ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

SERTÃO DO ARARIPE - SECRETARIA DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA DESATIVA 212 CARROS-PIPA

O retorno das chuvas, ocorrido no mês de janeiro, com precipitação média de 181,65 milímetros nos dez municípios que compõem o Sertão do Araripe, trouxe novas esperanças aos agricultores familiares. Com o armazenamento de água em cisternas, açudes e barreiros recuperados, durante a estiagem, a Secretaria de Agricultura decidiu desativar todos os carros pipas na região.

Em todo o Araripe estavam rodando 212 carros-pipa, atendendo 17 mil famílias, o que corresponde a, aproximadamente, 85 mil pessoas por mês. Cada carro-pipa era responsável pelo abastecimento de 80 famílias.

A água que vinha sendo distribuída era fornecida pela Compesa, na sua maioria, por poços artesianos, além de uns poucos açudes que ainda apresentavam condições para o consumo humano. Os dez municípios onde foram desativados os carros-pipa são: Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade.

O secretário de Agricultura Ranilson Ramos adiantou que, na próxima terça-feira (05), será realizada uma reunião com os representantes das prefeituras, diretores de associações, sindicados e conselhos municipais para avaliar a situação de cada município. “Caso exista alguma comunidade que necessite, ainda, de atendimento complentar, por meio dos carros-pipa o serviço será imediatamente autorizado”, afirmou. 

Fonte - Blog do Carlos Britto/Blog do Fredson Paiva

Nenhum comentário: