ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 16 de novembro de 2010

SETOR FINANCEIRO - SÍLVIO SANTOS DEVE DEMITIR 40 PARENTES


SÃO PAULO – A fraude bilionária que pôs abaixo o império construído por Silvio Santos nos últimos 50 anos vai provocar a demissão de ao menos 40 parentes do empresário e de sua mulher dentro do grupo. O empresário tomou a decisão de por fim ao nepotismo na última sexta, em reunião com advogados.

A equipe teria concluído que a presença de parentes em altos cargos de direção foi o principal motivo para que a fraude ocorresse no Banco Panamericano. A única empresa do grupo que deve escapar do corte de parentes deve ser o SBT.

Na emissora de TV trabalham atualmente, entre outros, em cargos de direção, um sobrinho de Silvio Santos, Guilherme Stoliar, e seu primo Leon Abravanel. Ambos têm sido ouvidos pelo empresário e acompanhado as investigações.

Segundo a reportagem apurou, a revolta maior com o escândalo de R$ 2,5 bilhões, que praticamente quebrou o Banco Panamericano, tem sido das filhas e da mulher de Silvio Santos, Íris Abravanel. A mais ressentida é uma das filhas do empresário, Patrícia (sequestrada em agosto de 2001), que chegou a trabalhar diretamente com Rafael Palladino, então superintendente do banco.

Silvio Santos terá reuniões com diretores, gerentes e artistas do elenco do SBT ao longo da semana para discutir a situação do grupo. O objetivo dos encontros é acalmar os funcionários, temerosos com os desdobramentos do escândalo.

O Grupo Silvio Santos decidiu processar os ex-diretores-executivos do Banco Panamericano e também a Deloitte, a empresa de auditoria externa contratada para fazer a revisão das demonstrações financeiras do banco. O processo ocorrerá nas esferas cível e criminal. Principal acionista do banco, o empresário teve de dar como garantia todas as suas empresas para obter R$ 2,5 bilhões para cobrir o rombo.

O Banco Central descobriu que o Panamericano vendeu carteiras de crédito para outras instituições, mas continuou contabilizando-as no seu balanço. Para honrar o empréstimo, Silvio Santos terá de vender várias empresas do grupo. A primeira será o banco.

INVESTIGAÇÕES

O Banco Central já encontrou indícios suficientes para a abertura de um processo administrativo contra os ex-diretores do Panamericano e até a próxima sexta-feira vai intimá-los. O BC cobrará uma explicação sobre as inconsistências contábeis que levaram ao rombo bilionário.

O próprio Silvio Santos já admitiu que os executivos fraudaram os balanços do banco para garantir o pagamento de bônus.

Fonte - JC OnLine

Um comentário:

Maria Adeladia disse...

Que situação terrível!
Um empresário como o Sílvio Santos, que ajuda milhões de pessoas, colaborando com o progresso do Brasil, passar por algo assim!

Coitado, ajudando seus parentes, acabou entrando numa gelada!

Muito bom seu poster, Fredson Paiva.

Felicidades.