”, ampliando conhecimentos das realidades produtivas vivenciadas nos estados parceiros, incluindo as políticas públicas para o setor, a experiência do projeto Consciência Limpa – Pernambuco e modelo de gestão das duas realidades produtivas.

De acordo com a coordenadora de Projeto do Sebrae, Maria Marisete, neste momento, em que Goiás e Pernambuco trocam “figurinhas” sobre as melhorias para o setor de Lavanderias, o destaque irá para a iniciativa de um grupo de 12 empresas daquele estado, também apoiado pelo Sebrae , que se antecipa ao iniciar trabalho de implantação de estações de tratamento de efluentes, visando a baratear custos e aumentar lucros.

CONSCIÊNCIA LIMPA

O Itep desenvolve ações na área de lavanderias por meio de equipe técnica ligada à Superintendência de Inovação Tecnológica (Sitep) e ao CT Moda. A equipe desenvolve o projeto Consciência Limpa conjuntamente com o Sebrae, dentro do conjunto das iniciativas contidas no Sebraetec - Programa Sebrae de Consultoria Tecnológica.

O projeto Consciência Limpa tem o objetivo de levar as lavanderias de beneficiamento têxtil à condição de empresa “ambientalmente responsável”, contribuindo, assim, para a adoção de novas práticas, postura e cultura eco-responsável.

As lavanderias que aderirem a estas novas práticas estarão dando um grande passo para se enquadrar nos requisitos de avaliação da conformidade para se credenciarem à concessão do Selo Verde. As ações do Projeto Consciência Limpa estão contemplando 120lavanderias do Arranjo Produtivo Local (APL) da Moda e Confecção do Agreste.

Fonte - Assessora de imprensa do CT Moda de PE

Nenhum comentário: