ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

GOVERNO - EDUARDO PREPARA FESTA PARA PRESIDENTE LULA


O governador reeleito Eduardo Campos (PSB) promoverá uma grande festa para homenagear o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na noite do próximo dia 29 de dezembro em função, de acordo com ele, de todo o trabalho realizado pelo petista para trazer obras e investimentos a Pernambuco. O local, contudo, ainda não está confirmado.

O evento poderá ocorrer em um lugar aberto, como a Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife, ou em recinto fechado, como uma casa de festas. Independentemente disso, os cidadãos pernambucanos serão convidados a participar do ato, que será o último de Lula como presidente da República em sua terra natal. Mas Eduardo não é o primeiro governador a propor uma festa em homenagem ao petista, o do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), também está organizando um evento semelhante. Mas o de Pernambuco ganha uma cor diferente uma vez que Lula nasceu no Estado.

Em menos de 24 horas, o chefe do Executivo estadual se reuniu, por duas vezes, com o presidente em Brasília. Ontem à tarde, no Palácio do Planalto, por quase uma hora, conversaram sobre a última agenda administrativa que o petista cumprirá em Pernambuco, antes de passar o cargo para a futura presidente, Dilma Rousseff (PT), no dia 1º de janeiro do próximo ano. Acertaram que, no dia 29 de dezembro, Lula vai inaugurar obras importantes para o Estado, como a conclusão do Sistema Pirapama, que vai garantir o abastecimento d’água na Região Metropolitana do Recife, e o cais petroleiro do Porto de Suape, em Ipojuca, no Grande Recife.

A assessoria de Eduardo está fazendo um mapeamento para incluir outras ações na pauta já que o presidente Lula pretende passar o dia todo “entregando” projetos que contaram com a parceria entre os governos estadual e federal, antes da festa em sua homenagem. Além disso, o presidente quer mostrar à população que o trabalho continuará, mesmo com posse de Dilma. Nesse sentido, Lula deve assinar ordens de serviços de obras que serão executadas por Eduardo e Dilma a partir do próximo ano.

DILMA

Em relação à futura presidente, o governador voltou a se reunir ontem à noite, na Granja do Torto, com ela. Na última terça-feira, à tarde, Eduardo já havia se encontrado com Dilma no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Até o fechamento dessa edição, o socialista ainda não tinha concluído a conversa com a petista. A expectativa é que Dilma acene com a possibilidade de ampliação do espaço do PSB no governo.

Hoje, o partido é responsável pela indicação dos titulares do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Secretaria Nacional dos Portos. Até porque a petista reconhece o trabalho feito por Eduardo durante a campanha eleitoral deste ano e o papel de articulador que desempenha junto ao governo do presidente Lula. O PSB mira os ministérios das Cidades, hoje ocupado pelo PP, e da Integração Nacional, cobiçado também pelo PMDB e pelo próprio PT.

POSSE

Antes de se reunir com Dilma, Eduardo manteve um encontro com o ministro do Turismo, Luiz Barreto, que assegurou a liberação de R$ 47 milhões para a conclusão de obras de um túnel em Jaboatão dos Guararapes e a requalificação da avenida Pan Nordestina, em Olinda.

O governador também confirmou que vai acompanhar a cerimônia de posse da futura presidente, no dia 1º de janeiro, no início da tarde. Por isso, a posse do próprio Eduardo ocorrerá na manhã do mesmo dia. A equipe do cerimonial do Palácio do Campo das Princesas deve se reunir amanhã com o governador para definir o ritual da cerimônia. O evento não acontecerá mais do lado de fora do Palácio, como Eduardo queria, e sim dentro do prédio. Em função do horário de verão, a festa será mais curta.

Sheila Borges - JC OnLine

Nenhum comentário: