ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 23 de novembro de 2010

TRANSIÇÃO DE GOVERNO - FESTA DA POSSE DE DILMA TERÁ 1.700 CONVIDADOS


BRASÍLIA – Um cortejo em carro aberto, se não chover, a bordo do Rolls Royce presidencial, marcará o primeiro evento do dia da posse da presidente eleita Dilma Rousseff, no dia 1º de janeiro de 2011. Dilma fará o trajeto, saindo às 14h (horário de Brasília) da Catedral em direção ao Congresso Nacional, onde ela e o vice-presidente eleito, Michel Temer, presidente da Câmara, serão empossados na presença de deputados e senadores.

Os detalhes da posse de Dilma Rousseff foram fechados ontem, em reunião entre o Itamaraty e integrantes da equipe de transição entre os governos Lula e Dilma. Será a cerimônia que acontecerá no Congresso, às 14h30 (de Brasília), que marcará o início do mandato da presidente eleita.

Espera-se a presença de cerca de 1.700 convidados no evento do Congresso. O Itamaraty informou que a escolha do início da tarde para a cerimônia no Legislativo se deu para permitir a presença dos governadores eleitos, que tomarão posse na parte da manhã em seus respectivos Estados. No entanto, os convites ainda não foram impressos.

No Congresso, Temer renunciará ao cargo de presidente da Câmara ainda em dezembro, e a sessão será presidida pelo deputado Marco Maia (PT-RS), seu primeiro vice-presidente na Casa. No Senado, Dilma e Temer serão recebidos pelo senador José Sarney (PMDB-AP).

O primeiro discurso de Dilma como presidente da República, após o Hino Nacional tocado pela Banda de Fuzileiros Navais, será feito no plenário da Câmara, está previsto para ser proferido às 16h (de Brasília). Antes disso, será feita a leitura do termo de posse pelo primeiro-secretário da mesa do Congresso, seguida pelo juramento, em voz alta, de Dilma e Temer: “Manter, defender e cumprir a Constituição Federal, observar leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Assim que terminar o discurso, a nova presidente da República e seu vice serão saudados, no gramado do Congresso, por uma salva de tiros de canhão. Passarão a tropa em revista e dali seguirão, juntos, no Rolls Royce, para o Palácio do Planalto. Ela será recebida às 16h30 (de Brasília), na rampa, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que transmitirá a Dilma a faixa presidencial.

No Planalto, Dilma fará um novo discurso, desta vez no parlatório, em frente à Praça dos Três Poderes. Em seguida, ela voltará à sede do governo brasileiro para dar posse aos ministros. Às 18h30, Dilma oferecerá um coquetel no Itamaraty, a chefes de Estado, autoridades e missões estrangeiras enviadas ao Brasil para a posse.

BERÇO

Enquanto aguarda a posse, Dilma está se preparando para receber o neto Gabriel, na Granja do Torto. Um berço e um colchão para bebês foram entregues ontem à tarde na residência oficial da Presidência, onde Dilma vai morar até a posse. As compras foram feitas no último dia 17, por Marly Ponce Branco, secretária do governo de transição, mas a despesa foi paga pela presidente eleita, segundo informou a assessoria.

O berço custou R$ 635, e o colchão, R$ 115, na loja Enlace Móveis Infantis. O caminhão da loja chegou à Granja às 14h40 e saiu 35 minutos depois. Gabriel nasceu durante a campanha eleitoral, no dia 9 de setembro, e é filho da única filha de Dilma, Paula, e do advogado Rafael Covolo. A presidente eleita espera a família no dia 17 de dezembro, quando será diplomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte - JC On Line

Nenhum comentário: